Hoje trago a vocês um "unboxing" de um pequeno jogo que comprei no japão de última hora para gastar os últimos trocados antes de voltar pro avião: Dolphin Blade.
Este jogo é um típico jogo do mercado japonês: Quase desconhecido, de tiragem extremamente pequena, e difícil de achar.
Ele é de um designer japonês chamado Sanchuu e ao parecer as personagens que aparecem nele ja participaram de um jogo anterior dele chamado Ruin Explorers.

O jogo em questão é composto apenas de um pequeno baralho de cartas quase sem texto, pelo que peguei ele no impulso na esperança de traduzir as regras mais tarde (o que ajudaria a tirar a poeira do meu japonês enferrujado).
O jogo tem 7 naipes, cada um com uma das meninas, com cartas do 1 ao 5 e as cartas Stream e Boost (nessas cartas as meninas tem uma cor de bikini diferente).

Alem disso existem 4 cartas de ação diferenciadas, as cartas de onda, que afetam o sistema de jogo:

Visto até aqui vocês devem já estar lembrando de algum jogo... e estariam certos pois Dolphin Blade nada mais é do que uma versão alternativa do bom e velho Uno.
Graças a o colega Zimeon do bgg (provavelmente o cara que tem mais jogos japoneses no bgg), eu consegui uma tradução das regras sem ter que recorrer ao dicionario. Então eu resolvi traduzir para o português também para aqueles que tenham interesse no jogo.
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REGRAS
Setup:
Embaralhe todas as cartas e reparta o mesmo numero para todos os jogadores.
O jogador com a carta Start começa o jogo, nomeando uma cor em voz alta, o jogo avança em sentido horàrio.
Jogo:
Jogue uma carta da mesma cor ou de maior velocidade sobre a carta anterior, e passe o turno ao próximo jogador.
A ordem das cartas é: Stream – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – Boost!
Cartas de Onda (Skip, Reverse, Shuffle) podem ser jogadas a todo momento sempre e quando não sejam a ultima carta na sua mão.
- Skip: Salta o próximo jogador.
- Reverse: Inverte a ordem do jogo.
- Shuffle: Todos os jogadores passam as suas cartas para o próximo jogador.
Se você não conseguir jogar nenhuma carta, você é obrigado a pegar uma carta da mão do jogador anterior. Remova a pilha do jogo. O próximo jogador pode começar com qualquer carta.
As cartas Boost são especiais. Acima de uma carta de Boost só pode ser jogada uma carta de Stream da mesma cor ou uma carta de Onda. O jogador que não conseguir jogar nenhuma das cartas compra 2 cartas em lugar de 1 da mão do jogador anterior, porem se ele conseguir jogar o Stream da mesma cor, será o jogador que colocou o Boost quem deverá pegar 2 cartas da mão dele.
Você não precisa avisar quando está com uma única carta na mão, e você pode perder essa carta fazendo o próximo jogador pegar ela da sua mão.
O jogo continua até só um jogador ficar com cartas na mão. Ele perde o jogo.
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Uma coisa engraçada de Dolphin Blade é que ao mais puro estilo dos eventos de anime você não compra ele sozinho, ele vem junto de uma folha de regras (que por sinal não cabe na caixa das cartas), uma pastinha arquivadora e um pequeno artbook com as artes de todas as personagens e mais algumas extra.
Ele custou por volta de uns 2000 Yens, uns 60 reais ao cambio atual. Ele é carinho comparado ao preço de outros jogos similares no japão mas bem acessível comparando com o nosso mercado interno.
A compra foi feita na
Yellow Submarine em Akihabara.