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  3. Food Chain Magnate
  4. A Falta de Arte e a Falta de Mecânica.

A Falta de Arte e a Falta de Mecânica.

Food Chain Magnate
  • isR34L
    1168 mensagens MD
    avatar
    isR34L11/10/19 09:37
    isR34L » 11/10/19 09:37

    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Concordo com o @GabrielAlmeida, embora não ache que o @Bombardium tenha agido de "ma fé" na sua crítica (não que o Gabriel tenha insinuado isso), apenas se exaltou um pouco :P


    Em fim, acho que "diminuir" o "valor técnico do jogo", pelo "valor do jogo", numa análise crítica, inválida. Explico: o valor monetário é movido pelo mercado, o valor técnico não (em menor escala dependendo da época da avaliação). Esperar que o jogo de 800 seja PICA DAS GALAXIAS™, faria você achar que não pode esperar nada daquele Castles of Burgundy de 150 pilas ou mesmo um Tikal da Super Meeple (que tem altas produções inclusive). É é comum dizer que "Mas esse euro feioso, custa tudo isso, é só um papelão e cubinho", ou o inverso ai nesse e outros casos da Stonemeyer, mas acho que se esquece de avaliar a produção cultural ali dentro.

    Pergunto: se o valor é apenas o físico/componentes então todo livro de 200 páginas tem que ter o mesmo valor? Não importa se um é de um autor iniciante tentante escrever um romance despretensioso e o outro de um renomado cientista que descobriu o sentido da vida? 


    Dito isso, acho perfeitamente válido que aquele protótipo feioso, digo, o Chain Food Magnate custe o valor que for à quem queira pagar e da mesma forma o supostamente "razo" Tapestry seja por ser de alguém renomado ou produção top notch.


    Some isso ao fato de que cada um pode pagar o que quiser, pelo que quiser ou não, me parece descabido diminuir um jogo pelo seu preço. Vai ver o cara quer um jogo bonito pra deixar de enfeite na mesa ué. AHUahUa 


    Até acho válido fazer um movimento "anti-jogo" caro, afinal, isso sobe a régua do mercado, e se nós consumidores queremos preços melhores não podemos comprar tudo que for caro, mas isso é outro plot. O ponto é: diminuir os jogos tecnicamente por ser caro ou não, não me parece coerente.
    Fica ai minha reflexão a quem quiser ler. :)

    20
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita11/10/19 09:56
    Animoita » 11/10/19 09:56

    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Eu compro produtos, não história da empresa. Então o valor é absurdo sim.

    17
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL11/10/19 09:59
    E2EK1EL » 11/10/19 09:59

    Lei da oferta e demanda simples.

    Tem muito mais gente querendo comprar o jogo, do que pessoas vendendo. Então o preço sobe pra quem quiser pagar mais.

    O preço não tem nada a ver com a qualidade "estética" ou "artistica" do jogo.

    Apenas business.

    7
  • Animoita
    432 mensagens MD
    avatar
    Animoita11/10/19 10:00
    Animoita » 11/10/19 10:00

    isR34L::
    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Concordo com o @GabrielAlmeida, embora não ache que o @Bombardium tenha agido de "ma fé" na sua crítica (não que o Gabriel tenha insinuado isso), apenas se exaltou um pouco :P


    Em fim, acho que "diminuir" o "valor técnico do jogo", pelo "valor do jogo", numa análise crítica, inválida. Explico: o valor monetário é movido pelo mercado, o valor técnico não (em menor escala dependendo da época da avaliação). Esperar que o jogo de 800 seja PICA DAS GALAXIAS™, faria você achar que não pode esperar nada daquele Castles of Burgundy de 150 pilas ou mesmo um Tikal da Super Meeple (que tem altas produções inclusive). É é comum dizer que "Mas esse euro feioso, custa tudo isso, é só um papelão e cubinho", ou o inverso ai nesse e outros casos da Stonemeyer, mas acho que se esquece de avaliar a produção cultural ali dentro.

    Pergunto: se o valor é apenas o físico/componentes então todo livro de 200 páginas tem que ter o mesmo valor? Não importa se um é de um autor iniciante tentante escrever um romance despretensioso e o outro de um renomado cientista que descobriu o sentido da vida? 


    Dito isso, acho perfeitamente válido que aquele protótipo feioso, digo, o Chain Food Magnate custe o valor que for à quem queira pagar e da mesma forma o supostamente "razo" Tapestry seja por ser de alguém renomado ou produção top notch.


