Relato de 452 pontos!
Geralmente uma pontuação alta aqui no grupo fica entre 240 e 300 pontos, mas já ocorreram pontuações acima de 300 duas vezes, ambas quando alguém pegou uma ou duas civilizações extras e se deu bem nas cartas de Tapeçaria. Mas ontem pontuei muito fora da curva, fiz 452 pontos em uma partida de 3 jogadores, tanto que fui pesquisar relatos de pontuações acima de 300 aqui na ludopedia e no BGG.
Na verdade foi possível devido a um conjunto de vários fatores aleatórios. Irei apontar alguns, mas que fique claro que nem sempre seguirá a ordem em que ocorreu.
Comecei com os militantes, peguei a ilha central e tentaram me atacar, utilizei uma armadilha, o que me concedeu 1 recurso extra no primeiro turno.
Peguei duas fichas de exploração com edifícios de renda durante o jogo, e nos dados de conquista, exatamente quando coloquei o posto avançado sobre uma dessas fichas, saiu interrogação, o que me concedeu outro edifício de renda. Minha primeira carta de tapeçaria me concedeu 1 recurso extra e mais 1 edifício de renda. Além disso, consegui 3 tecnologias com edifícios de renda. Todos esses edifícios mais a habilidade da facção dos militantes concederam muitos recursos, o que possibilitou prolongar meus turnos iniciais. Mas o melhor ainda está por vir.
Quando acessei o primeiro avanço de nível III da trilha militar, joguei "Idade das Trevas" o que me possibilitou avançar todo o nível III, nível mais caro, chegando até o nível IV, onde os avanços passam a custar apenas 2 culturas, além de ter ganho o marco. Cheguei ao último avanço e ganhei os "Futuristas" como civilização extra, o que me concedeu mais recursos e fez com que avançasse para espaços melhores em cada trilha. Fiquei na frente de quase todas as trilhas e basicamente fui pegando todos os Marcos, isso possibilitou fechar meus distritos e ganhar mais recursos.
No nível II da trilha de ciência, dei sorte em rolar o dado de ciência e cair a própria trilha de ciência (2 recursos economizados), o que me fez avançar por ela ganhando mais um edifício de renda (espaço Biologia). Um oponente jogou uma tapeçaria e me possibilitou avançar para o nível III da trilha de ciência, sem ganhar benefício (mais 3 recursos economizados).
Quando avancei em ciência, pude retroceder na trilha militar e depois avançar para conseguir uma terceira civilização, os Inventores.
Por fim, na minha última era jogável, eu havia chegado no final da trilha militar e exploração, e estava no penúltimo espaço da ciência e tecnologia. Minha carta de tapeçaria era "Empirismo", o que possibilita sempre que rolar o dado de ciência, rolar duas vezes e escolher o resultado. Avancei para o último espaço de ciência, o que me possibilitou rolar o dado de ciência 4 vezes, o que me rendeu 15 pontos extras, pois já estava no final das trilhas, além de alcançar o último espaço de tecnologia, sem ganhar benefício, pois infelizmente rolei tecnologia duas vezes seguidas, sendo indiferente escolher o resultado.
Resumindo, no final eu possuía 3 civilizações, liberei todos os edifícios do tabuleiro de renda, completei toda minha capital (9 recursos extras), e cheguei ao final de todas as trilhas. Os inventores só me ajudaram no quinto turno, aprimorando mais uma tecnologia. Sim, consegui pontuar todos os objetivos em primeiro. Pontuação final 452.
Não sei quando aconcerá novamente, mas aconteceu, e fico tranquilo de não ter sido apenas aqui, conforme comentou fernandounb logo acima.
Apesar da diferença final de pontuação entre os jogadores nessa partida específica, normalmente nossas pontuações terminam sempre aproximadas.