Joguei Brass Birmingham com 3 jogadores no Meeple Carioca, evento às terças-feiras no restaurante Balaio. Brass Birmingham é um jogo de construção de rotas e gerenciamento de mão com tema da revolução industrial. É muito legal como o mapa começa com alguns mercados distantes pré-definidos, e todo restante é construído pelos jogadores.
Antes da partida começar, apenas com as regras lidas e experiência com outros jogos semelhantes (Brass antigo, aka Lancashire, e Age of Industry), pensei em tentar uma estratégia para manipular o consumo/oferta de carvão no jogo. A ideia era gerar rendimento e aumentar o valor do recurso. Porém meu plano para executar não estava claro.
A preparação inicial demonstrou que seria um jogo apertado, além de um mercado não entrar em jogo com 3 jogadores, outro também foi anulado devido a um tile de consumo em branco (Gloucester). Portanto eram 2 pontos de venda bem específicos e um geral. Com a ideia de gastar carvão em mente ainda, busquei iniciar a partida próximo a Oxford e seu mercado variado.

Consegui desenvolver a partida bem, fazendo na primeira Era duas boas vendas de cerâmica e manufaturado. Terminei com mais pontos, mas infelizmente apenas uma indústria de segunda geração no tabuleiro. Na segunda Era, com apenas um tile na mesa, o foco da minha partida mudou para o norte, com o mercado de algodão em Warrington e joguei relativamente isolado. Mantendo um rendimento baixo, em comparação aos demais, acabei usando mais ações para empréstimos. Conseguí uma razoável rede de ferrovias, mas sofri para vender algodão porque os pontos de cerveja estavam distantes, e eram consumidos rapidamente.
As ferrovias me renderam uma boa pontuação (30), mas as indústrias viradas foram menos eficientes. Com isso terminei em terceiro. Inversamente, o vencedor fez indústrias muito eficientes, marcando 80 pontos na segunda era, alcançando 155 pontos totais. Seguido por 122 e eu terminei com 120.
A ideia inicial foi um fracasso, é bem difícil tentar manipular o mercado. Talvez seja possível conseguir isso, se o desenvolvimento do jogo for ao encontro da estratégia. Mais importante pareceu ter algum foco, ambos adversários alcançaram o fim das trilhas em alguma indústria. Por fim, é muito importante prestar atenção aos adversários. Infelizmente pensei mais nos planos, deixei eles jogando livres e fui punido por bons adversários.