Joguei Lowlands no Balaio, evento Meeple Carioca no Flamengo. Eu gosto muito desse jogo, mas ainda estou aprendendo como jogá-lo. Esta partida em três jogadores foi bem divertida. Porque eu tentei desde o início jogar com ovelhas, enquanto os outros dois jogadores queriam construir o dique. Mas apenas um, que venceu a partida, conseguiu juntar os melhores prédios para usufruir disso.
Na primeira rodada, já tinha ficado claro que seria difícil segurar a enchente. Foram várias cartas fortes, e nenhum jogador foi muito incisivo para construir o dique. Eu basicamente investi nas cercas para procriar as ovelhas e uma construção que gerou uma ovelha e mais espaço para guardá-las. Um dos meus adversários investiu sozinho no dique, mas nunca foi ajudado.
Na segunda rodada, a situação das tempestades ficou ainda pior. Eu continuava crescendo o rebanho, mas começava a fazer uma mudança do foco lanoso para o financeiro. O prédio de fim de jogo do Banco estava em jogo, e combinado com a Leiteria e o rebanho atual, poderia ser o momento oportuno para fazer a transição. Foi um movimento arriscado num jogo tão curto, porém funcionou. Com essa transição, peguei um dos adversários de surpresa porque também planejava uma troca de estratégia. O grande erro ao final desse segundo turno foi não ler o tabuleiro.

O jogador que venceu aproveitou o segundo turno para disparar na trilha do dique, ainda assim sem segurar a tempestade. Nesse momento, eu deveria ter investido forte no dique e tentado um milagre para segurar, mas não soube fazer essa leitura na partida. Dessa forma, enquanto o Vencedor sentava em 13 pontos na trilha do dique (que se tornariam 39 pontos contra 18 dos demais), a tormenta estorou, os rebanhos foram arrastados e o jogo já estava perdido.
Eu estou apreciando este jogo cada vez mais. Esta partida foi muito divertida e interessante. Percebi, o que colegas já comentaram, como o jogo tem profundidade e a importância de fazer a leitura certa no momento certo. Eu deveria ter pago para fazer todas as minhas ações em construir o dique. Perder um ou dois pontos era pouco perto da diferença de 21 pontos mais ovelhas arrastadas. Numa próxima partida espero ficar mais atento às intenções dos adversários, além das oportunidades do jogo.