Koppe::Faz algum tempo q não jogo, mas já joguei bastante o jogo. Nas primeiras partidas os nobres eram o foco. A medida q fomos aprendendo o jogo os nobres viram bônus, e em um nível avançado os nobres realmente acabam quase esquecidos.
Vamos analisar do seguinte ponto : o jogo é uma corrida, então vc precisa maximizar a forma de completar 15 pontos mais rápido q seus adversários. Para isso precisamos reduzir o número de jogadas ao mínimo necessário. Quando vc faz isso, certamente pegará menos cartas e consequentemente os nobres serão mais dificeis de surgir na sua mesa.
Quanto a aumentar o número de pontos eu não curto a ideia pq gosto do splendor exatamente por ser rápido e vc jogar duas partidas seguidas ou servir quase de filler pra esperar alguém pro jogo principal do dia. E tbm pq sou meio purista e detesto home made rs.
Existe um guia estratégico enorme na steam q detalha melhor esses pensamentos q eu e meus amigos fomos descobrindo com a experiência, e acabei ratificando depois de ler esse guia. #ficadica
Abcs
Exatamente, esse é o ponto, a corrida. Devo ter jogado umas 300 partidas, por baixo, já que é meu jogo predileto. Só em uma noite jogamos 23 partidas. Tenho amigos que SÓ jogam Splendor, é quase um clube de xadrez. Por isso posso afirmar que, num nível avançado, é impossível pegar nobres. Alguém ganha antes, ou quem pega nobre perde, pois perdeu tempo mais preocupado com as cartas certas que com os pontos em si. Só discordo do amigo quanto a alterar regras, não sou nada purista quanto a isso. O que penso é que jogo bom é jogo jogado. Muitas e muitas vezes. Não foram poucas as vezes em outros jogos que achei que havia algum erro e depois de muitas partidas, o motivo do game designer ter criado aquele detalhe aparece. Mas não é o caso do Splendor. Se permite a sugestão, apenas experimente jogar até 25 pontos. Verá que devolve ao jogo a sua essência, que é a corrida onde é necessário traçar uma estratégia e estar preparado para ser o mais rápido em alterá-la conforme as cartas surgem e seus adversários o atrapalham. Também descobrirá que, com 25 pontos, vai perder sempre, caso deixe os nobres de lado e parta muito cedo para as cartas grandes. Mas outra boa notícia é que esses 10 pontos a mais não aumentam muito o tempo das partidas. Antes que perguntem "por que 25"?: porque já testei com 22, com 23, com 28, com 30... e o melhor resultado para dar esta "variedade de possibilidades" de estratégias vitoriosas foi o 25. Obviamente, isso é muito pessoal, cada um joga como mais lhe agrada. A intenção é apenas dividir com os amantes deste jogo fantástico um problema e uma solução encontradas. Abraço.