fabiocardo::Rafa Skywalker::fabiocardo::Rafa Skywalker::GabrielAlmeida::Excelente texto!
Concordo com o lance das miniaturas serem funcionais. Não entendo muito bem as críticas - e olha que sou o cara que prefere cubos no lugar das miniaturas. Mas, no caso desse jogo, elas são bem fofinhas.
Concordo também com o paralelo feito com Mage Knight. São jogos mecanicamente bastante diferentes, mas eles têm um feeling muito parecido.
Só discordo nas duas vezes em que você menciona deck building. Para mim Spirit Island não tem isso, pelo fato de você não comprar cartas. Você não está "melhorando seu deck", apenas adicionando mais (e/ou melhores) opções à sua mão. Entendo que o deck/pool building dependa de você colocar melhores elementos no conjunto para, quando for sacar de lá, ter maiores chances de tirar algo bom (alguns jogos com deck building te permitem, inclusive, lapidar seu conjunto por meio da remoção de itens ruins, como em Star Realms ou Great Western Trail. MK não permite isso).
Uai, mas tem compra de cartas no jogo. E, se você optar por comprar do deck de poder maior, ainda é obrigado a descartar uma carta da sua mão.
Acredito que ele está seguindo o conceito de deckbuilding para boardgames. Que vc deve comprar cartas para colocar no seu deck, mas TODAS elas não estão disponíveis para escolha, vc precisa puxar uma certa quantidade de cartas do deck. Exemplos de jogos com deckbuilding que seguem o conceito: Dominion, Ascension etc. No meu entender não tem a mecânica de deckbuilding. Tem algo parecido.
Hmmm saquei. Eu tinha entendido o "comprar cartas" da forma que é no Spirit Island, de adquirir uma carta extra no deck de poderes e aumentar a quantidade de cartas na mão.
Talvez a grande diferença aí seja a possibilidade de escolher as cartas da mão pra jogar, e não comprá-las cegamente de um deck e "se virar nos 30" com elas. Além da quantidade de cartas, já que no Spirit Island começamos a partida com somente quatro. Dá pra chamar um conjunto de 4 cartas de "deck"? 
Seria mais adequado, do meu ponto de vista, chamar de gestão de mão. 
São ambos, galera.
Gestão de mão - pois você decide qual fica e qual vai embora, qual joga e qual segura;
E
Deckbuilding - você constrói seu baralho, agrega novas cartas a partir de sua escolha. Não é pq o deck está sempre na sua mão disponível que ele deixa de ser um "deck/baralho" pessoal.
(Definição de DeckBuilding segundo BGG:
"
Players play cards out of individual decks, seeking to acquire new cards and to play through their decks iteratively, improving them over time through card acquisition."
Tradução: Jogadores jogam cartas de seu deck individual, buscando adquirir novas cartas e jogando-as de modo iterativo (repetidas vezes), melhorando-o ao longo do tempo através de aquisições de cartas)
Ta ai. É exatamente isso. Não define se o deck precisa ser comprado carta a carta, 5 por vez ou o deck todo.
Fonte:
https://boardgamegeek.com/boardgamemechanic/2664/deck-bag-and-pool-building