Boa noite pessoal. Eu não sei se o que eu vou escrever aqui é um review ou um jabá gratuito, ou uma mistura dos dois.
Pra começar, eu queria dizer que adorei esse jogo, e fico um pouco triste que ele seja tão pouco conhecido e tão subvalorizado. O jogo é uma aula sobre a história da Itália e da Igreja Católica, aos moldes de Twilight Struggle, que é uma aula sobre a Guerra Fria.
Claro, os jogos são COMPLETAMENTE diferentes, mas eu quis comparar a sensação de aprender história através de um jogo. Coisa que ambos fazem magistralmente, mas o italiano poderia fazer um esforço um pouquinho maior.
De Vulgari Eloquentia se trata da criação da língua italiana, que nasceu da língua comum (ou
volgare) falada na região que hoje chamamos de Itália. E partindo deste princípio, ele começa a vomitar ações pontuações a torto e a direito, e em momento algum fica claro o porquê de você estar ganhando aqueles pontos e fazendo essas ações. Eu já li o manual da versão nova, e infelizmente ele não é muito melhor do que o original no quesito "vou te explicar o motivo de tudo isso estar acontecendo no jogo". A minha sorte é que eu joguei esse jogo na BGSP e um instrutor bastante empolgado me explicou com um pouco mais de entusiasmo do que o manual explicaria.
Algumas ações são bem óbvias no seu propósito, como por exemplo:
Manuscritos: Gasta uma ação, estuda um manuscrito. Simples assim. Você tem que estudar a língua comum, isso te dá pontos, e nada mais óbvio do que estudar manuscritos.
Pequeno Ofício: É um pequeno negócio, o famoso mexer rolo. Gasta uma ação, ganha 10 dinheiros. Quem nunca consertou a pia de uma tia italiana pra ganhar uns trocado?
Cubos: Cubos, que simbolizam políticos, nobres, escribas e freiras, ficam disponíveis para compra. Políticos são influentes e dão bastante pontos nas votações, nobres são ricos e podem ser convertidos em dinheiro, escribas são inteligentes e podem ser convertidos em conhecimento, e as abadessas te dão acesso aos sermões de São Francisco.
Até aqui, tudo ok, tudo faz sentido. Aí temos algumas outras ações que você também entende, mas que o manual poderia te dar aquela pitada de tema a mais.
Movimento: O jogo parece muito travado. Andar é dificílimo e custa muitas ações e dinheiro. Mas a locomoção naquela época não era fácil. Você podia ir de uma cidade pra outra, mas pra uma viagem mais longa, as pessoas recorriam a caravanas, precisavam de guardas para proteção, comida para a viagem, quem sabe pagar um frete, alugar uma carroça, um barco, etc...Se você não pensar em toda essa dificuldade da época, parece que o jogo só é travado e lento por não te deixar andar tão facilmente quanto no Pandemic, por exemplo.
Saltério: Gaste uma ação e ganhe conhecimento. Na idade média não tinha a tia da pré-escola pra te ensinar a ler. Você aprendia a ler lendo a Bíblia. O manual simplesmente te diz que você pode "estudar o Saltério", mas não te diz que raios é um Saltério! A propósito, um saltério é um livro contendo o Livro dos Salmos (150 Salmos), muitas vezes utilizado nas devoções judaica e cristã. (segundo a Wikipedia)
E aí temos as paradas realmente importantes, mas que, de novo, o jogo por si só não te explica o MOTIVO de tudo isso ser tão importante.
Indovinello Veronese: Trilha do Enigma de Verona, escrito em volgare. A trilha dá pontos para os mais avançados. Imagina só, a língua NÃO EXISTE, está nascendo conforme as pessoas vão falando e escrevendo, aí vem um monge troll e escreve umas parada sem sentido sobre uns bois brancos jogando semente preta no chão branco. E você vai lá E DESCOBRE de que cacetas esse cara tava falando. Se isso não for importante pra consolidação de uma língua, eu não sei o que é. A propósito, o manual não diz NADA sobre o enigma. É uma charada de 4 linhas, poderia ter pelo menos uma foto do enigma escrito em um papel, mas não. Nada.