    Some isso ao fato de que cada um pode pagar o que quiser, pelo que quiser ou não, me parece descabido diminuir um jogo pelo seu preço. Vai ver o cara quer um jogo bonito pra deixar de enfeite na mesa ué. AHUahUa 


    Até acho válido fazer um movimento "anti-jogo" caro, afinal, isso sobe a régua do mercado, e se nós consumidores queremos preços melhores não podemos comprar tudo que for caro, mas isso é outro plot. O ponto é: diminuir os jogos tecnicamente por ser caro ou não, não me parece coerente.
    Fica ai minha reflexão a quem quiser ler.

    E arte não tem valor cultural? A arte do jogo é objetivamente feia, e isso não pode ser levado em conta na hora de criticar o valor do jogo? Pq se arte também entra nesse "valor cultural", então não tem nada de errado na crítica do autor do tópico 

    4
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium11/10/19 10:03
    Bombardium » 11/10/19 10:03

    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Se você acha que vale cobrar 800+ por um jogo inacabado é com você irmão, cada um realmente gasta dinheiro com o que quiser.

    5
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium11/10/19 10:07
    Bombardium » 11/10/19 10:07

    isR34L::
    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Concordo com o @GabrielAlmeida, embora não ache que o @Bombardium tenha agido de "ma fé" na sua crítica (não que o Gabriel tenha insinuado isso), apenas se exaltou um pouco :P


    Em fim, acho que "diminuir" o "valor técnico do jogo", pelo "valor do jogo", numa análise crítica, inválida. Explico: o valor monetário é movido pelo mercado, o valor técnico não (em menor escala dependendo da época da avaliação). Esperar que o jogo de 800 seja PICA DAS GALAXIAS™, faria você achar que não pode esperar nada daquele Castles of Burgundy de 150 pilas ou mesmo um Tikal da Super Meeple (que tem altas produções inclusive). É é comum dizer que "Mas esse euro feioso, custa tudo isso, é só um papelão e cubinho", ou o inverso ai nesse e outros casos da Stonemeyer, mas acho que se esquece de avaliar a produção cultural ali dentro.

    Pergunto: se o valor é apenas o físico/componentes então todo livro de 200 páginas tem que ter o mesmo valor? Não importa se um é de um autor iniciante tentante escrever um romance despretensioso e o outro de um renomado cientista que descobriu o sentido da vida? 


    Dito isso, acho perfeitamente válido que aquele protótipo feioso, digo, o Chain Food Magnate custe o valor que for à quem queira pagar e da mesma forma o supostamente "razo" Tapestry seja por ser de alguém renomado ou produção top notch.


    Some isso ao fato de que cada um pode pagar o que quiser, pelo que quiser ou não, me parece descabido diminuir um jogo pelo seu preço. Vai ver o cara quer um jogo bonito pra deixar de enfeite na mesa ué. AHUahUa 


    Até acho válido fazer um movimento "anti-jogo" caro, afinal, isso sobe a régua do mercado, e se nós consumidores queremos preços melhores não podemos comprar tudo que for caro, mas isso é outro plot. O ponto é: diminuir os jogos tecnicamente por ser caro ou não, não me parece coerente.
    Fica ai minha reflexão a quem quiser ler. :)

    Sim, eu pistolei. Quando eu disse que ia traçar um paralelo era impossível não tocar no preço dos dois.
    Eu sei que o jogo tem tiragem pequena e blablabla insira aqui aquele monte de desculpas de gente que defende esse preço abusivo por um jogo totalmente em branco.
    Mas ele merecia ter arte. Provavelmente ele seria bem mais popular do que ser considerado um jogo quase cult.

    3
  • isR34L
    1168 mensagens MD
    avatar
    isR34L11/10/19 10:09
    isR34L » 11/10/19 10:09

    Animoita::E arte não tem valor cultural? A arte do jogo é objetivamente feia, e isso não pode ser levado em conta na hora de criticar o valor do jogo? Pq se arte também entra nesse "valor cultural", então não tem nada de errado na crítica do autor do tópico 

    Concordo com você que tu pode dar peso pra arte. Mas como entrar no espectro da arte, é automaticamente subjetivo E ainda tem os outros méritos de design que o próprio autor levantou, automaticamente julgar que pagar 800 um jogo feio é absurdo não me parece correto. Não concorda? E digo mais: eu não pagaria, mas não acho absurdo quem pague. AHUahuahu

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
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    Bombardium11/10/19 10:11
    Bombardium » 11/10/19 10:11

    Animoita::
    isR34L::
    GabrielAlmeida::
    Bombardium::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.

    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.

