Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Cerebria: The Inside World
  4. Cerebria The Inside World - Primeiras Impressões

Cerebria The Inside World - Primeiras Impressões

Cerebria: The Inside World
  • avatar
    PaladinoMonge17/07/19 12:00
    avatar
    PaladinoMonge
    17/07/19 12:00
    1463 mensagens MD


    Fala Galera! Tudo bem com vocês meus queridos!!!

    PaladinoMonge na área trazendo mais uma impressão inicial de um jogo após jogá-lo. Claro que não tem como analisar um jogo após apenas uma partida, mas é possível sim passar o sentimento que tive ao jogá-lo, bem como algumas características dele.

    Nesse texto falarei sobre o jogo Cerebria The Inside World da Mindclash games, mesma editora dos jogos Anachrony e Trickerion.

    Então vamos aos dados do jogo.

    Número de Jogadores: 1 a 4 (1 a 6 com a expansão)

    Tempo de Partida: 120 minutos

    Mecânicas: Controle/influência de área, Gestão de mão, jogadores com poderes diferentes, sistema de pontos de ação

    Dependência de Idioma: Apesar das cartas serem iconográficas, existe uma necessidade de conhecer sim a língua inglesa pelo simples fato de ler os poderes de cada carta. Então, a dependência existe e é até relativamente alta.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/545bc_hyo5tx.jpg

    (Cerebria fica lindo na mesa. E ocupa muito espaço também)

    Em Cerebria os jogadores farão parte de uma de duas forças que lutam no mundo interior visando a construção da identidade: Bliss e Gloom. Bliss são espíritos bondosos, que se utilizam de todos os sentimentos bons para moldar a identidade, como amor, carinho, compaixão. Já o Gloom são espíritos que se beneficiam dos sentimentos mais obscuros como ódio e solidão. E é nessa luta constante que, ao final da partida, a identidade do ser será formada.

    Uma coisa que não podemos negar nos jogos da Mindclash é que eles tentam colocar o tema em todo o processo de criação de jogo, para trazer uma imersão durante toda a partida. Isso é muito bem visto em Anachrony e Trickerion. E aqui não é diferente. Ao utilizar-se de espíritos bondosos ou maldosos, com uso de cartas que denotam sentimentos que tanto conhecemos, fica fácil para o jogador se lembrar que ele está lutando para criar a identidade daquele ser em que está ocorrendo essa batalha interior. Pode parecer besteira, mas como isso deixa o jogo divertido.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/faca3_hyo5tx.jpg

    (Alguns dos espíritos da facção Gloom a qual fiz parte)

    E é engraçado pois é um tema bastante inusitado que consegue se fazer presente durante o gameplay. E isso ocorre pelos simples detalhes que podem passar despercebidos em um primeiro momento, mas que, ao parar e analisar, você vê o cuidado e esmero que a equipe criativa teve e como isso enriquece a experiência do jogo.

    Mas antes de falar um pouco sobre isso, preciso passar como o jogo funciona, até para que fique mais fácil entender esse meu ponto de vista.

    Então, preparados para entrar nessa viagem interior e descobrir toda a batalha travada para que sua identidade seja criada? Então, senta, se acomoda, e vem comigo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5165a_hyo5tx.jpg

    (O tabuleiro montado com as facções já em seus locais de início de jogo)

    A primeira coisa que notamos é que Cerebria é um jogo diferente sem seu gameplay. Pelo simples fato de que o jogo é um jogo de equipes. E isso não se vê todo dia em um jogo. Aqui não estou falando de jogos em que há um Overlord, mas sim, jogo em equipe mesmo. Onde os componentes lutam contra a outra equipe e se auxiliam para vencer.

    Como dito acima, temos duas facções: Bliss, que luta por uma identidade bondosa, e Gloom, que luta por uma identidade maldosa. Ainda há uma terceira facção na expansão que luta pela neutralidade, mas não falaremos sobre ela aqui nesse texto.

    Os jogadores escolhem a qual equipe irão pertencer e vão sentar um do lado do outro para que possa ocorrer debates sobre qual estratégia usar durante a partida. E essa conversa é muito necessária. O jogo inclusive permite que você mostre quais cartas você tem na mão e decidir em conjunto como jogar, vendo o que cada um tem no momento.

