Em Wingspan os jogadores são ornitólogos, ou seja, estudiosos de pássaros. E vocês querem construir seu aviário atraindo as melhores aves para ele.
O jogo apesar de uma temática no mínimo inusitada, atraiu muitos jogadores por sua qualidade na arte, seu jeito simples de jogar e pela qualidade do jogo.
O wingspan virou uma febre no mundo dos boardgames, que com certeza foi uma surpresa pra muita gente, incluindo a sua designer Elizabeth Hargrave.

As mecânicas do jogo são: Engine Build, gestão de mão e rolagem de dados. E devo dizer que quando o combo funciona é muito legal de ver.

O JOGO:
O jogo é bem simples de aprender, tem apenas 4 ações principais que você pode fazer
1. Jogar um pássaro: Você pode jogar um pássaro da sua mão para o seu tabuleiro pagando o custo necessário em comida e ovos.
2. Coletar comida: Você pode pegar um ou alguns (depende de quantos passaros você já tenha na Floresta) recursos marcados nos dados no comedouro (ele é lindo né?)

3. Botar ovos: Aves precisam de ovos né? Essa ação lhe permite botar uma certa quantidade de ovos em quaisquer pássaros do seu tabuleiro

4. Pegar cartas de pássaro: Essa aqui serve pra você aumentar as opções de pássaros que você pode jogar no aviário, e com ela você puxa uma certa quantidade de cartas de pássaro.

Parece bem simples né? E é mesmo! Mas, como (quase) todo engine build, o jogo vai ficando um pouco mais difícil durante a partida, quando suas ações levam a outras ações que levam a bônus, etc.
Os pássaros também tem poderes que ajudarão a manter o motorzinho do seu aviário funcionando em 100%, existe 3 tipos dele:
1. Quando jogado (branco): Você ativa o poder assim que joga o pássaro no seu tabuleiro
2. No turno de outra pessoa (rosa): Você pode ativar uma vez entre seus turnos quando os requisitos forem realizados
3. Quando ativado (marrom): Você pode ativa-lo usando a ação da linha em que ele está (Ganhar comida, botar ovos ou pegar cartas)
A pontuação desse jogo já é algo mais complexo, quase tudo nele vale pontos, como: Aves (cada uma tem sua quantidade de PV), ovos, cartas bônus (se você conseguir cumprir o objetivo), cartas com comida em cima, cartas em baixo dos seus pássaros.
Como eu disse, tudo é ponto, principalmente ovos.
Para mim o sucesso de Wingspan foi algo muito natural (como um bater de asas), pois o tema é bem forte nele e não apenas algo forçado para um jogo abstrato.
Sem contar que a mecânica do jogo em si é boa e é muito divertido só parar para admirar as aves e todas as suas informações nas cartas.