Eu não vejo jogo feio como um problema. o que me interessa num jogo é se ele é agradável de jogar.
vou fazer a comparação com videogames, por que é o que mais acontece. vejo muitas análises falando de taxas de fps, de pop ins aparecendo, etc.
cara, eu nao ligo pra isso. eu ligo pra se a coisa me diverte.
Entendo de coração que pra muita gente a diversão seja ver o jogo rodando fluindo a 60 fps, mas é algo com o qual não me importo.
a versão antiga do brass é bem feia e ainda assim é um baita jogão.
Burgundy tem uma arte lixosa e não tem UMA pessoa que não ache divertido de jogar.
Eu ligo se os componentes são de qualidade. Se as cartas tem boa gramatura, se o board e tokens são grossos, etc. Mas só. E a arte das cartas do food chain são bem legais sim, no tabuleiro que realmente é inexistente, mas pra mim isso não diminui o jogo ser legal, como não diminuiria nenhum jogo. E se eu achasse o jogo uma bosta, eu falaria e venderia. Essa de "paguei caro não falo mal" é besteira, ainda mais nesse jogo que é super fácil passar pra frente.
A diferença é que tem jogos que são bons mas precisam de uma baita arte pra se vender. tá ai santorinni, que só fez sucesso com minis, mas é bem mais antigo e ninguém nem ligava quando eram quadradinhos empilhados. O autor encareceu pra cacete o jogo e transformou ele num sucesso.
Mas tem jogos que se vendem bem mesmo com a arte feia. Terraforming Mars é um baita jogo (vi que o autor não gosta também, embora não tenha citado a arte), mas tem uma arte sofrível, simplesmente por que não tem padrão. tem cartas com fotos, cartas com desenhos 2d, cartas com desenhos 3d...
Enfim. óbvio que mesmo em euros é legal uma coisa bonita e vistosa, mas, do mesmo jeito que pra muita gente o lado visual TEM QUE ser bom, pra mim isso não faz um jogo melhor ou pior. são opiniões diferentes.
e não entendo por que criar um tópico e reclamar de opiniões diferentes que não atacaram em momento algum, ao invés de entender que do mesmo jeito que incomoda pra uns, não incomoda pra outros.