linezinhah::Pois é... por isso a dúvida, o manual não fala nem que pode e nem que não pode rs.
Em leitura e interpretação de regras, quando o manual não usa explicitamente
modal verb (may, can, might, etc), entende-se que é obrigatório.
Pense em qualquer outro trecho do manual, como por exemplo "Put the board on the center of the table", ou "in a player's turn, that player takes one of his pawns and allocate it one a space on the board", ou ainda "the player chooses one hut and takes it, then he pays the resources needed to the bank, and score as many points as listed in the hut". Não está escrito "
you must" em nenhuma dessas situações, mas não existe a opção de não fazer uma dessas coisas no jogo em questão. Colocar o tabuleiro no centro da mesa ou pagar pela cabana que você escolheu não são partes opcionais, por exemplo.
Se não há
modal verb explícito, o
modal verb é "must" por padrão, sempre, sem exceções.
Porém...
Isso é sobre interpretação de regras da forma crua e literal. Vamos para o outro lado da moeda: vocês estavam jogando com duas espécies cada, uma partida que por si só já é uma house rule enorme no jogo. Acho que fazer uma house rule onde não se faz necessário uma espécie sua matar a outra será a menor das alterações críticas que vocês estariam fazendo no jogo.