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  3. Root
  4. Root e A Lenda do "Jogo Mito"

Root e A Lenda do "Jogo Mito"

Root
  • avatar
    isR34L19/08/19 13:10
    avatar
    isR34L
    19/08/19 13:10
    1168 mensagens MD

    Root e A Lenda do "Jogo Mito"

    Jogando sempre, porque sei que vai melhorar…


    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*t-EWIy3RZVpxbSLXRZt9Xw.png

    Que arte!

    Prêmio Spiel des Djows para Melhor Arte Cartunesca de um Jogo Pesado pra Caramba.


    Em algum momento lá de novembro do ano passado me vi tentado a conhecer mais sobre o queridinho do momento, o famigerado Root. Todo mundo já sabe porquê ele é tão famoso: arte espetacular que chama atenção de qualquer um. E isso vende jogo não é mesmo? Os Ameritrashes estão ai para provar, e escrevo isso sem desmerecimento, que o tema sozinho pode acabar atraindo todo tipo de jogador, até mesmo aquele party gamer que detestaria o jogo depois de descobrir a dura realidade da natureza da obra. Mas é claro, os atrativos não param por aí.

    Root tem uma bagagem mística para o jogador pseudo-experiente no hobby (eu me incluo aqui), aquele que talvez já tenha ouvido falar de Die Marcher, porém nunca jogou. Esse jogador semi experiente, já passou horas lendo artigos obscuros no BGG sobre grupos de war gamers de 60+ anos de idade, veteranos de guerra, que se encontram todo final de cada mês para uma partida de 10 hrs. War Games residem em um micro nicho, que nós pseudo-experientes só ouvimos falar, mas nunca tivemos a oportunidade de jogar. E veja só, ousam colocar Root mordendo a beirada desse nicho, mas claro lemos tanto ao ponto de saber que tal comparação é absurda por si só. O desdobramento não para por aí, pois o que é dito ser uma influência realmente grande, são os jogos da série COIN, que você também leu a respeito, mas também nunca jogou. Os míticos jogos super assimétricos, densos , hiper temáticos que simulam conflitos históricos. Você assim como eu, provavelmente já foi seduzido por essa ideia, mas também nunca teve o prazer de experimentar. 

    E ai você pensa: "queria jogar um War Game / COIN, mas não tenho nenhum jogo desse, é difícil achar". E pensa mais uma vez: "preciso de jogadores hardcore que estejam dispostos a mergulhar nisso aí". E ai você pensa mais uma pouco: "esse mesmo grupo tem que curtir contextos históricos específicos para conseguir se inserir no tema". E por último concluí: "E como diabos vou achar mais 3 pessoas que atendem a isso aí tudo para fechar uma mesa?"

    E Root surge prometendo isso tudo. Arte incrível com tema infantil num contexto militar que vai chamar a atenção de muita gente, baseado em COIN com todo o pacote assimétrico, rico em conflitos e que apesar de pesado foi criado para ser um COIN Gateway. E ainda: lançado no Brasil.

    https://media.giphy.com/media/yAYZnhvY3fflS/giphy.gif

    Onde eu assino?


    E a pergunta que fica é: vale a pena?

    Um review de Root, 15 partidas depois.

    Obviamente não vou falar de regras aqui, você é o jogador pseudo-experiente, já decorou todas as regras, viu N vídeos, sabe até dos tópicos obscuros falando sobre rebalanceamento no BGG. O que posso dizer é que:

    Vale a pena, porém você tem que atender a uma penca bem grande de pré-requisitos.

    1- Não é leve. Apesar do core do jogo ser simples, e até as facções serem simples em regras, uma explicação para jogadores que foram atraídos apenas pelo tema, mas que esperam aprender na hora, vai ser longa e entediante. Na realidade, independente da experiência, uma explicação completa, vai ser longa e entediante.

    2- Não é óbvio na primeira partida. Nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta […] Os caminhos para a vitória não são óbvios, apesar de que o objetivo de todos seja marcar 30 pontos. Existe sutilezas que só jogando várias vezes começam a serem evidenciadas. Por exemplo, dependendo do meta-jogo do seu grupo, é fácil achar que o Malandro é o mais forte, quase desregulado, mas o pessoal que acha isso está criando itens para ele logo no turno 1 a troco de PVs que são irrelevantes no começo. É algo simples, mas que só vai começar a ficar evidentemente depois de uma série de partidas. E esse é só um dos exemplos.

    3- As Regras não são exatamente elegantes. Existem várias excessões, e poréns que são difíceis de acertar nas primeiras sete partidas… ou mais (!). Levamos tempo até de fato começar a jogar certo, e com erros sutis que estavam quebrando o balanceamento do jogo.
    Então temos um jogo pesado, que atrai muita gente por conta da sua apresentação e que como você pode ver, demanda muito comprometimento e repetição. E eu te pergunto: qual foi a última vez que você jogou um "lançamento" 5x ou mais? Eu adquiri um Wingspan recentemente e troquei depois de apenas duas partidas. Não era pra mim, não vi muito espaço para melhora no que o jogo se propunha. E qual o porquê do Root ter sobrevivido? Mesmo com esse peso todo ele é divertido na partida número 1?

