Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Aprenda a Jogar e Estratégias
  3. As Viagens de Marco Polo
  4. Parte 3: Personagens.

Parte 3: Personagens.

As Viagens de Marco Polo
  • avatar
    fredbarcelos20/10/19 02:23
    avatar
    fredbarcelos
    20/10/19 02:23
    370 mensagens MD

    Parte 1, o básico e a parte 2, o avançado! (pra quem quiser conferir)



    Parte 3, Os personagens.


    Serei muito breve nos comentários sobre os personagens, apesar deles serem determinantes em diversas situações, considero-os bem diretos em seus benefícios, então, sobre cada um deles escrevi como eu costumo jogar e aproveitar suas habilidades. Alguns não irão concordar com minha visão sobre um ou outro personagem... Vamos discutir oras! :D





    Matteo Polo 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c3100_t9gm14.jpg
    Recebe 1 contrato (aleatório) e o dado branco no início de todas as rodadas da partida.


    O contrato de graça que esse personagem recebe pode fazer o jogador de posse dele querer cumprir apenas contratos, porém ele não escolhe esses contratos e isso pode não ser tão vantajoso quanto parece. Por outro lado, o que faz eu considerar Matteo Polo um dos melhores personagens é seu dado branco! Ele potencializa todas as possibilidades de ações, virtualmente dá uma ação a mais que os adversários e principalmente, o branco, assim como o preto, nesse jogo NÃO SÃO CORES! Logo, com a aquisição de apenas 1 dado preto, esse personagem já pode viajar duas vezes na mesma rodada (tendo recursos para tal), se os adversários derem “bobeira” pode utilizar três vezes a ação Favor do Khan, fica menos “doloroso” gastar 3 dados na ação de pegar ouro no Grande Bazar... ou seja, a grande força do personagem está no dado branco, e devido esse único dado extra, considero Matteo Polo um dos personagens mais abertos e flexíveis de se jogar!








    Raschid ad-Din Sinan

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3cc96_t9gm14.jpg
    Escolher a face do dado é de longe a habilidade que mais surpreende quem é apresentado ao jogo. "Como assim? Um jogo de dados onde um personagem pode escolher as faces dos dados? É um absurdo!"... 

    ...Nem tanto, a maior vantagem dessa habilidade é que ela te dá certeza onde os demais jogadores terão incertezas. Você sabe exatamente quanto precisa pagar de multa caso ela seja necessária, assim, se a viagem é de dois passos, 9 moedas serão suficientes para executá-la!

    Outra vantagem é “travar” o local de ação Favor do Khan com um belíssimo dado -desgraçado- de face 6. Eu, quando jogo contra 
    Raschid ad-Din Sinan já verifico se preciso visitar esse local e sei que caso vá depois de meu oponente de posse desse personagem, terei de reservar um dado 6 para tal.

    No momento de traçar uma rota, de posse de Raschid ad-Din Sinan, procure por fontes de recursos e moedas que pedem apenas 1 dado e nenhuma troca! O meu sonho, tendo esse personagem, é percorrer uma rota passando por cidades que geram moedas e recursos em troca apenas de um valor alto no dado. É geralmente nesses casos que eu escolho jogar com Raschid ad-Din Sinan, considero esta sua maior vantagem.





    Berke Khan

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/cb28d_t9gm14.jpg
    Não pagar multas é, na minha opinião a habilidade mais forte do jogo! 

    É um personagem que tem o que nenhum outro tem: tempo!
    Você pode decidir se vai a um local vazio para torná-lo caro aos adversários ou se vai aproveitar outros locais que tem limitações (conseguir Contratos, Favor do Khan e Cidades) antes que outro jogador acabe com as ofertas desses locais.

    Berke Khan só tem uma desvantagem, dados de valores baixos são imprestáveis pra ele! Enquanto as regras do jogo tornam as rolagens baixas necessárias para evitar multas astronômicas (pagar 6 moedas para poder adquirir 6 camelos pode não ser uma boa opção) para um personagem que não paga multas essas rolagens “ruins” de fato se tornam ruins (sem aspas agora).

    Uma dica é use e abuse da ação de pegar camelos e dados pretos com esse personagem! Dado de face 6, geralmente uso para adquirir 6 camelos. É o personagem com o qual mais eu busco camelos e dados pretos.