Rota das Índias: Obviamente vai ser o caminho do dinheiro, e esse caminho dá muito dinheiro. Mas peraí...o jogo não é sobre dinheiro, é sobre a criação de uma língua. Mas pensa bem, se o pessoal em Gênova começa a chamar aquele doce crocante que você compra empacotado no mercado de "biscoito", e a galera em Roma chama o mesmo doce de "bolacha". Um mercador inteligente, letrado, culto, interessado na unificação da língua, vai reparar em diferenças e semelhanças da língua pra deixar tudo documentado. (
e vai perceber que o pessoal de Gênova está falando errado, porque obviamente, "bolacha" é a palavra correta)
Cântico do Sol: O caminho que mais dá pontos no jogo, depois do Papa. São Francisco de Assis escreveu o Cântico do Sol em umbriano, e foi uma das primeiras obras escritas na língua comum. No começo do jogo, São Francisco era um cara meio desconhecido, que só pregava em algumas cidades, mas conforme os anos vão passando, ele vai ganhando fama e o Cântico do Sol vai sendo replicado por toda a Itália, vai ficando mais fácil no jogo presenciar esses eventos, e você, acompanhando essa reprodução, vai poder documentar e reproduzir também essa peça importantíssima da língua italiana.
Stupor Mundi: Isso não é uma ação, é um evento que acontece no 10º turno. Tem algo a ver com o Rei Frederico II, isso o manual fala. O que o manual não fala é que Frederico II era um cara pra frentex, um cara cabeça pra caramba. Eu confesso que não sei exatamente porque escolheram Brindisi, nem o que exatamente significa esse evento no jogo. Mas depois de tanta coisa tão tematicamente encaixada, eu duvido que tenha sido por acaso.
E eu acredito que tenha muito mais coisa que me passaram despercebidas, e mais ainda com as expansões, mas essas eu só vou saber quando a minha cópia do jogo chegar (espero que em breve).
Enfim, eu gostei que esse jogo me transportou para a Italia do século 12. Eu gosto quando um jogo faz isso, quando tem essa imersão tão profunda, que me faz aprender tanto, que eu paro de me importar com quem vai ganhar e apenas aproveito a sensação de estar em outra época, outro universo, outra vida. E eu duvido que eu seja o único aqui que gosta dessa sensação. E nem é só por isso que o jogo vale a pena. Na verdade, eu vou enumerar alguns motivos pra se financiar esse projeto no Catarse:
- Se você gosta de jogos com alta imersão no tema
- Se você gosta de jogos com uma produção primorosa (se a versão básica já era linda, imagina a versão deluxe!)
- Se você é descendente de italianos
- Se você é católico
- Se você se deu o trabalho de ler este post até aqui
Mas sério, essa versão está muito bonita. Eu fiquei um pouco bolado porque está um pouco mais barato do que quando eu comprei no Giochistarter, mas já superei isso. Sério...olha pra essas moedas!
Se eu fosse dar um pontinho negativo, é que eu gostaria muito que o manual da versão nova tivesse um tipo de guia histórico sobre os eventos e todo o tema do jogo, tipo o manual do Twilight Struggle, que tem a explicação de todas as cartas no final. Infelizmente essa parte fica para nós, fãs, ficarmos esmiuçando a história pra aprender mais sobre todo o tema. Estranhamente, a própria página do Catarse faz um pouco disso e o manual, não!
Mas é isso aí gente, eu não sei se isso vai motivar alguém a apoiar o jogo no Catarse, ou desmotivar (vai saber), mas eu achei o jogo irado, e..sei lá, sabe aquela sensação quando você acha uma parada muito da hora e você quer contar pra todo mundo? De Vulgari Eloquentia é a minha parada, é o meu tipo de jogo, e eu queria divulgar pra vocês aqui da comunidade pra quem se interessar, saber que tem um jogão esperando pra ser seu.
PS: Eu não estou recebendo nada pra falar bem do jogo.
PS2: Eu não sei falar nem "tô com fome" em italiano. Mas quero aprender só por causa desse jogo.