    Não. Sim. Talvez.

    https://media.giphy.com/media/NRXleEopnqL3a/giphy.gif

    O que esta acontecendo?




    A Lenda do "Jogo Mito"

    Você lembra do Scythe? O queridinho de 2017, arte fantástica, miniaturas, tema diferenciado, eurogame com robôs e guerras. Eu poderia redigir essa propaganda de forma semelhante com o que fiz com o Root lá no inicio desse texto. Em determinas circunstâncias, que envolvem marketing bem feito, game design que favoreça exploração do próprio design, narrativa/expectativa do público e seu timing como jogador fazem com que você:
    Compre um sonho.

    E ai nasce o "Jogo Mito". Um jogo que transcende o papelão, um jogo que ja é uma idéia. Essa idéia é tão forte, que talvez você queira jogar ele mesmo depois de ter confirmado que ele nem é tão bom. O jogo mito te coloca num estágio em que você sempre acredita que a próxima partida será "A Partida". É nessa partida que vai acontecer o estalo, o momento em que o jogo vai entregar tudo aquilo que foi vendido, todas os seus anseios mais profundos, a partida que vai fazer você compreender o mito, se tornar um com ele, ser o jogo que você criou dentro da sua cabeça.


    E essa partida nunca vem.

    Porém, ainda assim, parece que sempre tem algo melhorando, um novo aspecto que havia passado batido. Uma regra errada, uma estratégia diferente. Parece que o jogo merece no mínimo, mais uma partida.

    E foi assim que joguei Root 12x em 4 dias seguidos. Foi assim que nasceu mais um Jogo Mito. Que como Scythe, mesmo não gostando tanto quanto o que eu gostaria no momento 1, eu ainda queria jogar mais uma vez, pois eu achava que ia encontrar alguma coisa a mais. Não me parecia possível que o eu não estivesse fazendo "o click". O jogo não poderia ser só aquilo.


    Root: Desbravando o Mito

    Bom, lá em cima eu falei que valia a pena, mas não descrevi o porquê. A assimetria, que não é exclusividade do Root, é um grande atrativo, afinal de contas são 6 jogos dentro de um, um pra cada facção. Isso você consegue encontrar encontrar em outros jogos também, mas o que não é comum no Brasil, fora uns gatos pingados como Cry Havoc, Vast e afins. Isso gera o efeito, de no mínimo, querer jogar 1x com cada facção e convenhamos, 6 partidas de um mesmo jogo hoje em dia é um baita feito.

    Outra coisa que te faz querer voltar ao jogo, é justamente a combinação das facções. Como é usar os Lagartos com os Pássaros? Seriam eles predadores 
    naturais com sua habilidade de converter construções? E os Gatos com os Ribeirinhos, adquirindo serviços facilmente com seu número de unidades? E o Malandro desbalanceado? É desbalanceado mesmo? E se fizer X, Y e Z contra ele, muda algo? Tudo isso são perguntas que ficam batendo nas cabeças dos jogadores, e que acaba gerando o anseio por uma nova partida.

    O aspecto temático, amplificado pela arte espetacular (já repeti isso várias vezes não?) do Kyle Ferrin, dão um tempero bem legal no jogo. Tivemos muitas conversas sobre situações in-game como "O ataque dos pássaros", "Gatos aprisionados", "Malandro literalmente sendo malandro nas regras", "Lagartos desorientados na movimentação", tudo casando muito bem com as mecânicas do jogo e dando uma vida, quase um role-play feito pelos jogadores. Imagino que isso possa variar de grupo pra grupo, mas mesmo eu participando de um grupo de eurogamers que curtem euros secos estilo Stefan Feld, vimos o tema florescer e se divertir com isso.

    E por último o ROI (Return of Investment). Em 5, jogamos partidas de 1 hora e 20 ~. É tão rápido que jogamos 3x vezes seguidas sem grandes problemas. Tem muita coisa acontecendo no jogo, muita coisa. São muitos desdobramentos e lances memoráveis (goste ou não, os dados amplificam isso) acontecendo num espaço de tempo relativamente curto. E esse tempo curto, num jogo complexo, cria a vontade de experimentar mais uma dose no final para corrigir jogadas erradas e tentar reconstruir o clássico "E se eu tivesse feito isso…"

