Por Ryan Trepanier
Enquanto eu participava da minha primeira Gen Con, eu tive a oportunidade de testar os dois jogos que Ryan Laukat, da Red Raven Games, estava demonstrando. Esta avaliação, porém, focará no jogo Above and Below, que foi financiado pelo Kickstarter e se prepara para ser lançado em novembro.
Visão Geral:
Above and Below é um jogo competitivo de construção na qual você deve criar sua nova casa depois que a sua antiga foi destruída. Além disso, o lugar onde a sua tribo se estabeleceu contém um vasto mundo subterrâneo, com túneis, cavernas, etc. Isso adiciona um elemento contador de história para o jogo, uma vez que você deverá enviar alguns dos seus trabalhadores para explorar esse novo mundo. Toda vez que eles vão para o mundo subterrâneo, alguém lerá uma cena e você terá que escolher o que quer fazer. Ao final de 7 rodadas, o jogador com mais pontos vence. Bastante simples, não reinventa a roda ou qualquer outra coisa, mas é uma boa renovação para o gênero de contador de histórias.
Componentes:
Como eu consegui ver a cópia final do jogo e não mais o protótipo, eu sinto que é justo comentar sobre os componentes finais. Todos os tokens são representados por fortes peças de papelão, e as cartas usadas são agradáveis e com uma boa espessura. Sem poupar. Os componentes foram bons para o que era necessário deles!
Design Gráfico:
Se você for um dos que seguem os jogos de
Ryan Laukat então naturalmente saberá que ele faz o seu próprio trabalho artístico. Se você gosta do estilo dele, então é mais do mesmo. Eu pessoalmente achei que está ótimo. Há uma brincadeira ao seu estilo e ele funciona bem neste tipo de jogo. É brilhante (acima do solo), e parece atraente mesmo de longe. Um dos seus jogos mais bonitos com certeza.
Jogabilidade:
Um dos problemas que eu tenho com os outros jogos do
Ryan Laukat é que eu me sinto tão focado em sua mecânica que eu acabo me esquecendo do tema e dos sentimentos gerais durante o jogo. Em ambos
Eight-Minute Empire e
Artifacts, Inc. eu me senti assim, e enquanto eu apreciava uma mecânica bem sólida, eu não me diverti muito.
Above and Below NÃO REPETE esse problema. Suas mecânicas são ótimas, como é de se esperar nesse momento, mas o fator contador de história do jogo aprofunda o tema de forma que a maioria dos seus jogos infelizmente não o faz. Para mim, a combinação da construção de uma civilização com o aspecto contador de história torna o jogo uma experiência incrível. Nós quatro que estávamos testando o jogo (dois casais) tivemos uma experiência absolutamente fantástica, e nós não nos conhecíamos. Então, pode-se dizer que a experiência que foi criada através do jogo é genuína, e isso foi devido às histórias que vieram da exploração do mundo subterrâneo. Se o jogo viesse sem esse aspecto ele ainda seria um jogo com uma ótima mecânica, assim como outros jogos. COM as histórias, ele leva o jogo para outro patamar. Isso parece mais uma versão Euro de algo como
Dead of Winter: A Crossroads Game ou
Tales of the Arabian Nights. Você realmente sente que está competindo e tentando ganhar ALÉM de toda a história do jogo, ao invés de ser apenas mais uma história. Para mim, é o casamento perfeito entre dois elementos.
Agora, se eu tenho uma queixa, talvez seja a qualidade dos parágrafos do livro. Algumas histórias são boas, e outras parecem que não foram editadas para serem claras ou de fácil leitura. Os jogadores ficam tropeçando em sentenças e/ou palavras desnecessariamente complexas, e mesmo assim isso não atrapalha a experiência.
No Geral:
Eu acho que
Ryan Laukat tem um hit em suas mãos. Se ele conseguir a publicidade necessária, e pelo movimento do seu estande ele teve durante toda a semana da Gen Con, esse jogo irá decolar como um tiro. Não é um jogo perfeito, mas ele chega bem perto por criar esses momentos que você pode se lembrar depois de muitas semanas. Se você gosta de jogos contadores de histórias, preste muita atenção nesse jogo que será lançado em Novembro.
Traduzido por Rafael Sales