fskinner::Você é daquelas pessoas que se vai num restaurante e, se a comida tá ruim, a resposta é “faz melhor então”? Se eu reclamar, eu tenho que conseguir/saber oferecer um serviço melhor? Se as pessoas reclamam elas tem que abrir uma editora? Se voce reclama do presidente voce tem que se candidatar então?
Boa, parabéns. Faz 0 sentido esse argumento 
Concordo, só temos que lembrar que antes da paixão pelo hobby somos CONSUMIDORES/CLIENTES se eu posso reclamar de um péssimo serviço de um produto, o kilo do feijão que ta caro, do arroz ou da carne no supermarcado, do valor dos carros "populares" por que não podemos reclamar dos preços dos jogos?
Acho meio complicado essa posição de quem defende os preços das editoras. Como consumidor eu acho caro independentemente dos custos que a editora tem. Também sei que precisam lucrar para continuar viável e com isso trazer mais lançamentos. Mas acima de tudo, repito, sou consumidor e por que não posso reclamar dos preços?
Imagine a situação, vou a uma concessionária comprar um carro e outro cliente está reclamando dos preços do carro, eu chego perto dele: "Veja bem, não é assim, as montadores tem um custo e precisam de seu apoio para continuar no país gerando empregos para os brasileiros. Se não quiser apenas não compre ou simplesmente abra uma fábrica de carros". Claro que o vendedor ao lado está quase me beijando e o outro cliente quase para me matar kkkkkkkkkkkkkkkk.
O que não concordo é a atitude de alguns xingando de mercenárias as editoras, da mesma forma que, como consumidor, posso reclamar do preço do jogo, as editoras tem total direito de colocar o valor que quiser.