rzirbes::Parabéns pela iniciativa de juntar a gurizada para jogar, quero e vou fazer algo parecido na minha cidade que possui quase 300 mil habitantes, uma loja, e poucos jogadores.
Tenho amigos que fazem um encontro mensal em uma hamburgueria colocando seus jogos a disposição do pessoal e explicando os mesmos, tudo para divulgar o hobby.
Não adianta, o hobby no geral, ainda está pequeno no Brasil e por isso as empresas não vão, e nem podem, investir em divulga-lo pois é muito provável que o retorno não será positivo, infelizmente.
Mas, poderia se pensar em fazer algo com as lojas locais, um incentivo pequeno, vindo tanto do distribuidor quanto da loja para divulgar os jogos. Uma maneira que vejo seria eventos, como muitos jogadores fazem em suas cidades, sem receber nada.
Na minha cidade tem uma loja apenas, repito 300 mil habitantes, mas eles focam em Magic e Pokemon que é o que da mais retorno a eles. Possuem um espaço bem legal, várias mesas, loja localizada no centro da cidade, perfeito para tentar chamar novos jogadores mas nunca fizeram nada em relação a jogos de tabuleiro. Não conheço bem os donos, mas são uma gurizada de uns 30 anos, já falei com eles sobre fazer um evento de jogos mas me disseram que não tinham muito interesse visto que a venda de jogos, para eles, não é expressiva no seu faturamento.
Mas vamos que vamos, o hobby está crescendo no Brasil e muito disso é resultado do trabalho como o do Rodrigo aqui, juntar pessoas, mostrar o quanto é divertido e deixar a "semente" crescer.
A dificuldade é aquela saída da caverna de Platão.
Todo mundo diz: "eu não curto essas coisas".
Eu digo então: você nem conhece os jogos modernos, não sebe se curte.
Ouço: "Mas eu jogo com meu filho/sobrinho".
Eu digo: então está jogando os jogos errados, não são nem para adultos.
O problema atual é que as pessoas já "sabem" de tudo, quando ouvem algo que modificaria seu mundinho, a mudança é rechaçada. Todo mundo quer ficar na caixinha, fazer as mesmas coisas igual todo mundo.
Daí se eles experimentam, dizem: "eu gostei desse jogo" (de forma a reduzir para "esse" dentre todos do universo)
Eu já emendo: isso você diz pois não conhece outros também bons.
É sempre uma barreira, as pessoas estão gravadas na pedra.
Vai muita calma para que elas descubram o que gostam e nem sabem! kkkkkkkkkkkkk.