    Considero-o tão forte que é o personagem com o qual tenho a maior taxa de vitórias, geralmente consigo viajar duas vezes por rodadas e coloco os 9 postos comerciais no mapa (afinal, suas viagens são sempre pelo custo mínimo) e também vou bem nos contratos. 






    Mercator ex Tabriz

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c0803_t9gm14.jpg
    É o personagem que eu menos gosto... 


    ...E é considerado o “mais forte” pela comunidade. Explico porquê não curto muito esse personagem: sua habilidade é passiva! Ou seja, depende das ações dos outros jogadores para obter as vantagens de sua habilidade.

    Mas é impossível os jogadores não irem ao Grande Bazar e ele acabar ganhando recursos de graça o jogo inteiro... você pode dizer. Mas eu digo que eu vou buscar recursos em qualquer lugar, menos no Bazar, e jogadores experientes farão o mesmo. Se for uma partida de dois jogadores então é pior ainda, certa vez, joguei contra o mercador na situação do mapa trazer algumas opções de gerar recurso, o resultado foi uma das vitórias mais acachapantes da minha vida, meu adversário ganhou de mim no máximo 6 camelos distribuídos pelas cinco rodadas e NENHUM recurso! Fiz pra lá de 100 pontos nessa partida...

    Particularmente, não gosto de depender dos adversários para obter vantagem em jogo algum, é “meu estilo” de jogar, porém conheço um excepcional jogador cujo estilo é exatamente esse, jogar “em cima” dos adversários, seja atrapalhando suas jogadas, seja ganhando benefícios em função das mesmas, e imagino que ele não seja o único que aprecie essa estratégia, pois como disse pouco acima, o Mercator ex Tabriz é considerado o personagem mais forte pela maioria dos jogadores.



    Johannes Carprini

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/98920_t9gm14.jpg
    De Oásis a oásis!

    Este é o oposto do mercador, muitos não gostam, mas minha opinião diverge novamente da maioria. Já vi argumentarem que o personagem precisa de ajuste, tipo andar 3 passos pagando 2 ou algo do tipo... bom, eu já tenho uma boa quantidade de partidas (e algumas vitórias) com ele sem qualquer ajuste, então acho que está tudo certo com Johannes Carprini. Acredito que existe uma ansiedade no jogador para aproveitar a habilidade em TODAS as jogadas (ou rodadas) e neste caso específico, digo, essa habilidade específica, deve ter o momento de aplicá-la muito bem calculado, pois para aplicar de forma eficiente as vantagens de ir de um oásis a outro no mapa, normalmente será necessário dar “3 passos” de viagem, saindo de uma cidade e chegando noutra, e 3 passos é muito caro, principalmente se houver multa pelo espaço de viagem já estar ocupado, então prefiro outra abordagem...

    Observe que essa habilidade te dá muita liberdade de criar uma rota, você consegue percorrer e ligar cidades que com outro personagem seria bem mais custoso e complicado... Eu geralmente uso essa habilidade no início ou no fim da partida, decidindo por qual lado do mapa vou começar meu caminho. Também a uso para chegar em Beijing rápido ou para não pagar os recursos do caminho que liga à cidade onde tenho que chegar.

    Outro ponto importante é o rendimento de 3 moedas que Johannes Carprini tem e que pode ser combinada com outras fontes de moedas do mapa facilitando muito a vida do jogador pois quanto mais dinheiro você tiver, mais liberdade terá!





    Kubilai Khan

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3aa00_t9gm14.jpg
    Já vencer a corrida por Beijing...

    É realmente tentador, porém esse personagem é aquele que eu considero que precisa de mais “sorte” ao sacar as cartas de objetivo e conseguir montar uma rota eficiente, pois pode não ser tão fácil fazer uma conexão eficiente de cidades quando você parte sua jornada à partir de Beijing. 

    O “perfeito” (na minha opinião) é conseguir Xian e Sumatra numa rota que fique ali pelo sul do mapa, e se conseguir, é uma rota custosa, onde o jogador tem que saber extrair recursos, por isso o considero um personagem para jogadores experientes.




    Wilhelm von Rubruk 
    (Guilherme de Rubruck) 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a325a_t9gm14.jpg

    Colocar um posto de comércio em cada cidade que o personagem passar (sem ter que terminar seu movimento nela)... 