    O jogo consiste em várias rodadas, onde há uma alternância entre os jogadores das duas equipes em fazer suas ações. Então, por mais que as equipes sentem perto, suas ações não são em sequência. E isso faz toda a diferença na hora de planejar as ações e cartas a serem jogadas no tabuleiro.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2c812_hyo5tx.jpg

    (As tão cobiçadas gemas)

    Os jogadores têm um tabuleiro individual, mostrando o seu espírito escolhido e o poder que ele tem (não é necessário jogar com o poder do espírito, pode-se optar por jogar sem usar os poderes e habilidades diferentes de cada um. Mas eu sugiro jogar com tudo já). Além disso, nesse tabuleiro nós temos um contador de ações e as ações dos espíritos. Essas ações são iguais para todos. Vamos ver cada uma delas:

    Mover: Ação em que o jogador move sua miniatura de espírito pelo tabuleiro central podendo acessar os reinos que existem, dando novas alternativas para jogar suas cartas e conseguir controlar uma área;

    Invocar: Ação em que o jogador pode jogar uma carta de sua mão para o tabuleiro central e efetuar o poder da carta

    Quell: Ação em que o jogador pode tirar um marcador da carta do adversário, tendo, assim, a possibilidade de excluí-la do tabuleiro

    Fortalecer: Ação que permite o jogador colocar uma fortaleza 

    Empoderar: Ação que permite o jogador evoluir sua carta de sentimento para uma carta mais forte

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/20e26_hyo5tx.jpg

    (O tabuleiro individual do jogador)

    Além dessas ações, ainda há ações no tabuleiro em cada um dos cinco reinos lá existentes. Antes de falar da dinâmica da rodada, deixe eu falar mais um pouco do tabuleiro central.

    O tabuleiro representaria todo o mundo interior com seus reinos e é onde os jogadores querem garantir influência e controle para conseguir bonificações que podem auxiliar na vitória da criação do eu interior. Ele é representado por um pentágono e em seu centro tem um mecanismo onde é colocado gemas que servirão como contador para o fim do jogo. Cada vez que um dos espaços fica sem gema (cada espaço contém 7 gemas) é feito uma contabilização dos objetivos que se estão lutando naquela rodada para possibilitar a colocação de uma parte da pirâmide da identidade com a cor de sua facção.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/fc5d5_hyo5tx.jpg

    (O tabuleiro central do jogo. Já falei que ele é bonito?)

    Pirâmide? Objetivos? Eu interior? Cacete, está complicado PaladinoMonge.

    Calma, meu querido. Fiz isso de propósito para que você possa ver como tratar da criação da identidade é tão complicada (está, desculpa esfarrapada para tentar explicar o que foi dito sem precisar escrever tudo novamente. Ou será que não????)

    Se lembra que lá no início eu falei que os espíritos estão lutando pela supremacia na criação da identidade do indivíduo? Pois bem, essa identidade é ilustrada através de uma pirâmide que vai sendo construída ao longo do jogo. E é uma das formas do jogo ser finalizado: Quando a pirâmide é completada.

    Essa pirâmide é montada a partir de cumprimentos de objetivos que vão sendo liberados a cada rodada. Existe um objetivo em comum, que as facções brigam entre si, e uma secreta que a facção tenta completar. O importante aqui é que, mesmo a secreta, é comparada com a outra equipe. Então, caso o jogador consiga ganhar aquele objetivo, ele coloca uma peça sua na pirâmide. Se acontecer de você conseguir completar seu objetivo secreto daquela rodada e o objetivo geral, você colocar uma peça maior que vale mais pontos. A pirâmide é completada quando uma das equipes tenta por uma parte da base e não tem mais peças daquele tipo. Aí é colocado o topo da pirâmide e feita a contabilização dos pontos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/27e5e_hyo5tx.jpg

    (A pirâmide da identidade sendo montada ao fundo. Uma batalha épica entre sentimentos)

    Mas existes outras formas do jogo finalizar. Uma delas são as rodadas acabarem. Isso ocorre quando não há mais caras de objetivos gerais a serem cumpridos. Cabe salientar que os objetivos, tanto secreto quando geral são iguais. Então, os jogadores precisam ver se o seu secreto é igual ao geral. Se for, precisa pegar outro. 

    Os objetivos são dos mais variados tipos, tais como controlar mais reinos ou ter mais cartas em jogo.

    Acredito que agora eu possa voltar a falar da dinâmica do jogo. Vamos lá?

