O JOGO
Bem The Builders é um card game de 2 a 4 jogadores, onde assumimos papel de construtores da antiguidade, onde acontece uma corrida para ver quem primeiro faz 17 pontos dando assim o trigger para o final da partida, depois os outros jogadores terminam aquela rodada de forma que todos joguem o mesmo numero de turnos.
O DESENROLAR DO JOGO
Bem no seu turno cada jogador tem direito a basicamente 3 ações
A) contratar trabalhadores
B) pegar um projeto
C) enviar trabalhadores para executar o projetos que tenha em jogo
Nessa versão que é bem superior a sua antecessora (the Builders Middle age) também podemos pegar empréstimo, contratar escravos, comprar uma ferramenta (melhoria) ou enviar um trabalhador para a universidade. E isso eleva o nível de estratégia para outro patamar.
Ao pegar empréstimos devemos ficar bem atentos pois depois teremos que pagar com juros caso contrário ele dará pontos negativos ao final da partida, o mesmo serve para escravos, quando compramos um escravo podemos envia-lo para as construções sem pagar custo algum por isso, porém se ele não for liberto até o final da partida também renderá pontos negativos ao final do jogo, já as ferramentas podem ser anexadas a qualquer trabalhador que tenhamos melhorando assim alguma de suas habilidades a universidade funciona de forma semelhante porém aumenta bem mais pontos no atributo escolhido e não pode ser movida para outro trabalhador.
O jogo vai se desenrolando dessa forma contratamos trabalhadores, pegamos projetos, enviamos trabalhadores para os projetos obviamente pagando pelo serviço e eventualmente pegamos empréstimos, compramos escravos ou uma melhoria até que um jogador faça 17 ou mais pontos.
Existem diferentes tipos de trabalhadores, para coloca-los a nossa disposição não tem custo nenhum apenas gasta-se uma das 3 ações que temos por turno, assim como pegar um projeto também não tem custo nenhum apenas gasta-se uma ação para isso. Já para enviar para enviar algum trabalhador para concluir o projeto devemos pagar pelo serviço (exceto escravos é claro) e como eu disse existem aprendizes, trabalhadores normais, especialistas e masters, quanto mais qualificado ele for mais caro será envia-lo á um projeto também mais habilidades esse trabalhador possuí. Quando pegamos um projeto, como falado ele não tem custo porém é apenas um projeto não está pronto para aquele projeto ficar pronto e lhe render dinheiro e pontos de vitória (sesterces) deve ser cumprido os seus requisitos são quatro possíveis pedra, madeira, arquitetura e decoração, sendo que cada projeto exige recursos diferentes e rende pontos e dinheiro diferentes também para que o projeto fique pronto devemos enviar trabalhadores tantos quanto necessários para atender esses requisitos, após ser concluído o trabalhador volta a ficar disponível para ser enviando a novos projetos.
O QUE ACHEI DO JOGO
Conheci o jogo no Board game arena a versão meddle age (hoje já tem a Antiquity também), me interessei pesquisei sobre aprendi as regras e fui testar, gostei tanto que comprei a versão física do jogo já essa a qual faço o review que é muito mais estratégica e com mais possibilidades, roda bem para qualquer numero de jogadores é fácil de ensinar tem um tema que agrada muito a arte é belíssima, um show a parta para as construções que possui um lado da carta em fase de obra e outro ela já pronta e as moedas que apesar de não serem de metal é de um plástico e excelente qualidade, textura agradável e faz aquele barulho de moeda mesmo. Possui um preço justo mesmo sendo importado o meu eu paguei por volta de R$ 100,00 não lembro exatamente mas foi nessa faixa, enfim super recomendo o jogo vez por outra aparece alguém vendendo e caso não consiga compra vale a pena conhecer no BGA.