Fala Galera! Tudo bem com vocês?
PaladinoMonge na área trazendo mais uma pequena prévia de análise de um jogo após jogá-lo após uma primeira partida.
Vamos aos dados do jogo.
Quantidade de Jogadores: 2 a 6
Mecânicas: Ação simultânea, blefe, gestão de mão, especulação
Dependência de Idioma: Pouca. E ainda já foi lançado no Brasil pela Papergames
Porto Domingo se passa no porto de, err, Santo Domingo. Valiosas mercadorias são trocadas e vendidas. Apenas aqueles mercadores astutos conseguem contato com as pessoas certas no momento certo para conseguir os maiores lucros e, assim, ter o negócio mais lucrativo. No jogo, os jogadores são esses mercadores que vão tentar incluenciar as pessoas que se encontram no porto para conseguir as melhores mercadorias e trocas.
Bem, esse é o tema do jogo e, tirando o fato de que as cartas tem personagens baseados no que encontramos em um porto (capitão, navio, pedinte, etc) o tema é bastante superficial e acredito que qualquer outro tema possa ser colocado com o mínimo de alteração possível.
Mas o jogo e sua diversão não está em sua temática mas em seus mecânicas.
(Santo Domingo é um jogo bem divertido)
Todos os jogadores recebem as mesmas cartas, que tem habilidades diferentes e que dão recursos diferentes. No jogo temos duas trilhas principais e uma de mercado. As duas trilhas principais são de ponto de vitória e mercadorias. A trilha de mercado serve para vender as mercadorias por pontos de vitoria e a troca depende do local da trilha onde o marcador está.
Calma, parece que estou colocando o carro na frente dos bois né? Nem expliquei nada sobre o jogo e já falei sobre 3 trilhas. Provavelmente você não deve tá entendendo nada. Mas vamos com calma que eu chego lá. Segue lendo esse humilde review manolo.
Essas trilhas são importantíssimas no jogo pois será baseada nelas que você irá decidir jogar sua carta pois os pontos de vitória e mercadorias são disponibilizadas pela quantidade que se encontra na trilha. Por exemplo, se temos 10 pontos de vitória, esses pontos de vitória é que estão disponíveis para os jogadores adquirirem. E isso ocorre com o uso das cartas. E as ações que serão feitas por essas cartas depende também das cartas que os outros jogadores jogaram. Bem, antes de explicar essa dinâmica, vamos falar sobre as cartas antes.
(Jogo roda rápido mesmo em 6 jogadores)
O jogador tem 8 cartas na mão, numeradas de 1 a 8, onde 2 delas impactam a trilha de pontos de vitória, 2 impactam a trilha de mercadorias e 1 impacta a trilha de mercado. As outras 3 cartas são impactadas por cartas do jogador e não impactam diretamente as trilhas, mas podem auxiliar bastante o jogador no decorrer do jogo. Vamos ver cada uma dessas cartas:
- Carta 1 - Capitão: jogador ganha 2 pontos de vitória da trilha de ponto de vitória;
- Carta 2 – Almirante: jogador ganhar 5 pontos de vitória da trilha de ponto de vitória;
- Carta 3 – Governador: Jogador ganha mercadorias por cartas de capitão e almirante jogadas na rodada. Essas mercadorias não são retiradas da trilha;
- Carta 4 – Fragata: Jogador recebe 3 mercadorias da trilha de mercadorias;
- Carta 5 – Galeão: Jogador recebe todas as mercadorias da trilha de mercadorias;
- Carta 6 – Alfândega: jogador ganha pontos de vitória por cartas de fragata e galeão jogadas na rodada. Esses pontos de vitória não são da trilha de pontos de vitória;
- Carta 7 –Comerciante: Permite ao jogador realizar trocas de mercadorias por pontos de vitória. Entretanto, para cada carta de comerciante acima de 1 jogadas, o marcador retorna dois espaços para trás, impactanto as trocas. Por exemplo, se duas cartas de comerciante forem jogadas, a trilha retornará 2 espaços para trás;
- Carta 8 – Pedinte: jogador vai receber mercadorias por cartas de comerciante jogadas na rodada (essas mercadorias não impactam a trilha de mercadoria). Além disso, o jogador vai receber uma quantidade de mercadorias dependendo das cartas em sua mão. Por fim, o jogador pega todas as cartas já jogadas repondo sua mão.