    Agora o curioso é o seguinte: no final das contas, eu sinto que não estou me divertindo tanto quanto eu gostaria. Diversos outros jogos me divertem mais. E aqui, peço para tentar levar o conceito de diversão puramente no sentido de "realização/satisfação", quase que "prazer puro" por assim dizer. E não estou dizendo que é ruim, longe disso, certamente um 8–9 na escala BGG. No entanto, sinto que no fundo, sou mais atraído para saborear o design do jogo em si, que é soberbo na minha opinião, do que me divertir propriamente. É óbvio que, isso tudo soa como jogo de palavras, se estou jogando é porque estou me divertindo, não é mesmo? Deixe-me tentar explicar. É algo como ser alguém que curte ver uns filmes ultra densos, cults, com maestria de direção e fotografia, mas sabe que lá no fundo estaria se divertindo mais ao assistir um Vingadores. E repito, ainda assim é bem divertido, mas o jogo tem tanta coisa acontecendo, assimetria, meta-jogo mudando radicalmente conforme as facções em jogo, cartas, combates que você se pergunta constantemente: 

    "Devo não estar entendendo alguma coisa, isso DEVERIA ser meu TOP1. "

    E eis o Jogo Mito, que te leva a jogar novamente, pra confirmar algo, que talvez não possa ser confirmado.

    https://media.giphy.com/media/9WHE2bo5Na9Gg/giphy.gif

    Não é fácil Bruce.





    E aí? Conhece algum outro Jogo Mito além do Root? Concorda que Scythe faz parte desse seleto grupo, ou ali é só hype mesmo? Consegue entender esse complexo sentimento? Minha opinião se assemelha bastante ao review do No Pun Included, que eu recomendo assistir, para quem tiver um tempinho de sobra.

    Não se esqueça de se inscrever no canal se curtir o nosso trabalho. :)

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    Comentários:

  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique19/08/19 13:26
    bhenrique » 19/08/19 13:26

    Sensacional o review, ótimo ponto de vista e acho que se um jogo te faz coocá-lo na mesa 15 vezes em tão pouco tempo, independente do motivo (diversão ou desafio) , é pq é uma obra prima rs... 

    5
  • Metalegit
    137 mensagens MD
    avatar
    Metalegit19/08/19 14:08
    Metalegit » 19/08/19 14:08

    Eu vi sobre o jogo, pesquisei, fiquei encantado. A arte é mesmo linda e a mecânica do jogo é atraente.  Acabei comprando sem ter jogado antes. Espero testar pela primeira vez hoje e quem sabe jogar mais vezes no futuro.

    3
  • Johnnycury
    472 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury19/08/19 15:31
    Johnnycury » 19/08/19 15:31

    Este tópico é assustadoramente preciso no escrutínio que faz da minha mente, do meu comportamento e de todas as minha inseguranças. 

    Merece, além do meu like, o Prêmio Spiel des Djows de "Melhor artigo sobre comportamento de jogadores pseudo-experientes que querem conhecer e jogar mais jogos de guerra mas têm medo que eles não agradem os outros jogadores do seu grupo de jogos"

    11
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197319/08/19 15:41
    Lexicos1973 » 19/08/19 15:41

    Esse foi um "review mito"

    Show de impressões, experiências pessoais, verdades, algumas decepções e ainda assim, não deixou a bola cair, para que ninguém fique desanimado sem provar antes.

    Sou  um pseudos que comprou e ainda não jogou. Mas no meu caso, meu desejo foi mais empírico. Queria ter um COIN na coleção pela diversidade que tenho tentado construir na minha ludoteca. Já tenho alguns "queridinhos da galera" que  nem  gosto muito de jogar, mas mantenho porque gosto mesmo é do tempo com amigos ao redor da mesa.

    9
  • Djow_
    2112 mensagens MD
    avatar
    Djow_19/08/19 15:49
    Djow_ » 19/08/19 15:49

    Johnnycury::Este tópico é assustadoramente preciso no escrutínio que faz da minha mente, do meu comportamento e de todas as minha inseguranças. 

    Merece, além do meu like, o Prêmio Spiel des Djows de "Melhor artigo sobre comportamento de jogadores pseudo-experientes que querem conhecer e jogar mais jogos de guerra mas têm medo que eles não agradem os outros jogadores do seu grupo de jogos"

    S2

    1
  • marciusfabiani
    1137 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani19/08/19 15:50
    marciusfabiani » 19/08/19 15:50

