rzirbes::Joguei o jogo ontem, 4 jogadores, quase 3 horas e meia de jogo e no fim não foi tão divertido quanto imaginava.
No início tudo foi novidade, tabuleiro, tokens, marcadores, imagens, tudo chamou a atenção e me deixou animado.
Nos primeiros turnos cada jogador meio qie seguiu para um lado, acompanhavamos cada jogada para enteder o jogo e pensar na estratégia a ser seguida.
Ao decorrer do jogo percebi que a interação entre os jogadores é quase zero, cada um faz o seu e pronto. E isso foi um dos aspectos que já não gostei, pois não teve como saber, nem de perto, quem iria ganhar o jogo, isto é, não tem como barrar oitro jogador pois está dispontando, cada um por si e no final veremos o vencedor.
Do meio para o final da partida ninguém mais acompanhava a jogada dos adversários pois você vai acumulando cartas em sua área de jogo que possuem poderes que são acionados quando você faz esta ou aquela jogada, então um jogador fazia uma jogada, que parecia simples, mas dai as cartas da mesa começavam a acionar e os oponentes se perdiam na metade do caminho ao tentar entender o que o jogador acabou de fazer.
Você mesmo acaba se perdendo e esquecendo de acionar cartas pois é muita coisa para cuidar.
Por fim, a pontuação final é quase impossível de se prever, dos adversários, ou melhor, de todos pois eu não tinha noção de como iria me sair de tantas cartas acumuladas. E como disse, cada um fez seu jogo, com uma mínima interação entre os jogadores o que fica quase impossível tentar bloquear alguém qie está dispontando.
Resumo, no início foi divertido mas da metade para o fim foi um pouco massante e decepcionante, eu venci esta partida mas sai do jogo com uma sensação de derrota.
Se tivesse só este jogo para jogar, jogaria de novo, mas só assim mesmo.
Joguei ele em um evento de jogos, não comprarei ele.
Também falo após uma única partida. Feito esse disclaimer, vamos lá:
O problema principal do jogo é ser muito demorado. Realmente, dura quase 4 horas. E tem um monte de regrinha que leva a olhar o manual toda hora.
Eu concordo que é difícil saber o que está nas cartas dos adversários. É um problema típico de todos esses jogos de baralho com texto. Mas o tabuleiro pessoal dá uma boa ideia do que a pessoa está buscando e com isso dá para marca-la, caso isso seja sua prioridade.
Não me incomoda não saber exatamente quem está ganhando. Acho isso até bom.
O que aconteceu comigo nessa partida e que como eu ainda não tinha incorporado bem o sistema de pontuação, não sabia avaliar bem a força das cartas e das ações. Fui fazendo os objetivos que o meu tabuleiro propunha, sem me preocupar muito em ganhar o jogo. Acho que isso melhora com o tempo
Acabei ficando em segundo, numa partida que foi satisfatória (fiz quase tudo o que me propus, consegui lidar bem com a questão de ter cartas que combinassem com as ações, etc.).
Enfim, achei o jogo bom. Mas não é a oitava maravilha do universo. Não é um jogo que eu tenha vontade de comprar.