BEM VINDO AO HEXADOME!
Cento e setenta e cinco anos no futuro, a raça humana alcançou as estrelas. As nações antigas se reuniram em imensas federações e dividiram, entre si, os sistemas estelares que se mostraram adequados à vida humana. A medicina atual possibilita prolongar a vida e, junto com a tecnologia mais avançada (e mais cara), quase alcança a imortalidade corporal. Isto tudo também permite que o esporte mais popular seja um de contato extremo: Aristeia!, uma série de combates armados de alto nível onde a morte é uma possibilidade real… tal como os gladiadores de outrora, os Aristos, humanos modificados e ciborgues, combatem em times de 4 atletas, buscando pela fama e glória suprema no Hexadome!
Esta é a ambientação de Aristeia!, um jogo de tabuleiro no estilo MOBA (Multiplayer online battle arena, onde personagens com estilos diferentes competem como equipe para conquistar pontos no mapa) da editora espanhola Corvus Belli, autora do excelente Infinity, um jogo de escaramuças de miniaturas (e que se passa no mesmo universo). Cada jogador escolhe de 4 Aristos, como estes gladiadores modernos são chamados, em partidas com a temática variada, com objetivos de chegar a 8 pontos ou a maior pontuação em 5 rodadas. Ao juntar os Aristos em seu time, o jogador tem direito a escolher duas de quatro cartas de táticas que este aristo tem, exclusivas a ele - cada jogador jogará com 18 cartas, 10 comuns a ambos e 2 de cada Aristo no time. Joga-se então a partida, rolando dados d6 especiais, jogando cartas de táticas, e usando os Aristos para atingir as condições de vitória.
OS ARISTOS
Temos, até julho de 2019, 30 Aristos competindo no Hexadome (uma lista completa pode ser vista neste link https://aristeiathegame.com/characters). O grande lance do jogo é a variedade de personagens e habilidades que eles trazem ao hexadome. Temos personagens tanques, de dano em combate corpo-a-corpo, dano a distância, curandeiros, personagens que dão bônus e impõe penalidades, que manipulam o deck (seu e do adversário), que alteram a mesa… fora as habilidades deles, as cartas adicionadas ao deck de táticas também fazem com que esta variedade seja maior ainda! Em determinada partida, você pode jogar uma dupla de cartas, que vai ser diferente em outra partida onde a forma de vencer é diferente… não tem uma partida de Aristeia que seja igual a outra. Outra coisa bacana do jogo é que a escolha dos Aristos, para formar sua equipe, é livre! Ou seja, não existe limite de pontos para formar o time - você pode escolher quem quiser, e gostar, para jogar aquela partida!
O QUE VEM NA CAIXA BÁSICA?
Todos os componentes de Aristéia são espetaculares, de altíssimo nível. Incluída na caixa básica estão os dados de seis lados especiais, o tabuleiro (o famoso Hexadome), dois tabuleiros de comando, dois sets de 10 cartas de táticas especiais, 8 miniaturas de personagens, com suas fichas, cartas de iniciativa e cartas de táticas (cada personagem tem 4 táticas únicas a ele), e todos os tokens necessários para jogar. Para ensinar o jogo, a Corvus Belli colocou um guia rápido, que, se você seguir, joga uma partida “assistida”, aprendendo assim as regras; também está presente um livreto com todas as regras, caso dúvidas surjam. As miniaturas são um show a parte - apesar de serem de plástico, são altamente detalhadas, mantendo o padrão que esta empresa espanhola implementou com o Infinity. Os personagens presentes são: Maximus, 8-Ball (Tanques), Wild Bill, Major Lunah (combatentes a distância), Myamoto Mushashi (Combate corpo-a-corpo), Hexxer, Parvatti (suporte) e Gata (pontuadora). Todos são extremamente diferentes!
