ARCANIA na Gruta do Groo!!! 

Nessa Gruta Especial nós playtestamos aqui o Arcania, um jogo nacional que está sendo desenvolvido pelo Lucas Pereira e André Zillar. =)
O Arcania é um jogo de combate tático, onde cada player possui um Reino (Tsunari, Drillions, Tempests ou Igneans) com o objetivo de controlar uma certa quantidade de locais chave do tabuleiro, as regiões das torres-muralha. Essas regiões valem 3 Pontos de Supremacia cada, com exceção da central que vale 5 pontos, e vence a partida aquele que primeiro obtiver 20 Pontos de Supremacia.
As regras do Arcania são bastante simples, cada turno consiste basicamente de:
1. Fase de Recrutamento em que você pode colocar unidades no tabuleiro (cada Reino possui 4 tipos de unidades diferentes) pagando os seus custos em Poder Arcano;
2. Fase de Movimento, em que você pode mover as unidades que já estão em jogo;
3. Fase de Supremacia e Poder, em que o jogador recebe pontos de Poder Arcano equivalentes à quantidade de regiões que ele esteja controlando (cada Ponto de Supremacia gera 1 Ponto de Poder Arcano). Além disso, podem (e vão!) ocorrer batalhas a cada vez que unidades adversárias estiverem ocupando um mesmo espaço. =D
O tabuleiro do Arcania é modular, garantindo a rejogabilidade e obrigando os jogadores a adotarem diferentes estratégias de acordo com o seu Reino x Tabuleiro montado para aquela partida. Isso acontece porque cada Reino possui características diferentes, determinadas pelo seu poder especial (um tem vantagens na movimentação pela água, outro na ação de recrutamento, etc) e pelas habilidades de suas unidades (são diversas, e quanto mais poderosa a unidade mais caro custa o seu recrutamento). Mas uma sacada bem interessante das regras é que, ao conquistar uma região, você compra uma carta que poderá lhe fornecer o poder especial de outro Reino. Esta carta só pode ser usada uma vez enquanto os poderes podem ser usados sempre, mas utilizá-las nos momentos certos torna o jogo bastante equilibrado.
Não achou simples não??? =P Ah, mas é sim, quer ver? No seu turno você coloca novas unidades no tabuleiro (quantas quiser, basta ter poder suficiente para isso), depois move as unidades que estão no tabuleiro (as fichas delas indicam a quantidade e tipo de movimento - por água e/ou por terra), se entrar em um espaço que tenha unidades inimigas resolve a batalha (valor das unidades envolvidas + rolagem de um dado que vai de 1-4 = quem tiver o maior total vence), e então recebe uma quantidade de Pontos de Poder igual à quantidade de Pontos de Supremacia que controlar no tabuleiro. No fim do turno de cada jogador verifica-se se o mesmo já controla 20 Pontos de Supremacia e, caso isso ocorra, o jogo termina com a vitória desse jogador. Viu, facinho!!! =)
O Arcania é um jogo rápido, coisa de 20 minutos (se os jogadores não se marcarem) à 1 hora (se todos se marcarem direitinho), tornando-se uma boa opção como um jogo bastante tático, simples e dinâmico. Não bastasse isso, a arte está excelente e a temática bastante bem aplicada, com background dos reinos e unidades descritos na página do Facebook:
http://www.facebook.com/arcaniathegame
Certamente este é um jogo que vale à pena ficar de olho, principalmente agora que ele está quaaaase quaaaaase sendo lançado no Catarse... na verdade mais "quase" do que você imagina! =D
(como eu sei disso? hum... talvez porque eu já tenha feito a página do Arcania para o Catarse? =P )
Valeu!
Groo