    Concordo com o @GabrielAlmeida, embora não ache que o @Bombardium tenha agido de "ma fé" na sua crítica (não que o Gabriel tenha insinuado isso), apenas se exaltou um pouco :P


    Em fim, acho que "diminuir" o "valor técnico do jogo", pelo "valor do jogo", numa análise crítica, inválida. Explico: o valor monetário é movido pelo mercado, o valor técnico não (em menor escala dependendo da época da avaliação). Esperar que o jogo de 800 seja PICA DAS GALAXIAS™, faria você achar que não pode esperar nada daquele Castles of Burgundy de 150 pilas ou mesmo um Tikal da Super Meeple (que tem altas produções inclusive). É é comum dizer que "Mas esse euro feioso, custa tudo isso, é só um papelão e cubinho", ou o inverso ai nesse e outros casos da Stonemeyer, mas acho que se esquece de avaliar a produção cultural ali dentro.

    Pergunto: se o valor é apenas o físico/componentes então todo livro de 200 páginas tem que ter o mesmo valor? Não importa se um é de um autor iniciante tentante escrever um romance despretensioso e o outro de um renomado cientista que descobriu o sentido da vida? 


    Dito isso, acho perfeitamente válido que aquele protótipo feioso, digo, o Chain Food Magnate custe o valor que for à quem queira pagar e da mesma forma o supostamente "razo" Tapestry seja por ser de alguém renomado ou produção top notch.


    Some isso ao fato de que cada um pode pagar o que quiser, pelo que quiser ou não, me parece descabido diminuir um jogo pelo seu preço. Vai ver o cara quer um jogo bonito pra deixar de enfeite na mesa ué. AHUahUa 


    Até acho válido fazer um movimento "anti-jogo" caro, afinal, isso sobe a régua do mercado, e se nós consumidores queremos preços melhores não podemos comprar tudo que for caro, mas isso é outro plot. O ponto é: diminuir os jogos tecnicamente por ser caro ou não, não me parece coerente.
    Fica ai minha reflexão a quem quiser ler.

    E arte não tem valor cultural? A arte do jogo é objetivamente feia, e isso não pode ser levado em conta na hora de criticar o valor do jogo? Pq se arte também entra nesse "valor cultural", então não tem nada de errado na crítica do autor do tópico 

    Exato. A arte é a porta de entrada pra QUALQUER jogo hoje.
    Darei um exemplo de algo acontecendo agora. Vocês acham que existem filas e filas pra comprar qual Brass? O de 2007 ou o que a Roxley fez que está completamente LINDO? (MELHOR Euro do ano no Brasil por sinal)
    É a mesma lógica do porque você não come uma coxinha quando o frango tá ficando verde.
    O jogo precisa de um equilíbrio. Hoje não tem essa de "é ótimo mas é feio" ou vice versa, nós temos que ser criteriosos pra não sermos engolidos por esse mercado.

    4
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium11/10/19 10:14
    Bombardium » 11/10/19 10:14

    Guilherme.felga::
    visribeiro::Só por curiosidade, quantas partidas de ambos os jogos você jogou ?


    Também fiquei com essa curiosidade.

    E mais: de que forma vc acha que o tema, a arte e as mecânicas estão bem integrados nos dois?

    Eu gosto do tema do Food chain, acredito que nesse quesito ele não deixa a peteca cair. Até porque ele tem que ter um atrativo, no caso dele é puramente mecânico e o tema tá ali na minha opinião.
    Vai ter gente que dirá que é abstrato, e eu até entendo esse argumento....
    Tapestry, que tema?

    1
  • gabriel
    1505 mensagens MD
    avatar
    gabriel11/10/19 10:50
    gabriel » 11/10/19 10:50


    Animoita::
    GabrielAlmeida:::
    Bombardium:::
    Isso chega a beirar o ridículo do quanto é desrespeitoso um jogo desses custar 800 reais pra cima.


    Para mim, esse comentário é desrespeitoso. Não acho correto lastrear o valor de um jogo apenas em sua qualidade de produção, principalmente levando em consideração a riqueza do esforço criativo em jogos como os da Splotter, GMT, Capstone, Sierra Madre e afins. 
    Se considerar ainda o contexto de criação e produção da Splotter propriamente dita, então, quem conhece a história da empresa sabe o quão absurdo é esse comentário.


    Eu compro produtos, não história da empresa. Então o valor é absurdo sim.



    Concordo, mas o que eu quis dizer não tem absolutamente nada a ver com isso. O que eu quero dizer é que conhecer a história da Splotter ajuda a entender por que os jogos deles são caros. Seguem algumas threads e textos que podem ajudar na compreensão:

    https://medium.com/@we_the_meeple/who-is-splotter-spellen-and-what-makes-their-games-the-best-69b897de1c1e
    https://boardgamegeek.com/thread/1792472/what-charm-splotter-titles/page/1
    https://www.reddit.com/r/boardgames/comments/ac0h8x/is_splotter_trolling_the_boardgame_community/
    https://boardgamegeek.com/thread/1691216/why-so-expensive
    https://boardgamegeek.com/thread/1760985/why-do-they-print-so-few

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