    A rodada do jogo vai sendo jogada até que se cumpra a premissa de um dos espaços no tabuleiro central ficar sem gemas. Aí a rodada acaba, é feito uma limpeza e um novo setup (enchendo todos os espaços com gemas até o seu total e liberando o novo objetivo geral, bem como um novo objetivo secreto). Os jogadores vão fazendo turnos alternados entre as equipes. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/fb3af_hyo5tx.jpg

    (Centro do tabuleiro central onde a pirâmide é montada. Essas ações são bem disputadas pelos jogadores)

    Na sua vez o jogador pode realizar 3 ações, além de algumas ações livres. Essas 3 ações podem ser feitas no tabuleiro individual do jogador, que são as ações dos espíritos, ou as ações dos reinos no tabuleiro central. Assim que o jogador faz uma ação, ele move um marcador um espaço na trilha de contagens. Assim que essa trilha é finalizada, o jogador tem mais uma ação bônus livre (pegar uma carta do seu deck ou virar um marcador de equipe) e caso não tenha gemas (que são aquelas que ficam no centro do tabuleiro) ele pega 1 gema do estoque geral (e não do centro do tabuleiro hein). Depois seu marcador volta ao começo da trilha esperando novamente sua vez.

    Aqui temos um ponto importantíssimo que são as ações livres que o jogador pode fazer e que é que faz com que o jogo ganhe em estratégia e também que ele acaba. A primeira delas é o upgrade das ações dos espíritos.

    Cada ação que temos no tabuleiro do jogador pode ser melhorada, dando um poder a mais para aquela ação. Mas não é apenas uma melhoria. Na verdade, esse upgrade te permite usar mais facetas da ação em si. Deixa eu dar um exemplo.

    Na ação de movimentar, o jogador paga o custo (pois é, nada é de graça. Sabe aquelas gemas lá do centro do tabuleiro? Você pode traduzir como dinheiro dos espíritos) e se movimenta um espaço adjacente. Só que você não pode ficar em um espaço que tenha uma miniatura inimiga (mas amiga pode). Quando você faz um upgrade, você pode optar, por exemplo, a andar mais um espaço adjacente. Você libera esse espaço e, ao fazer a ação de movimento, agora você pode pagar o custo desse novo espaço e fazer a ação lá descrita. Ainda é apenas uma ação no contador de ações, mas você utilizou ela com um poder melhor. Se posteriormente você quiser liberar outro upgrade dessa ação, você agora poderá ficar em um espaço onde tem uma miniatura inimiga. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c440f_hyo5tx.jpg

    (Controle e influência de área é feita com o uso de cartas)

    O importante desse exemplo é mostrar que a ação vai te dando opções a mais para você fazer, pagando o custo caso haja. A ação básica sempre tem que ser feita, mas a ação do upgrade não.

    Um detalhe muito importante é que você só pode fazer o upgrade se você for fazer aquela ação do upgrade. Depois, ela fica liberada.

    A outra ação livre que temos e que é um dos pontos importantes do jogo, é você pegar gemas que se encontram no centro do tabuleiro. Para isso, basta girar o marcador de ações e escolher um dos espaços adjacentes a sua miniatura. Você pega duas gemas lá e faz a ação descrita onde você pegou as gemas. Depois disso, o disco é girado, mudando as posições desse estoque de gemas no tabuleiro. É com essa ação que os jogadores vão encerrar a rodada, conforme já descrevi acima.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/545bc_hyo5tx.jpg

    (Existe uma terceira forma do jogo acabar que é usando esse círculo da foto. Se usar essa roldana, o jogo tende a acabar com o uso dele)

    Ufa. Acho que consegui dar uma visão geral do jogo.

    Cerebria é um jogo com bastante regra e não tenho a intenção de passar todas as regras que se encontram no jogo, até mesmo porque seria impossível fazer isso sem o manual. Então, claro que está faltando regras, mas o essencial eu passei aqui para poder passar minhas considerações.

    Por ser um jogo com muitas regras (isso é uma regra da Mindclash), ele pode assustar algumas pessoas e também não é fácil seu entendimento em um primeiro momento. Mas, apesar das regras parecerem complicadas, sua implementação nas mecânicas e dinâmica do jogo, faz com que os jogadores entendam o funcionamento rapidamente.  Mas isso não significa que o jogo não traga em si um AP nas primeiras partidas. E isso é até natural porque não há o conhecimento dos poderes das cartas e as habilidades dos espíritos. Então se prepare para muitas idas e vindas no manual que cada facção tem mostrando os poderes de cada carta.

