Edlomax::Essa regra realmente é muito mal explicada no manual, mas o que entendi depois de alguma pesquisa foi o seguinte:
Quando um zumbi ataca, ele "rouba" um Equipamento qualquer do Sobrevivente, caso tenha. Pode ser da mão ou da mochila (o jogador escolhe), e imediatamente entra uma Carta de Ferimento no lugar do Equipamento perdido. Se não tiver Equipamento, então só coloca a Carta de Ferimento no inventário (qualquer lugar).
Quando o Sobrevivente organizar seu inventário posteriormente, poderá mudar a Carta de Ferimento de lugar.
Assim, o pior caso seria ter só um Equipamento na mão, pois assim vc além de perder um Equipamento, ainda ficaria com um Ferimento ocupando a mão. Te obrigando a gastar uma ação depois para trocar o Ferimento de lugar.
E os casos menos ruins seriam, por exemplo, vc não ter equipamento nenhum OU ter um Equipamento na reserva OU ter a máscara.
Portanto, sobre a dúvida do tópico, caso a panela estivesse na mão do Doug, ele perderia a panela e ficaria com uma Carta de Ferimento ocupando esta mão.
Caso a panela não estivesse na mão e sim na reserva, o Doug ainda perderia a panela, que seria imediatamente substituída pela Carta de Ferimento da mesma forma. A diferença é que neste caso ele ainda manteria a mão livre, já pronta pra empunhar uma nova arma posteriormente.
Perfeita explicação.
Sempre que eu explico o ZC para alguém, eu tento trazer algumas coisas para uma certa "realidade". Essa regra por exemplo, eu sempre suponho o seguinte cenário: Estamos em um recente mundo pós apocalipse, são pessoas comuns que nunca precisaram usar armas ou combater qualquer tipo de perigo na sociedade atual. Então imagine-se de frente à um zumbi ou grupo de zumbis, você tem medo (claro), ele te atinge e você sem habilidade/habitualidade alguma com arma ou equipamento, no susto ou medo vai soltá-la com certeza (ninguém é o Leon, Chris ou Clarie no jogo)
Da mesma forma uso esse exemplo para a prioridade de tiro na mesma zona, porque uma pessoa que nunca atirou antes, tem uma probabilidade muito grande de errar o tiro e acertar o próprio companheiro.
Como dito na citação, se você tiver um só equipamento no inventário (mão ou mochila) ela vai cair e o personagem vai ficar sem equipamentos. Na próxima rodada você poderá usar 2 ou mais ações para sair da zona (se tiver ações suficientes para a quantidade de zumbis) ou alguém te salvar, matando os zumbis. (Lembrando que não pode haver troca de equipamentos enquanto tiver um zumbi na mesma zona).