
Bohnanza foi um dos primeiros jogos que tive contato do Uwe Rosenberg, logo quando estava iniciando no hobby, e foi amor a primeira vista!
O jogo gira em torno das trocas e negociações de cartas, e tudo foi muito bem construído para forçar que o jogador faça trocas, mesmo que nem seja tão vantajoso.
Suas regras são simples, mas ao mesmo tempo muito inteligentes e elegantes.
A limitação de não poder trocar a ordem das cartas na mão, é bastante inusitada e faz toda a diferença durante a partida.
Muitas vezes, você se vê numa situação em que é melhor dar uma carta de graça pra outro jogador, só pra tirar ela da frente de outras mais interessantes na sua mão. Ou até aceitar uma oferta um tanto absurda feita por outro jogador, como 3 cartas por 1, pra conseguir um feijão que falta na sua plantação.
Apesar de ter uma boa dose de sorte envolvida na compra das cartas, acaba se sobressaindo o jogador que melhor souber negociar e gerenciar as cartas de sua mão. Promessas, blefes, e saber aproveitar boas oportunidades de trocas são essenciais nesse jogo.
Bohnanza é um ótimo jogo de entrada para novos jogadores, mas também brilha bastante em mesas com jogadores mais experientes.
Rápido, leve, e divertido! Sempre recomendo e levo comigo pra festinhas e encontro de amigos.