    É muiiiiiito vantajoso, porém muito caro! Este é o personagem que mais precisa de dinheiro, logo é imprescindível o jogador encontrar meios de levantar esse dinheiro (e também camelos). Esse também é um dos únicos personagens que (eu) considero ideal para realizar uma estratégia focada, no caso, focada em viagens, pois ele é capaz de fazer 25 pontos só pelo fato de viajar (15 pelos dois últimos postos de comércio e 10 pelos dois postos de comércio pretos que só ele tem). Acredito que escolher bem por onde começar a rota é o diferencial para conseguir levantar os recursos necessários para efetuar as viagens, e usando os recursos bônus que as cidades dão (ele coloca os postos de comércio e recolhe os bônus) para tanto pagar pelos próximos movimentos quanto cumprir alguns contratos fazem de Wilhelm von Rubruk um personagem muito forte nas mãos de jogadores experientes.




    Niccolo & Marco Polo

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/16eb7_t9gm14.jpg
    Meu(s) personagem(s) preferido(s)! 

    Avançar por duas rotas e colher os benefícios das cidades nos dois caminhos é algo de que tiro muito proveito. Uma excelente jogada de abertura que esse personagem permite é, em sua primeira jogada do jogo, abrir mão de até 3 dados para conseguir até 9 moedas (a quantidade de dados/moedas vai depender de qual foi sua renda inicial e se algum adversário ocupou o local de viagem) e chegar em duas cidades diferentes de rotas opostas (Moscow e Alexandria geralmente são a melhor opção para esse movimento), claro que os benefícios das cidades alcançadas é que vão determinar se vale ou não a pena o sacrifício de alguns dados para pagar pela viagem... mas posso afirmar que muitas e muitas vezes vale! 

    Nunca se esqueça que eles podem "dividir" os pontos de viagem que adquiriram entre os dois meeples de forma totalmente livre, inclusive, um dos meeple pode ganhar um bônus de viagem e ser o outro a se mover pelo mapa! (e tbm não esquecer do camelo gratuito a cada rodada).

    Novamente, como os demais personagens com foco em viagem (Johannes Carprini e Wilhelm von Rubruk) é na escolha das cartas objetivos e montagem da rota que está o sucesso desses personagens, por isso eles geralmente só se tornam eficientes conforme os jogadores adquirem experiência no jogo e acredito que seja por isso que os autores não os recomendem para a primeira partida do jogo.




    É isso pessoal! Muito obrigado a quem acompanhou os 3 posts e mandaram mensagens de apoio ou geraram debate nos comentários, essa comunidade é realmente incrível!









    8
    0
    33
  • Compre agora o jogo As Viagens de Marco Polo na LUDOSTORE
    R$ 307,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • Amaral
    1247 mensagens MD
    avatar
    Amaral20/10/19 09:23
    Amaral » 20/10/19 09:23

    Muito obrigado pelas dicas, Fred! Marco Polo é um de meus jogos favoritos e você dissecou as estratégias possíveis do jogo base.

    Tenho as duas mini-expansões,  dos novos personagens e dos caminhos secretos, que certamente dão uma mexida no jogo e abrem espaço para novas estratégias. Mas agora com a visão que você nos deu vou poder aproveitar bem mais essas mini-expansões. 

    2
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos20/10/19 09:48
    fredbarcelos » 20/10/19 09:48

    Amaral::Muito obrigado pelas dicas de estratégia,  Fred! Marco Polo é um de meus jogos favoritos e você dissecou as estratégias possíveis do jogo base.

    Tenho as duas mini-expansões,  dos novos personagens e dos caminhos secretos, que certamente dão uma mexida no jogo e abrem espaço para novas estratégias. Mas agora com a visão que você nos deu vou poder aproveitar bem mais essas mini-expansões. 

    Obrigado pela leitura e pelas palavras. Joguei apenas uma vez com a mini expansão dos personagens, eles achei bacana, já os gifts tem aquela função de "afrouxar" o jogo, minha opinião sobre essa "afrouxada" ficou mais incisiva quando soube dos "Caminhos Secretos". A sensação que me passa é a de que os autores/editora optaram por dar uma facilitada, principalmente nas viagens, que é o aspecto mais complexo do jogo... Quando vi isso passei a entender um amigo meu que ama Agrícola e ficou decepcionado com a versão revisada lançada uns tempos atrás. Mas eu estou mais tranquilo em relação à isso (antes me irritava), se a pessoa quer só curtir o jogo sem se estressar com elementos que exigem mais, tudo bem, o importante é se divertir!
    Obrigado pela resposta.

