Postagem do Canal!
No Thanks! lançado no Brasil pela
editora Papergames é um jogo para 3 a 7 jogadores, simples, divertido, rápido e que vai colocar toda a
família e
amigos ao redor da mesa para dar muitas risadas e tentar dizer sempre que possível "Não, obrigado".
Como se joga No Thanks?
Cada jogador recebe uma quantidade de fichas (de acordo com o número de participantes). O baralho de 33 cartas; que vão do número 3 ao 35) é embaralhado e nove cartas são retiradas e as cartas restantes formam o baralho que será usado na partida, que está pronta para começar.
Seu objetivo em No Thanks é:
Fazer o mínimo de pontos possível.
Os pontos que serão contabilizados para você são as cartas que você pegou durante a partida, ou seja, você quer pegar menos cartas e sempre que possível com os menores valores.
A partida começa ao revelarmos a primeira carta do baralho e o jogador inicial (bem como os demais) possuem as seguintes opções:
- Colocar uma ficha SUA sobre a carta e passa-la para o jogador à sua esquerda. Se você não tiver fichas para colocar na carta, deve obrigatoriamente pega-la (com todas as fichas que estiverem sobre ela).
Cada ficha que você possuir ao final da rodada são pontos que serão subtraídos do total de pontos que você fez com as cartas que pegou. Por exemplo, se eu peguei as cartas 5, 8 e 10 eu fiz 23 pontos. Entretanto se eu tenho 10 fichas, eu vou subtrair 10 do meu total, sendo nesse exemplo 23 - 10 totalizando 13.
Como seu objetivo é fazer menos pontos, as fichas lhe ajudarão nesse sentido.
Outra possibilidade que o jogador tem é:
- Pegar a carta para si, colocando-a em sua área de jogo. Se existirem fichas sobre a carta, você pega tudo para você também.
Essa carta agora é a pontuação que aquele jogador tem. E as fichas que ele pegou são todas dele.
Ele então abre uma nova carta e decide:
- Coloca uma ficha e passa OU
- Pega a carta para si
Todas as cartas que o jogador possuir em sequência (Exemplo: 1,2,3,4) será contabilizada como pontuação para ele APENAS A CARTA de menor valor. No exemplo anterior, o jogador teria apenas 1 ponto.
Assim que as cartas do baralho terminarem, cada jogador contabiliza seus pontos das cartas, subtrai o valor das fichas para ter sua pontuação final. É legal jogar algumas rodadas (3, 4) e somar os pontos. Quem tiver a menor pontuação vence!
Acessibilidade
Não existe dependência de cores, pois embora coloridas, as cartas possuem a numeração, que é a informação mais relevante ali.
Os jogadores não precisam segurar as cartas, outro ponto importante para quem eventualmente tem dificuldades com isso.
As fichas podem ser colocadas no colo do jogador, no bolso da camisa, em um saquinho, onde ele preferir, não sendo portanto um problema.
Dá para jogar com crianças?
SIM, porém somente com os maiores, à partir de 7, 8 anos. Embora No Thanks! seja extremamente simples nas suas regras, ele tem um elemento de blefe, forçar sua sorte e dar uma calculada nas possibilidades e pontuação dos adversários.
Evidente que pode ser jogado de um modo mais descontraído, mas esses elementos são o charme do jogo, e a criançada precisa entende-los minimamente.
O que achamos do No Thanks!
Obrigatório na sua coleção! Se você gosta de jogos rápidos, para jogar com a galera, com a família e com o pessoal que não está acostumado a jogar, No Thanks! é o jogo ideal.
Ele tem um elemento de blefe, pois suas fichas são escondidas, então ninguém sabe ao certo se você ainda pode colocar fichas e passar a carta adiante.
Além disso é preciso saber a hora de arriscar, pois pegar cartas cheias de fichas e tentar fazer uma sequência é uma opção interessante em muitos casos. Você também pode tentar quebrar uma sequência de outro jogador, avaliando se vale à pena ou não.
Como 9 cartas serão sempre removidas do baralho à cada partida você não tem como ter certeza se é possível ainda fazer aquela sequência, deixando o jogo tenso e muito divertido.
Pontos Positivos:
- Ideal para família e amigos, pois comporta até 7 pessoas
- Ótima relação custo x benefício
- Tem algumas idéias muito legais (como o blefe) que os jogadores são sacando e aprendendo à medida que jogam, deixando as partidas muito divertidas.
- Super simples e rápido de explicar
Pontos de atenção:
- É um jogo onde o fator sorte tem um peso significativo, então se você não curte esse tipo de proposta talvez não seja para você
No Thanks! é aquele jogo que você não consegue jogar só uma partida, pois ele é rápido, inteligente e que vai leva-lo à pensar bem se é hora (ou não) de usar toda a sua educação e dizer "No, Thanks!"
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?