HISTÓRIA: do latim historĭa “narrativa de eventos passados, conto, história”, do grego historía
“um aprendizado ou conhecimento por investigação; um relato de suas investigações, registro, narrativa”.
No jogo de civilização “The Flow of History”, elaborado pelo designer taiwanês Jesse Li, cada jogadora tem o poder de escolher os eventos históricos para criar sua nação em torno do conhecimento, poder bélico, maravilhas e líderes dentro de cinco eras. As cartas de civilização são colocadas para leilão e as jogadoras podem efetuar uma das seguintes ações: investir em uma das cartas no mercado; completar uma carta na qual você já investiu; “atirar” em uma carta que uma outra pessoa investiu e pagar os custos para adquiri-la; ativar o efeito de uma de suas cartas, ou fazer a colheita para pegar recursos.
Sleeve da caixa da edição ~deluxe~
Ao longo do cardgame, percebemos que angariar poder bélico para a sua nação é essencial para sobreviver ao fluxo narrativo da sangrenta história proposta pelo jogo. Pacifistas: beware!
O jogo acaba quando a carta do futuro aparecer no jogo na última era e ganha quem tiver mais pontos de vitória em sua nação (basta somar os ícones de cultura que valem 1 ponto e qualquer outro valem meio ponto cada).
Tabuleiro onde ocorrem os leilões, moedinhas de metal e marcadores de jogador (Muralha da China, Taj Mahal, Torre Eiffel, Pirâmide do Egito e Palácio Imperial Japonês)
Ademais, o jogo é de fato bem fiel não só no que tange a sequência dos eventos históricos (como o surgimento dos diferentes modos de produção ou artefatos bélicos), mas também no apagamento sistemático das mulheres nas narrativas que por vezes aparecem: dentro das 10 figuras de líderes que aparecem no jogo nenhuma delas é mulher. E não é como se elas não houvessem existido: Safo, Cleópatra, Joana D’arc, Catarina II, Marie Curie, Simone de Beauvoir, entre inúmeras outras surgiram como figuras imponentes e notoriamente conhecidas em diversos momentos na história ocidental.
Dessa maneira, o que aparentemente subjaz nas entrelinhas da narrativa proposta pelas cartas do jogo é que conseguimos estranhamente construir diversas nações sem nenhuma mulher.
Líderes presentes no jogo
Entretanto, se o seu grupo está procurando um jogo de civilização compacto, tanto para jogadoras experientes quanto para as iniciantes, The Flow of History cumpre o propósito com leveza e fluidez no que diz respeito à dinâmica de jogo e diagramação das cartas.