    1
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius21/10/19 01:40
    Ignatius » 21/10/19 01:40

    Li os 3 textos, inclusive comentei o primeiro. Fico com a sensação de "já acabou"? Foi bem legal de acompanhar.

    E na verdade, não sei se daria pra mais um tópico, mas gostaria q vc falasse das manhas pra conseguir recursos. Eu tenho 3 partidas jogadas, o pessoal do grupo tem pouca XP, mas o q o pessoal costuma fazer na minha galera e q enche o saco é colocar, como 1a ação de cada rodada, um dado de pegar camelos no bazar. Camelos são muito importantes, como uma 2a moeda no jogo, e sem eles fica muito ruim de viajar, sendo q quase sempre alguém da mesa é um personagem viajante. Vc é experiente. Se sou viajante e me avacalham a forma mais barata de ter camelos, o q vc sugere? Até pq, pelo visto vc disse q vai pouco ao bazar. Conta o segredo dos recursos pra nozes.

    1
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos21/10/19 04:08
    fredbarcelos » 21/10/19 04:08

    Ignatius::Li os 3 textos, inclusive comentei o primeiro. Fico com a sensação de "já acabou"? Foi bem legal de acompanhar.

    E na verdade, não sei se daria pra mais um tópico, mas gostaria q vc falasse das manhas pra conseguir recursos. Eu tenho 3 partidas jogadas, o pessoal do grupo tem pouca XP, mas o q o pessoal costuma fazer na minha galera e q enche o saco é colocar, como 1a ação de cada rodada, um dado de pegar camelos no bazar. Camelos são muito importantes, como uma 2a moeda no jogo, e sem eles fica muito ruim de viajar, sendo q quase sempre alguém da mesa é um personagem viajante. Vc é experiente. Se sou viajante e me avacalham a forma mais barata de ter camelos, o q vc sugere? Até pq, pelo visto vc disse q vai pouco ao bazar. Conta o segredo dos recursos pra nozes.

    Obrigado pela leitura e pelo comentário! 

    Um problema que eu tinha no início (do hobby, como um todo) era a ansiedade de querer a jogada/turno/situação "perfeita", e só passei a jogar melhor quando passei a procurar pela melhor situação "possível". 

    Como vc mesmo disse, e está certíssimo, camelos são uma 2ª moeda no jogo, então normalmente o primeiro jogador busca pegar a maior quantidade de camelos (normalmente com seu dado de maior valor) logo em sua primeira jogada... isso é bom pra você, pois nada é pior pra um jogador do que ser previsível! (em qualquer jogo)


    Em cada uma das rodadas você deve ter um objetivo, e descobrir de quantos camelos você precisa para alcançar esse objetivo. Se na primeira rodada seu objetivo for cumprir o contrato inicial, então o número necessário para isso já veio na preparação do jogo e você pode usar os dados para buscar os demais recursos e quem sabe já se preparar para a segunda rodada. Se seu objetivo é cumprir o contrato inicial + outro contrato, talvez uma ida ao Favor do khan (ou Boa vontade do Khan, nunca lembro) seja o suficiente para cumprir a quantidade de camelos necessária (e de quebra ainda ganha 1 recurso) para aqueles contratos... Mas repare que você poderia buscar 1 contrato + 1 ou 2 (ou 3) camelos na própria ação de buscar contratos, basta ter um dado alto o suficiente para ter direito ao bônus. Não tem dados altos? talvez a rolagem baixa te dê camelos de bônus se a rolagem foi abaixo de 15. Não foi abaixo de 15 e sou o 4º jogador? é por isso que existe o "ajuste" em moedas durante a preparação e o 4º jogador começa com 10 e não 7 moedas para eventualmente pagar multa... aí volto ao início do raciocínio: Quantos camelos eu preciso? bom, acho que o perfeito seria conseguir os 6 camelos sem custos extras... O perfeito até pode existir, mas um jogador não deve jogar contando com ele!

