Chinini::marciusfabiani::Acho comum. Acho até que, nos torneios, esse é o procedimento adotado geralmente. Inclusive, existe a tal "variante estratégica", na qual você fica com dois tiles na mão sempre: quando chega sua vez, você escolhe um deles pra jogar, e no fim do seu turno você repõe a mão pra dois tiles.
Aproveitando a tua experiência, essa variante estratégica existe em torneios oficiais?
Que eu saiba, não. No máximo, eles permitem que você compre seu tile no final do seu turno, como vocês podem ver, por exemplo, nesse vídeo, que é a final do campeonato norte-americano de 2017, que acontece na Gen Con:
https://youtu.be/Zq7sBpsxoRc
As editoras do Carcassonne em vários países organizam os campeonatos nacionais. Os vencedores dos campeonatos nacionais representam seus países no campeonato mundial em Essen, que já acontece desde 2006. A partida final geralmente conta com a presença do designer, Klaus-Jürgen Wrede, e é jogada com tiles maiores, com os jogadores ganhando mais tempo de relógio pra compensar as idas e vindas entre a mesa de jogo e a mesa dos tiles, todos jogando em pé.
Vídeo da final de 2017, vencida pelo polonês Tomasz Preuss:
https://youtu.be/jScH50A-hp4
A melhor colocação de um brasileiro foi o quarto lugar de 2015, conquistado por Humberto Fukuda. Pra quem acha que Carcassonne tem muita sorte, a mesma pessoa, o alemão Ralph Querfurth, venceu quatro dos cinco primeiros mundiais. E, entre 2013 e 2017, o grego Pantelis Litsardopoulos participou de todas as finais, ficando em primeiro em 2013 e 2015 e em segundo nos outros três anos. Lembrando, é claro, que as partidas de torneios oficiais de Carcassonne são jogadas sempre entre apenas dois jogadores.
As regras do campeonato mundial são praticamente as mesmas que vêm na caixa do jogo, com uma diferença importante: cidades completas com apenas dois tiles dão apenas 2 pontos, e não 4 pontos. Essa regra era usada na primeira edição do jogo e também foi usada em outras implementações do Carcassonne, como, por exemplo, em Carcassonne: The Discovery. É uma regra que eu gosto de usar em partidas mais competitivas, e o BGA também apresenta essa opção.