COMO SE JOGA
Cada turno é efetivamente composto de quatro rodadas, durante as quais os jogadores lançarão um de seus cartões de personagem virados para baixo e compararão as iniciativas. Quem tem o personagem mais rápido age primeiro para aquela rodada e tem a oportunidade de se mover e tomar ações até o valor gastar toda a energia de seu personagem ativo. Geralmente, isso significa mover uma ou duas vezes e, em seguida, tomar uma ação - às vezes duas. Muitas vezes, as ações têm tanto uma mecânica “central” quanto o que o jogo chama de “Troca”, com a última oferecendo maneiras diferentes de lidar com situações que dependem do resultado de uma rolagem de dados.
Decidir em qual ordem sua equipe irá atuar acontece no início do turno antes de ver o que seu oponente fará (em vez de um personagem de cada vez), o que requer mais e mais considerações de planejamento conforme o jogo continua. A localização dos personagens e as posições de pontuação devem ser consideradas, assim como o alcance do ataque e o quanto o personagem tem de vidal. As mortes são relativamente comuns em Aristeia,então um planejamento bem cauteloso deve ser feito!
Se um personagem for morto, ele vai para a enfermaria, e no turno seguinte para o banco. O jogo continua alternando entre as equipes, um caractere por vez, até que todos os quatro personagens tenham agido. Nesse ponto, há uma breve fase de limpeza que pode incluir gerenciamento de cartão, redefinição de objetivos e assim por diante, antes que o jogo seja reiniciado usando a mesma estrutura de antes.
AS PARTIDAS
As partidas de Aristeia podem ser disputadas de várias formas diferentes, com as descrições da forma de pontuação em cada uma das modalidades. O que não muda é que, para fazer ponto em Aristeia, você deve ter um ou mais personagens nas áreas de pontuação (daí a importância dos poderes que retiram inimigos de áreas do mapa). Existem 12 formas de se jogar, o que adiciona bastante a rejogabilidade. Geralmente cada partida dura menos de uma hora.
JOGANDO ARISTEIA!
Aristeia! é um jogo de pequenas decisões com grandes consequências, então o que começa como um jogo relativamente simples de pegar e jogar logo começa a revelar muita profundidade tática e nuances mecânicas. Escolher a ordem de colocar seus personagens é fundamental - Acha que você tem uma vantagem em um combate entre dois personagens? Quem vai agir primeiro? Seria melhor ter um dos seus outros personagens intervindo, ou melhor ainda, seu oponente se retiraria para uma posição perigosa da qual outro personagem poderia se aproveitar? É uma escolha difícil, mas como os jogadores aprendem mais sobre Aristeia, as escolhas só ficam mais difíceis.
Da mesma forma, o que fazer com cada Aristo apresenta opções interessantes. A maioria dos personagens tem três ou quatro habilidades, além de suas habilidades de troca e apenas energia limitada para realiza-las. Essas escolhas são todas afetadas pelo objetivo que deseja cumprir com aquele Aristo - se o foco é pontuar nas áreas de pontuação e mantê-las, é importante considerar quem em sua equipe (e a equipe adversária) poderia fazer isso neste turno e aproveitar as oportunidades que surgirem.
A mecânica de Trocas basicamente atua como uma ação “menor”, caso sua rolagem de dados não produza o resultado desejado, mas também introduz um aspecto de tomada de decisão imediata: Não rolou hits suficientes para matar seu oponente? Talvez você possa usar a Troca para dar a ele um modificador negativo ao movimento e impedi-los de pontuar.
Todos esses fatores se combinam para criar a sensação de um jogo de combate bastante letal, com as complexidades táticas adicionadas de vários objetivos. Os personagens são mecanicamente diversos e divertidos em comparação com os tradicionais jogos de tabuleiro, o que significa que é um jogo bastante único. Hexxer, por exemplo, pode deslocar a si mesma e seus aliados, enquanto Gata corre ao redor do Hexadome correndo livremente sobre personagens e outros obstáculos com facilidade. Todo o jogo é tão rápido, fluido e livre fluindo quanto parece.
FINALIZANDO...
Aristeia é um jogo simples de aprender, profundo para dominar. Com mais de 30 personagens e 130 cartas para compor seu deck, o nível estratégico que este jogo atinge é enorme, o que contribui para sua re-jogabilidade e diversão. Se gosta de personagens divertidos, estratégia e partidas rápidas e emocionantes, experimente Aristeia!