    Reparou que o jogo te dá opções? Num jogo de alocação de trabalhador como esse, o perfeito é ter todas as opções de ação livres, e isso ocorre quando se é o primeiro a jogar. Mas quando o jogador não está diante da situação perfeita, ele tem que conseguir "abrir mão de algo" para alcançar um objetivo! Pode ser abrir mão de moedas para pagar multa na ação de buscar camelos, pode ser abrir mão de camelos para aumentar o valor do dado e assim alcançar aqueles últimos contratos pois são aqueles contratos que ele precisa...  Essa linha de raciocínio serve muito para as primeiras rodadas onde os jogadores estão "presos" às opções iniciais de recurso, daí vem a importância das viagens, pois as cidades (grandes e pequenas) "destravam" o jogo fornecendo novas opções de ação e/ou recursos bônus.

    Só como curiosidade: Certa vez um adversário abriu o maior sorriso de satisfação ao "travar" o espaço de ação Favor do Khan com um dado de valor 6, sendo que eu era o próximo a jogar, precisava de 1 ouro e (o motivo do sorriso) não tinha um dado de valor 6... Mas tinha um dado de valor 5 e dois camelos, então não tive dúvida em abrir mão de 2 camelos para aumentar o valor do meu dado de 5 para 6 e poder adquirir o 1 ouro (+ 2 camelos) e tirar o sorriso da cara do meu adversário... pois ele simplesmente não esperava que eu fosse capaz de abrir mão de algo. Aprender a "abrir mão" pode ser um diferencial para destravar seu jogo.

    Espero ter ajudado. E obrigado novamente pela leitura e comentário. 

    4
  • educez
    1107 mensagens MD
    avatar
    educez21/10/19 10:44
    educez » 21/10/19 10:44

    Muito bacana os 3 textos, parabéns... aguardo análise do GWT agora, rs :D

    1
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos21/10/19 11:52
    fredbarcelos » 21/10/19 11:52

    educez::Muito bacana os 3 textos, parabéns... aguardo análise do GWT agora, rs :D

    Estou terminando um projeto aqui (tive que escrever esse último post deixando o projeto de lado) então quando o finalizar me dedicarei a algumas palavras sobre Great western trail. 

    1
  • Doidera
    976 mensagens MD
    avatar
    Doidera23/10/19 10:40
    Doidera » 23/10/19 10:40

    Li com atenção todos as 3 partes dessa dissecação estratégica do Marco Polo, e só posso dizer que é por tópicos como esse que eu acesso o fórum da Ludopedia.

    Que show, discussões sobre estratégias são raras aqui, onde ainda imperam os tópicos desnecessários, mas lutamos muito com os administradores para a criação do subfórum Estratégias e é gratificante quando vejo alguém postando lá, pois a discussão sempre é riquíssima e muito proveitosa pra que nos tornemos jogadores melhores.

    Meus sinceros parabéns por todos os 3 textos com suas belas fotos.

    Que venham mais análises como esta.

    2
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos23/10/19 11:44
    fredbarcelos » 23/10/19 11:44

    Doidera::Li com atenção todos as 3 partes dessa dissecação estratégica do Marco Polo, e só posso dizer que é por tópicos como esse que eu acesso o fórum da Ludopedia...

    Muito obrigado pelas palavras. 
    Vi muitos comentários sobre a questão da baixa quantidade de discussão sobre estratégias aqui na ludopedia e isso me incentivou a falar de Marco Polo e expor minha visão sobre ele. E que venham mais discussões sobre estratégias pois é bem interessante tanto escrever quanto ler a esse respeito.
    Novamente,  obrigado pela leitura e pelo elogio e comentários.

    1
  • Doidera
    976 mensagens MD
    avatar
    Doidera05/11/19 10:37
    Doidera » 05/11/19 10:37

    Postando aqui meu testemunho de quanto essas dicas dos 3 tópicos sobre estratégia foram úteis e abriram minha mente, me obrigando a sair da zona de conforto:

    Na penúltima partida, tirei em segundo lugar, com 50 e poucos pontos.

    Na última partida, depois de ler as dicas estratégicas, tirei 114 pontos (pela primeira vez acima de 100). Mas pra ser justo, jogamos com a expansão Companheiros.

    Visitei tidas as cidades dos meus objetivos, cumpri mais contratos que os demais e fui o primeiro a chegar a Pequim. Foi a melhor partida que já joguei até hoje desse jogaço.

    Valeu, fredbarcelos.

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
As Viagens de Marco Polo - Parte 3: Personagens.
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.