Comprei a Big Box essa semana. Já joguei 6 vezes. Até então usei as duas primeiras expansões (Nômades e Crossroads). Esse jogo tem uma profundidade maior do que a simplicidade em suas regras sugere.
Não é um jogo que te joga, ao menos não se você se preparar pra evitar ao máximo que isso aconteça. Pode acontecer? Claro que sim. O jogo é baseado em cartas, há um certo grau de aleatoriedade. Agora, dizer que você não esperava por isso é outra coisa.
Você tem 25 cartas no baralho compartilhado, 5 de cada terreno. Só aí você já especula um pouco com o auxílio da probabilidade, mas mesmo assim, digamos que você "dê azar". Esse é um jogo de eficiência e avaliação de riscos. O pensamento correto que deve ser formulado em todas as jogadas, principalmente nas jogadas de abertura é:
1. Qual é o melhor tile de habilidade extra que eu posso pegar? (Esses Tiles te dão muito mais mobilidade e flexibilidade a cada jogada, além de acelerarem o fim da partida)
2. Qual é a jogada que vai me dar o máximo de pontos possível? (Dado que você não tem como adquirir um tile extra, qual o máximo de pontos que eu posso fazer com esse terreno, seja seguindo um dos objetivos da partida ou ao menos bloqueando os oponentes)
3. Quais as consequências dessa jogada? A disposição dos terrenos nesse tabuleiro não foi decidida ao acaso. Os melhores Tiles estão nos piores lugares, com mais adjacências, te forçando a colocar seus próximos tiles em terrenos que você não gostaria caso você compre aquela carta. A pergunta é: vale a pena? Posso mitigar isso?
Você tem que sempre manter essa sequência de questionamentos em mente. Pensando e jogando desse jeito você nunca vai ficar tipo "ah, só compro terreno ruim". De fato, isso seria deixar o jogo te jogar.
A coisa mais legal desse jogo é tentar ao máximo burlar sua principal regra, que propositalmente é a regra mais enjoada de lidar e a que permite com que tantos novos tiles sejam criados a fim de evitá-la, que é a regra da adjacência. Você pode ativar seus tiles antes ou depois de cada jogada, não se resume a comprar uma carta e seja o que Deus quiser, você tem muita margem pra manobrar suas jogadas nesse jogo.
É de longe já o meu Gateway favorito e eu sempre vou jogá-lo competitivamente e explicar para os novatos porque teoricamente certa jogada é melhor do que a jogada feita. No mais, é um jogo muito honesto. Ele não é um jogo demorado (se não rolar AP) e não dá tempo de ficar frustrado porque não comprou as cartas que você queria comprar. É possível ter AP num jogo que determina onde você tem que jogar? Você não faz ideia, provavelmente jogou errado. Kingdom Builder é uma gema dos Boardgames injustiçada.
(não tô ganhando nada pra escrever isso aqui, eu só adoro esse jogo mesmo)