reismatheus:: Elanvirmond::Brunochenko:: Reforço o comentário de que o jogo vai bem até 4 pessoas. Mais do que isso começa a ficar arrastado, demora muito pra rodar a mesa e voltar seu turno, as pessoas vão dispersando (que é algo que vc não quer num jogo imersivo), e o próprio jogo fica muito extenso.
Já joguei em 8 pessoas, foram 9h de jogo e chegou um ponto onde a gente só queria que acabasse .
Em jogadores pares (2 ou 4) é a melhor configuração, devido a um melhor equilíbrio da entrada de portais, monstros, pistas, etc...
Poxx::reismatheus:::Meu grupo joga Pandemic direto, nossa primeira opção sempre.
Mas como falei, quase sempre conseguimos reunir mais de 4 pessoas. É uma pena alguns ficarem olhando ou jogar em duplas. Isso me fez procurar um cooperativo maior.
Deu pra ver que o Eldritch aguenta bem 1 ou 2 jogadores a mais, já dá uma ajuda.
Pandemic é bem o inverso do Eldritch, no sentido do tempo de jogo e complexidade. Concordo com o que foi dito antes, também já joguei Eldritch com diversos números de jogadores e pra mim, 5 é o limite (ou 6 se TODOS do grupo são mais hardcores e gostam de imersão) . Joguei com 7 pessoas e levamos 7h de partida, pois metade do pessoal estava jogando pela primeira vez e não sabia o que fazer.
Ainda deves levar em conta o perfil do teu grupo. Nesse caso específico, como levou muito tempo a partida, alguns do meu grupo já estavam mais olhando celular do que planejando seu próximo turno ou mesmo prestando atenção no jogo.
Se posso recomendar um jogo intermediário entre esses 2 que citasse, eu te diria para cogitar Arkham Horror 3ed (até 6).
Elanvirmond:Joguei com 4 pessoas. Demoramos cerca de 5h de jogo e perdemos.
Acho que 4 pessoas é um número ideal mesmo, porque mais do que isso começa a ficar maçante.
Ainda mais se as outras pessoas não souberem jogar o jogo. Aí fica difícil explicar e explicar e explicar várias vezes as decisões que devem seguir pro time e etc.
Primeiro tentem jogar com 3-4 pessoas, e aí deixem outras olhando e entendendo melhor o jogo. Aí pode inserir mais, se for o caso.
Vish, to com medo de cair nesse limite de 4 pessoas de novo. Talvez EH não seja a melhor opção no momento
.
As expansões ajudam nisso, de forma a deixar o jogo mais fluido e menos cansativo?
Cara, pra ser sincero depende bastante do seu grupo, sabe?
O meu grupo só tem 4 mesmo que são amantes de Lovecraft haha.
O resto prefere outros jogos mais "Family Games".
Se o seu grupo se animar, acredito que role uns 6-7 players fácil.
Só vai ficar demorado.
O maior "problema" (para ser sincero é o que eu mais gosto) do jogo é que se você não focar na cooperatividade, ele vai ficar impossível mesmo.
Se todos estiverem jogando com noção do que os outros podem fazer, aí fica mais dinâmico e divertido.
Dá pra você, inclusive, criar umas "house rules" pra não deixar tão impossível assim.
Uma que meu irmão usa é que quando você encontra uma criatura e rola mais de 1 dado e ele não causa sucesso, você pode rolar novamente um novo dado.
Não é recomendado, porém os jogos dele se tornam mais dinâmicos dessa forma. Apenas recomendação para não acabar saindo pessoas do jogo e ficar só olhando para as paredes.