Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Tiny Epic Galaxies
  4. Um ponto de inflexão na história dos jogos solo

Um ponto de inflexão na história dos jogos solo

Tiny Epic Galaxies
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga13/08/19 22:44
    Guilherme.felga » 13/08/19 22:44

    rodrigocaruso::Não confunda aquela aleatoriedade coletiva que vem antes da decisão, com a aleatoriedade individual pós-decisão.
    São coisas completamente diferentes e NUNCA deveriam ser somadas e misturadas em "um nível só de aleatoriedade do jogo".

    Aleatoriedade coletiva pré-decisão a maioria das pessoas gostam. Tipo uma preparação aleatória de tabuleiro, onde ela afeta todos de maneira parecida e todos decidem o que fazer com aquele cenário e se adaptam à ele. Apesar da ordem dos jogadores impor algum peso no setup das cartas (certas cartas favorecem quem vai primeiro, como planetas bons e rápidos de dominar) isso é bem pouco relevante para a partida a longo prazo.

    Agora aleatoriedade individual pós-decisão realmente vai do gosto da pessoa, tipo decidir atacar sem saber se vai funcionar seu ataque ou não. Você pode simplesmente perder várias rodadas seguidas enquanto seu oponente consegue vários sucessos seguidos. É como se seu jogo ficasse congelado no tempo com seu oponente jogando livre. Pessoalmente não acho bacana perder assim, e também é bem xoxo ganhar assim, não me dá sensação de vitória.

    Já no Tiny Epic Galaxies você tem outras opções, como re-rolar e outros usos para os dados, não vejo peso tão severo de aleatoriedade. Está bem mitigada e há decente nível de estratégia.


    Oi, Rodrigo! Muito obrigado pela sua leitura e, sobretudo, pelos oportunos comentários.

    Concordo que a aleatoriedade é um problema menor nesse jogo e que há várias formas de se mitigá-la. Além disso, é um elemento que dá uma camada adicional de dificuldade, pois você tem que aprender a se virar com os desafios que ela impõe.

    O Geoff Engelstein, criador de vários jogos e ex-host do podcast Ludology, teve uma discussão excelente sobre tipos de aleatoriedade em jogos de tabuleiro em um episódio já antigo do programa dele. Está disponível na web, sugiro ouvir se inglês não for problema. O TEG é um bom exemplo de input randomness, termo que ele usou, ou, aleatoriedade pré-decisão, como você definiu, na qual os jogadores tomam decisões com bases em condições aleatórias (resultados dos rolamentos de dados e novos rolamentos, cartas de planetas na oferta) que lhes são impostas pelo jogo ao invés de terem suas decisões definidas pela aleatoriedade em si (rolamentos de dados, jogar uma moeda). Aleatoriedade pré-decisão é o tipo bom de aleatoriedade, pois não interfere com a agência dos jogadores e não muda os resultados de suas decisões. Todavia, também gosto de alguns jogos com aleatoriedade pós-decisão, como você disse, ou output randomness, como disse o Geoff. Nesses, em particular, o que me atrai é justamente a gestão de risco. É preciso saber a hora de arriscar. Zombicide, por exemplo, é um legítimo exemplar disso.

    Nos jogos solo, em particular, acho aleatoriedade bem vinda justamente porque impede que a partida seja sempre a mesma coisa.

    Eu sou um fã confesso do Uwe Rosenberg, mas um dos jogos mais densos dele, o Ora et Labora, é o que eu menos gosto para se jogar sozinho, justamente porque ele tem zero aleatoriedade. Não varia o setup e, se você não variar as jogadas, vai jogar sempre o mesmo jogo. Isso é um grande sinal vermelho para mim.

    Essa discussão é bem bacana. Fico feliz que a leitura tenha estimulado isso. Muito bom!

    3
  • rodrigocaruso
    608 mensagens MD
    avatar
    rodrigocaruso14/08/19 00:05
    rodrigocaruso » 14/08/19 00:05


    Agradeço o papo e a dica do podcast!

    0
  • Huber
    63 mensagens MD
    avatar
    Huber14/08/19 13:48
    Huber » 14/08/19 13:48

    Atualmente não considero na minha lista jogos que não tenham a versão solo nas regras.

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga14/08/19 14:25
    Guilherme.felga » 14/08/19 14:25

    Huber::Atualmente não considero na minha lista jogos que não tenham a versão solo nas regras.

    Eu tenho alguns jogos multiplayer sem regras solo no manual, mas são poucos, só aqueles que são realmente muito bons e queridos. Isso realmente é um determinante para mim também.

    0
  • FelipePalomino
    16 mensagens MD
    avatar
    FelipePalomino04/01/20 14:55
    FelipePalomino » 04/01/20 14:55

    Acredito que grande (grande mesmo) parte da "graça" dos boardgames é justamente reunir uma galera pra jogar. Fica muito mais divertido, cria diversas situações únicas e aumenta a rejogabilidade do jogo pois cada pessoa tenta jogar de um jeito e criar estratégias e testar coisas novas.


    Isso dito, acredito também que uma variante solo é imprescindível para quase qualquer jogo. Tirando aqueles jogos onde você precisa de uma interação com humanos, como blefes e negociação (em alguns casos). E vou listar alguns dos motivos que fazem as variantes solos serem essenciais para mim:


    Na falta de pessoas para jogar, ou quando poucas pessoas curtem determinado jogo, você pode matar a saudade jogando sozinho;

    Geralmente na variante solo as regras se modificam, o que faz o jogo ser jogado de forma diferente;

    Talvez você queira experimentar novas estratégias;

    No caso do TEG, um dos meus jogos preferidos, o modo solo muitas vezes se torna bem mais difícil do que o modo MP.



    Em todo caso, acho super válido e atraente quando o jogo vem com uma regra extra para jogos solos.

    TEG foi um dos meus primeiros BGs e acho que já joguei mais partidas solos do que MP. :D

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
Tiny Epic Galaxies - Um ponto de inflexão na história dos jogos solo
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.