Por W. Eric Martin
Você sabe o que os jogadores amam? Círculos. Desde a estreia de Antike de Mac Gerdts em 2005, um certo tipo de jogador tem namorado o conceito de andar em círculos escolhendo ações, e enquanto isso possa soar estranho para aqueles não familiarizados com estes tipos de jogos, para aqueles que conhecem, o design circular pode criar grande tensão, com todos vendo o que todos podem fazer e tentando ficar um passo a frente em seus planos.
Antarctica de
Charles Chevallier, que estreia pela editora alemã
Argentum Verlag na
Spiel 2015, coloca o círculo em um contexto natural: o próprio continente Antártico, com a ativação das ações para esses espaços em volta destas terras sendo o Sol. Como pode ver na imagem abaixo, o Sol ocupa um dos oito espaços de ações (com apenas seis espaços sendo usados numa partida de dois jogadores), e o calor do Sol derrete o gelo em volta do navio mais perto dele, permitindo o dono do navio movê-lo para qualquer outro espaço e executar uma ação disponível ali. E os outros navios no mesmo espaço? Eles moverão em linha para aguardar que o Sol passe novamente no horizonte, embora o dono do segundo navio tenha a opção de jogar uma carta de “quebra-gelo” para libertar seu navio e executar uma ação em seguida.
O que você fará nestes espaços vai depender dos prédios e centros de pesquisas disponíveis neles e nas cartas de edifícios presentes no topo de três baralhos de diferentes dificuldades. Em termos gerais, você pode:
- mover seu navio para um acampamento, então receber novos pesquisadores de sua reserva para seus suprimentos;
- mover para um porto, então receber um novo navio (enquanto todos os outros jogadores recebem uma carta de porto de uso único);
- mover para um espaço com lotes vazios de terras, então construir um edifício ali, colocando seus pesquisadores neste espaço para marcar seu esforço;
- mover-se para um centro de pesquisa, então avançar através de uma das 3-5 faixas de pesquisas baseados no número de navios e pesquisadores nesta área.
Conforme você avança nas faixas de pesquisas, você pode ativar um bônus de uso único para você ou uma ação que todos os jogadores poderão executar.
Construir novos edifícios é complicado sendo que você precisa se mover para um espaço onde aquele edifício ainda não exista, enquanto também deve ter navios em espaços onde as estruturas requeridas estão localizadas. Construir uma base, por exemplo, pode requerer que tenha um guindaste em um espaço com uma turbina de vento (ou um navio em um espaço com os dois), e você também precisará de um pesquisador para liderar este novo edifício.
A partida de
Antarctica termina quando um dos jogadores colocar todos seus pesquisadores no tabuleiro ou todos os edifícios tiverem sido construídos. Os jogadores então marcam pontos baseados nos pesquisadores no tabuleiro, sua posição nas faixas de pesquisas, os edifícios que construíram, e os recursos e navios que eles descartaram. A pontuação acontece nas linhas do
Web of Power/
China, com o jogador na liderança pontuando baseado na força de todos naquela área, então a pessoa em segundo lugar naquela área pontuando baseado na força do líder, e assim em diante.
Traduzido por Marcolino