(Cartas de Santo Domingo. A ilustração é até bonitinha)
Umar rodadade Santo Domingo funciona da seguinte forma: Primeiro, as trilhas de ponto de vitória, mercadorias e mercado são atualizadas. Essa atualização depende da quantidade de jogadores. Por exemplo, em um jogo com 6 jogadores, cada trilha vai subir 5 espaços. Depois, os jogadores escolhem uma carta para jogar e revelam simultaneamente. Por fim, as cartas são resolvidas em ordem crescente. Caso algum jogador tenha conseguido 30 ou mais pontos de vitória, o jogo acaba. Caso contrário, uma nova rodada inicia-se.
Como puderam perceber, o fluxo do jogo é bem simples, assim como suas regras. Mas engana-se em achar que o jogo é simplório. E isso se deve ao fato de que as cartas são resolvidas em ordem crescente e isso impacta demais a estratégia dos jogadores.
Como assim PaladinoMonge?
Bem simples. Deixa eu dar um exemplo com as cartas Capitão e Almirante.
A carta capitão te dá 2 pontos de vitória. Já a carta Almirante te dá 5 pontos. Olhando por cima, a carta Almirante é melhor que a carta Capitão por dar mais pontos de vitória. Mas aí é que está o pulo do gato. A carta capitão é resolvida antes. Então, antes da carta almirante ser jogada, todas as cartas capitão são resolvidas e 2 pontos de vitória são dadas aos jogadores. Isso pode ocorrer que não haja na trilha de pontos de vitória a quantidade de pontos que a carta Almirante dá. Isso sem contar que todas as cartas são resolvidas e os pontos distribuídos é feito de forma igualitária entre todos os jogadores que jogaram a carta. Essa dinâmica ocorre também com a fragata e galeão.
(Saber jogar as cartas na hora certa é o segredo do sucesso)
Por isso mesmo, a chave de conseguir uma boa rodada e, consequentemente, se aproximar da vitória, é ler a mesa. O que os outros jogadores podem fazer baseado nas trilhas que se encontram no momento. E outro ponto importantíssimo é você prestar atenção em quais cartas os jogadores ainda tem na mão. Ou seja, você precisa ter a certeza que só você tem aquela carta almirante que via te dar 5 pontos de vitória.
Mas essa leitura da mesa não serve apenas para essas cartas. Na verdade, ela é ainda mais importante quando pensamos nas cartas de Governador, Alfândega e Comerciante.
Como as cartas de Governador e Alfândega te dá pontos de vitória e mercadorias baseado em cartas jogadas, sem impactar as trilhas (ou seja, você recebe os pontos de vitória e mercadoria independente de ter ou não aquele valor na trilha correspondente) conseguir jogar essas cartas em um momento onde os outros jogadores jogam aquelas cartas necessárias a habilidade é um dos desafios do jogo. Novamente a leitura da mesa se faz necessária. Não somente pelas trilhas, mas também tentando observar o que os outros jogadores podem fazer.
Não é raro ver em uma rodada, jogadores jogando cartas que não terão efeito nenhum porque não teve outras cartas necessárias, ou pontos de vitória e mercadorias distribuídas de forma tão igualitária que você ganha apenas 1 deles. Eis porque é importante saber jogar as cartas.
Essa dinâmica permeia todo o jogo, deixando-o tenso e divertido ao mesmo tempo. É muito boa a sensação de conseguir fazer aquela jogada ímpar, onde consegue todas as mercadorias da trilha, ao mesmo tempo que é frustrante demais quando você joga uma carta e ela não tem o efeito desejado ou mesmo não é acionada.
Santo Domingo é mais uma grata surpresa da Papergames. Um grande pequeno jogo, onde você vai querer jogar mais de uma partida por vez.
Se eu recomendo? Mas é claro.
Bom, deixa eu ir pegar minhas cartas aqui e tentar pegar meus pontos de vitória na trilha.
Até a próxima manolo.