Nunca joguei o Brass antigo, mas já joguei ambos os Lancashire (Lan) e Birminghan (Bir) umas 4 partidas de cada. Então comentarei sobre as principais diferenças entre eles.
- Diversidade de construções: Bir possui fabricas de cerveja, olaria e caixotes. Lan possui Portos e Navios. Acho que pode-se fazer uma comparação rasa das cervejarias com os portos, pois ambos são os instrumentos usados para realizar entregas. E olarias com Navios, pois requerem a ação de desenvolvimento para serem eficientes. Assim, Bir tem uns caixotes a mais que Lan para variabilidade estratégica.
- Mecanismos de entrega: O setup do Bir coloca a disposição algumas cervejas para auxiliar na entrega de produtos nos arredores do tabuleiro, e te dá alguns bonus (que mudam a cada jogo). Lan, por sua vez, sempre te dá income extra, e o numero varia na sorte, o que pode ser um pouco decepcionante algumas vezes. Ao decorrer do jogo, Bir sempre vai precisar de cervejas (suas, ou de terceiros) para fazer entregas. Já Lan precisa de portos seus ou não) conectados à sua fábrica.
-Sobre o mapa: O que me desagrada no mapa de Lan, é o lance dos navios. Se não me engano, dois desses (de 3) ficam em lugares somente acessiveis na segunda era, então, é bom se preparar na primeira era para conseguir chegar lá com facilidade. Entretanto, se vc não tem a carta especifica da cidade, junto com o fato dos navios precisarem de um carvão para serem construídos, e junto com o fato de que vc não tem a ação de descartar 3 cartas pra comprar 2 coringas pra ser utilizado no futuro (no Lan, vc pode descartar 2 cartas e usar como se fosse um curinga, mas só faz isso no turno), corre o risco de ter o local de construção de navio "roubado" por outro jogador que tenha a carta da cidade.
Em Bir também existem alguns pontos críticos, mas acho que a ação de descartar 3 cartas por 2 curingas resolve a maioria dos problemas.
O mapa de Bir é maior e tem mais variedade de alocação de construções, enquanto que Lan, é mais restrito e requer mais estratégia de onde cada um ira colocar cada tile.
- Cervejas: A limitação das cervejas é muito interessante. Por ser um recurso utilizado tanto nas entregas quanto na construção de ruas duplas ela acaba rápido, e é bem disputada por todos, creio que nunca vi sobrar cerveja.... Acho que elas dão uma tensão excelente ao jogo e possibilitam maior variabilidade estratégica.
- Portos: Vc precisa ativar um (virar) para vender cada um das suas fábricas (quando o mercado externo estiver saturado, o numero que o mercado externo suporta de fábricas viradas depende da sorte), logo, alguem pensa: vou construir um monte de porto pra todo mundo virar eles pra mim. Mas, se mais alguem pensar assim, ou simplesmente construir os proprios portos, vc ficará à ver navios (pun intended). Enquanto que na estratégia da cerveja, vc pode virar suas cervejarias apenas construindo estradas duplas no fim do jogo (e TODO mundo vai querer fazer isso). Dito isso, vc precisa de mais estratégia e ler as ações dos oponentes para ver se os seus portos serão virados ou não.
Dito isso, eu acredito que ambos os Brass são para o mesmo público, mas possuem estratégias diferentes. Eu pessoalmente prefiro o Bir, pela variedade de estratégias que eu posso escolher, por não ter o lance de "mercado externo da sorte" e nem o lance das cidades que vc só consegue construir navios nela efetivamente se tiver a carta dela. Já o Lan, é mais punitivo pela a leitura errada do jogo e mais agressivo pois é mais facil de bloquear uma jogada do outro.
Sobre qual pegar se não jogou nenhum: eu recomendo o Bir pelo simples fato de que eu gosto mais dele.