Depende...
Na minha opinião é uma faca de dois gumes, sendo boa e ruim ao mesmo tempo.
É boa porque te ajuda a eliminar até mesmo uma abominação (exceto aquelas que só morrem para fogo do dragão como o maldito coelho). Sem contar que contabiliza um ataque para cada zona que a flecha passar.
Mas também é ruim pelos seguintes motivos:
1- Quem estiver nela vai upar rápido demais e ferrar com todos os outros sobreviventes;
2- Uma vez lá, possivelmente aquele sobrevivente não vai sair mais dali, a não ser para trocar com outro sobrevivente;
3- Se o mapa criado for grande, isso significa ter um sobrevivente a menos para cumprir a missão;
4- Se muitos sobreviventes ficarem nela, o jogo se posterga infinitamente (dependendo de como estiverem as entradas de zumbis para os necromancers) o que torna bem chato.
Tem que saber dosar o uso dela. Chega um ponto que ela é útil para matar aquela abominação que ninguém ainda mata com 3 de dano, mas também chega um ponto que é inútil porque você já vai ter upado o vermelho 2 vezes e suas habilidades são muito melhores. Ou provavelmente será cercado (novamente, dependendo do mapa criado).
Ela é apelona, mas acho um item essencial, principalmente, se você estiver jogando com muitas expansões como eu e meu esposo jogamos.
A Catapulta já vejo como um item desbalanceado, pois em comparação com a Balista ela é estupidamente inútil, apesar de ser útil em situações bem específicas.
O que você pode fazer é determinar um dano para a Balista, que seja 1 ou 2, o que vai criar uma dificuldade para as Abominações que surgirem. Ou criar um raio de distância menor, como por exemplo acertar apenas as 2-3 primeiras zonas, o que também vai criar uma dificuldade em ter que administrar os zumbis.