Fala meus amigos solitários, ultimamente tenho jogado muito o jogo do nosso digníssimo Crusoé nas viagens, e a cada gameplay, além de amar ainda mais o jogo venho me deparando com muitas dúvidas novas.
Não sei se a tradução do manual do inglês está porca, mas tem muitos temos ambíguos e que podem prejudicar os players. Vou reunir aqui algumas dúvidas e conforme forem respondidas vou deixar aqui no post de cabeçalho.
Q - Na luta com os navios, o manual traz um caso especial dizendo que se o deck do Robinson acabar, você perde o jogo, independente de quantas vidas tiver. Isso procede?
A - Não, pois se houver cartas do Robinson no descarte, você pode reembaralhar todas junto com uma carta de envelhecimento e continuar a luta. Isso é mencionado no início do manual mas não fica claro nessa regra. (Fonte: BGG)
Q - Há um pirata com o efeito ("+2 hazard points for each aging card"). Não fica claro no manual quais aging cards eu devo contar, se posso contar as destruídas, se devo contar a aging que já começa no jogo em lvl 2,3 e 4. Como proceder?
A - Segundo informações, você deve pegar o número de aging cards total do jogo (10 pra lvl 1 e 2 e 11 pra lvl 3 e 4) e subtrair das restantes que ficaram no aging board. Ou seja, as cartas que você tecnicamente não está usando ou a que começou jogando também contam.
Q - Como se resolvem o efeito das cartas que forem destruídas ou trocadas posteriormente? Exemplo: Ativar o efeito (phase -1), e logo depois dar exchange na mesma carta, tirando-a da batalha, o efeito permanece?
A - Em alguns casos. No caso do phase -1 e do double, eles só são ativados no fim da batalha, e precisam sim estar em campo. Para os outros efeitos basta realizar a ação e depois as cartas podem ser removidas normalmente. Caso copie phase ou double, a cópia também precisa terminar na mesa.
Q - Posso copiar a habilidade de uma carta que eu ainda não usei?
A - Sim
Q - Posso usar um efeito de destruir depois de terminar a batalha?
A - Não e sim. Basta não comparar os pontos e terminar a batalha. Antes disso use o efeito.
Q - O que acontece se a carta Scared aparecer, e meu maior valor de luta estiver com Double? Nas regras dizem que ele não zera pontos de valores modificados. O Scared passa para a próxima mais alta?
A - Não. Há uma falha de tradução na versão americana, a versão original alemã fala claramente "printed" para se referir ao valor. Concluindo, sua carta dobrada valerá míseros 0 pontos. (0 x 2 = 0)
Por enquanto é só 