rodrigues::irsigor::rodrigues::irsigor::rodrigues::irsigor::rodrigues::Para contar os pontos eu entendi ai se declara o vencedor. Mas qndo realmente se encerra a partida? Qndo sei q eh a hora de contar os pontos?
A partida se encerra seguindo a regra oficial, quando um jogador cumpre 3 objetivos das cartas (1 de cada carta), então os jogadores restantes jogam mais um turno e então se contam os pontos.
Cara boa tarde. Me tira uma duvida. Sobre a questao de recolher recursos....como funciona isso? Os recursos sao limitados? Se recolho de um determinado local. Eles acabam? Ou eh reposto? E sobre construir uma maravilha.....como funciona?? Nao entendi bem.
fala cara, blz?!
Sim, os recursos espalhados pelo tabuleiro são limitados, sempre que construir uma cidade ou colocar um marcador de influência em cima, você o recolhe e não repõe mais. As maravilhas naturais concedem recursos infinitos de um tipo, 1 por rodada, se tiver o controle dela.
Para construir um maravilha você utiliza a carta industrial, o seu valor é indiciado pelo nível da barra de focus (1 a 5) + o recurso solicitado que vale 2 cada um.
Ex: Se você quiser construir uma maravilha de custo 9, sua carta industrial pode estar no último nível valendo 5 e utilizar 2 recursos coletados valendo 2 cada, ou ainda utilizar marcadores de comércio que valem 1 cada.
Existem várias variáreis no jogo que modificam o custo das maravilhas, como cartas de nível maior, outras maravilhas, diplomacia com cidade estado, etc.
Pow cara muito obrigado. Entao quando acaba os recursos vc tem que pega los atraves de maravilhas ..Valeu mesmo. E sobre as cartas de diplomacia como funcionam....
Através das maravilhas naturais e uma das cartas de tecnologia de nível 3 ou 4, agora não lembro, também fornecem recursos.
as cartas de diplomacia são simples, quando você move uma caravana para um cidade estado ou rival você recebe uma carta de diplomacia que fornece algum benefício.
Opa amigo boa noite. Desculpa ta ti enchendo de novo. Eh pq me surgiu uma duvida aki sobre as vidades estado. No manuak diz que posso mover caravana oara essas cidades e fazer um comercio....blz.... mas tbm diz q posso conquistar ou libertar aquela cidade......qual seria a vantagem de conquistar a cidade ja que as cartas de diplomacia ficariam de cabeça para baixo e eu nao poderia usa-las..... nao entendi esse lance de conquistar a cidade....nao vi a vantagem.nisso....
Fala cara, blz?! A ideia de conquistar a cidade-estado seria:
1 - Impedir que os outros jogadores usufruam das vantagens das cartas de diplomacia que as cidades estados fornecem. Em um situação por exemplo, que 2 jogadores adversários na mesa já fizeram comercio com ela e estão utilizando os "poderes" das cartas de diplomacia, você pode tentar conquista-la e tirar essa vantagem deles, pois as cartas ficariam inativas;
2 - Sempre que um jogador move suas caravanas para cidade-estado, eles ganham 2 marcadores de comércio e os colocam em sua carta de foco correspondente ao da cidade-estado, e isso pode ajudar durante a partida, quando conquistada eles não ganhariam nada;
3 - Após conquistar a cidade estado, você coloca uma cidade sua no local, então você automaticamente tem mais uma cidade em jogo que pode te ajudar a cumprir algum objetivo ou simplesmente expandir seu território;
4 - O Token da cidade estado conquistada se torna um "marcador de comércio ilimitado" em sua carta de foco de mesmo ícone, ou seja, se você conquistou um cidade-estado Cultural por exemplo, o Token dela fica em cima de sua carta de foco Cultural, e 1x vez por turno pode considera-lo como um marcador de comércio, mas ele não é gasto como o normalmente acontece.
Espero ter ajudado cara, de qualquer forma confere depois no manual, pois posso ter cometido algum pequeno equívoco.