    Vão escrever bem assim lá em Joinville! Quando eu crescer, quero fazer parte do time Spiel des Djows.
    Root é bem legal. Já joguei umas 5 ou 6 vezes e venci uma como o guaxinim (nunca vi os gatinhos vencerem).
    Mas não me vejo jogando de novo. Passou a vontade. Sempre me incomodou a condição de vitória do tipo corridinha com fim imediato. Nas partidas que joguei, todos os finais foram anticlimáticos: aconteceram num susto, com um jogador fazendo uma caralhada de pontos de uma vez só (teve uma partida em que os pães de forma fizeram tipo 15 pontos de uma vez e ganharam). A galera fica se olhando e pensando, "Acabou?", e o vencedor fica até meio constrangido de terminar com o jogo tão rápido. Nos COIN, as vitórias são checadas numa parte específica do jogo, o "inverno", que nos wargames geralmente significa "rodada de ressuprimento e victory check".
    Da mesma editora do Root, achei Vast muito mais divertido. Tem uma narrativa, uma história que vai se desenvolvendo com começo, meio e fim. Você sente o fim do jogo chegando. E as condições de vitória são efetivamente assimétricas, não é uma corrida pra fazer 30 pontos primeiro.
    Não é um jogo ruim, longe disso. É legal, e eu entendo e respeito quem curte. Só que não me diz mais nada depois de 6 partidas. O efeito da arte fofinha passou, e eu só vejo um COIN simplificado. Do Cole Wehrle, prefiro os jogos mais sérios, como John Company ou Pax Pamir, que na minha opinião é o melhor design dele até o momento. 

    3
  • Djow_
    2112 mensagens MD
    avatar
    Djow_19/08/19 15:52
    Djow_ » 19/08/19 15:52

    Lexicos1973::Esse foi um "review mito"

    Show de impressões, experiências pessoais, verdades, algumas decepções e ainda assim, não deixou a bola cair, para que ninguém fique desanimado sem provar antes.

    Sou  um pseudos que comprou e ainda não jogou. Mas no meu caso, meu desejo foi mais empírico. Queria ter um COIN na coleção pela diversidade que tenho tentado construir na minha ludoteca. Já tenho alguns "queridinhos da galera" que  nem  gosto muito de jogar, mas mantenho porque gosto mesmo é do tempo com amigos ao redor da mesa.

    Vc é um herói Alexandre, por manter jogos que não gosta por conta dos amigos. Eu me considero um anti-herói atualmente, mantenho o que gosto. Na hipotética situação dos amigos não gostarem, ou o jogo voa, ou vira aquele jogo que mantenho escondido e de vez em quanto fico organizando as peças e lendo manual apenas pela questão masoquista. 
    Tb estou nessa de ter um jogo COIN, mas não saber direito o que o jogo transmite. Se um COIN chegar perto do que o Root passa, acho que é boa pedido entrar nesse mundo (com todas as ressalvas que o @isR34L comentou).

    4
  • Djow_
    2112 mensagens MD
    avatar
    Djow_19/08/19 15:55
    Djow_ » 19/08/19 15:55

    marciusfabiani::Vão escrever bem assim lá em Joinville! Quando eu crescer, quero fazer parte do time Spiel des Djows.
    Root é bem legal. Já joguei umas 5 ou 6 vezes e venci uma como o guaxinim (nunca vi os gatinhos vencerem).
    Mas não me vejo jogando de novo. Passou a vontade. Sempre me incomodou a condição de vitória do tipo corridinha com fim imediato. Nas partidas que joguei, todos os finais foram anticlimáticos: aconteceram num susto, com um jogador fazendo uma caralhada de pontos de uma vez só (teve uma partida em que os pães de forma fizeram tipo 15 pontos de uma vez e ganharam). A galera fica se olhando e pensando, "Acabou?", e o vencedor fica até meio constrangido de terminar com o jogo tão rápido. Nos COIN, as vitórias são checadas numa parte específica do jogo, o "inverno", que nos wargames geralmente significa "rodada de ressuprimento e victory check".
    Da mesma editora do Root, achei Vast muito mais divertido. Tem uma narrativa, uma história que vai se desenvolvendo com começo, meio e fim. Você sente o fim do jogo chegando. E as condições de vitória são efetivamente assimétricas, não é uma corrida pra fazer 30 pontos primeiro.
    Não é um jogo ruim, longe disso. É legal, e eu entendo e respeito quem curte. Só que não me diz mais nada depois de 6 partidas. O efeito da arte fofinha passou, e eu só vejo um COIN simplificado. Do Cole Wehrle, prefiro os jogos mais sérios, como John Company ou Pax Pamir, que na minha opinião é o melhor design dele até o momento. 

    você sempre toca nosso coração @marciusfabiani
    Esse John Company, olhei por cima e pareceu uma cartolina gigante cheia de madeirinhas. Será que se falar bem certinho com o Cole ele faz um retheme (nem sei o tema do original) e rebatiza como DJOW Company? 
    Estamos aguardando chegar o Pax Pamir do Israel pra ver do que se trata esse hype de jogo alternativa (está no hotness do bgg faz semanas).

    2
  • Guilherme.felga
    980 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga19/08/19 16:09
    Guilherme.felga » 19/08/19 16:09

    Muito bom o texto! Parabéns! O canal está ótimo!

    2
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