    Os Componentes do jogo são estupidamente maravilhosos e o jogo fica muito bonito na mesa. Ainda mais com as miniaturas que são belíssimas e que dão um charme a mais ao jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d9ac3_hyo5tx.jpg

    (As miniaturas são belíssimas)

    No começo do texto eu falei do esmero e cuidado que os criadores tiveram em pequenos detalhes que enriquecem o jogo. Agora vou voltar a falar sobre isso.

    As cartas que os jogadores têm, desde a sua ilustração, aos poderes que elas fazem, condizem com o seu nome. E como isso é legal. Se você tem a carta da solidão, você vai ver um espírito desenhado tristes, solitário, e seu poder vai remeter a esse sentimento. Se você tem uma carta de amor, saiba que você vai ter um espírito lá desenhado voltado a esse sentimento e seu poder também focará nisso. E as cartas que são mais poderosas são upgrades desses sentimentos. Por exemplo, Depressão é um sentimento mais forte do que a solidão, Rancor é mais forte que o ódio, E essas cartas são o upgrade desses sentimentos. Como falei, são detalhes que enriquecem a experiência da partida.

    A dinâmica da rodada é muito bem implementada onde cada jogador faz suas ações e depois outro faz. Apesar de parecer ter um dowtime (já que você vai precisar esperar todo mundo jogar para jogar de novo) suas ações são moldadas pelo que a outra equipe faz. Logo, você precisa prestar atenção no que está rolando para decidir o que fazer na sua vez. Sem contar o fato de que é um jogo em equipe e é interessante sempre auxiliar um ao outro na sua vez.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b7e7c_hyo5tx.jpg

    (Essa identidade nos pertence)

    Contudo, por ser um jogo de equipe, Cerebria é um jogo para jogar em 4 jogadores (ou 6 com expansão). Apesar de ter regras para jogar em 2 ou 3 jogadores, o jogo não proporcionará a mesma experiência se jogador com 4 jogadores. Talvez fosse até melhor já deixar explícito que o número de jogadores é 4 e pronto. 

    Cabe ressaltar também que por ser um jogo de equipe em cooperação pode haver sim o famigerado Alpha Player na equipe. Isso pode atrapalhar e muito o jogo e depende de todos na mesa para que tal fato não ocorra (talvez uma equipe ficar falando para outra que é a vez do outro jogador jogar). Lembre-se: apesar de ser um jogo em equipe, cada jogador tem sua vez. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c3734_hyo5tx.jpg

    (Já falei que esse jogo é lindo?)

    Ao final da partida fiquei com aquele sorriso maroto após jogar uma partida de um jogo que gostou e cujo tempo gasto foi muito apreciado. Fiquei com aquele gosto de quero mais e pretendo voltar logo ao mundo interior para moldar outra identidade.


    5
    0
    21

  • Canal

    Veja Também

    Alcateia Lúdica

    Veja Também

    Altiplano - Como se Joga
    Destaques de Carteados do Primeiro Semestre 2024
    Destaques de Jogos de Tabuleiro do Primeiro Semestre 2024
    Gloomhaven - Cuidado! Ele pode te conquistar!!!!
    Você conhece Jean-Louis Roubira?

    Comentários:

  • rivaben
    404 mensagens MD
    avatar
    rivaben17/07/19 12:59
    rivaben » 17/07/19 12:59

    ótima análise. Já vi bastante gente mencionando que 1x1 é até melhor do que 2x2! 

    3
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge17/07/19 13:26
    PaladinoMonge » 17/07/19 13:26

    rivaben::ótima análise. Já vi bastante gente mencionando que 1x1 é até melhor do que 2x2! 

    Olha, não senti isso no jogo. Ele se mostra um ótimo jogo em equipe. Mas não custa experimentar. 
    Abraços

    1
  • RMaia8
    2252 mensagens MD
    avatar
    RMaia817/07/19 13:48
    RMaia8 » 17/07/19 13:48

    rivaben::ótima análise. Já vi bastante gente mencionando que 1x1 é até melhor do que 2x2! 

    Eu só joguei 1x1 por enquanto, e gostei demais de todas as partidas que joguei.
    Por mais que seja um controle de área, achei que não fica "solto" demais.
    Baita jogo, impressionante como a MindClash não erra. 

    3
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge17/07/19 13:50
    PaladinoMonge » 17/07/19 13:50

    RMaia8::
    rivaben::ótima análise. Já vi bastante gente mencionando que 1x1 é até melhor do que 2x2! 

    Eu só joguei 1x1 por enquanto, e gostei demais de todas as partidas que joguei.
    Por mais que seja um controle de área, achei que não fica "solto" demais.
    Baita jogo, impressionante como a MindClash não erra. 

    Cara, não posso concordar mais. A mindclash está se provando uma excelente editora com ótimo designers.
    Vou tentar jogar 1x1 e depois fazer minhas considerações. Mas se puder, jogue em equipe . É.muito divertido (claro, se o Alpha não aparecer né?)
    Abraços

    2
  • rivaben
    404 mensagens MD
    avatar
    rivaben17/07/19 13:53
    rivaben » 17/07/19 13:53

    Fiquei com mais vontade de jogar ainda! vou colocar no topo da minha play list! :)

    2
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge17/07/19 13:54
    PaladinoMonge » 17/07/19 13:54

    rivaben::Fiquei com mais vontade de jogar ainda! vou colocar no topo da minha play list! :)

    Não se assuste com as regras (são muitas) e com o tanto de iconografia (tbm são muitas). Logo você pega e o jogo flue muito bem

    1
  • Caetanopedro
    133 mensagens MD
    avatar
    Caetanopedro17/07/19 14:15
    Caetanopedro » 17/07/19 14:15

    Excelente análise para um excelente jogo!!!
    Joguei ele com um número diferente de jogadores : (1x1 , 1x1x1, 2x2x1). Claramente usando a expansão (balance). Das partidas que rolaram, terei que discordar de você sobre o jogo não ter sido feito para ser jogado com 2 jogadores. Gostei MUITO das partidas 1x1 e até mesmo usando a expansão (se tornando três jogadores). Claramente que o jogo tem níveis de jogo, porque as primeiras partidas recomenda-se não usar a "roda das intenções" e nem as habilidades únicas das cartas. Devido a esta complexidade, achei ele mais rápido e estratégico com 2 ou 3 jogadores.

    2
  • marciusfabiani
    1123 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani17/07/19 14:20
    marciusfabiani » 17/07/19 14:20

    PaladinoMonge::
    Claro que não tem como analisar um jogo após apenas uma partida, mas é possível sim passar o sentimento que tive ao jogá-lo, bem como algumas características dele.


    Eita, não? Eu faço isso o tempo todo! :D
    Não gostei tanto do jogo. Não é meu tipo de euro. Podem me jogar tomate, mas gostei muito mais do Cerebria: The Card Game, um take-thatzinho de 15 minutos de duração baseado no irmão mais velho. Bem dedo-no-olho, mais minha praia. Abraço!

    2
  • PaladinoMonge
    1463 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge17/07/19 14:22
    PaladinoMonge » 17/07/19 14:22

    Caetanopedro::Excelente análise para um excelente jogo!!!
    Joguei ele com um número diferente de jogadores : (1x1 , 1x1x1, 2x2x1). Claramente usando a expansão (balance). Das partidas que rolaram, terei que discordar de você sobre o jogo não ter sido feito para ser jogado com 2 jogadores. Gostei MUITO das partidas 1x1 e até mesmo usando a expansão (se tornando três jogadores). Claramente que o jogo tem níveis de jogo, porque as primeiras partidas recomenda-se não usar a "roda das intenções" e nem as habilidades únicas das cartas. Devido a esta complexidade, achei ele mais rápido e estratégico com 2 ou 3 jogadores.

    Bom, você já jogou bem mais partidas do que eu e tem mais propriedade em falar do jogo .
    O texto é uma visão inicial após uma partida (priemiras impressões) que pode inclusive mudar .
    Pelo visto minha visão , baseado no que senti no jogo, de que em menos jogadores não rode bem é equivocada. Então terei que jogar pra ter certeza. Como vai ser ruim isso hahahahah
    Concordo que é melhor jogar com menos 'regras' e possibilidades. Mas no caso já peguei foi tudo de uma vez e achei que roda bem. Você só não vai ter o domínio das cargas e pdoerea. Mas já vai sentir o gostinho do jogo.
    Abraços

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
Cerebria: The Inside World - Cerebria The Inside World - Primeiras Impressões
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.