J. MARQUES::Saigono Kitsune::Eu só joguei Terraforming Mars uma vez então acho que vcs vão conseguir tirar essa minha dúvida. Na minha primeira partida eu fiz um combo de bactérias (ou micróbios, sei lá) enquanto o meu principal oponente fez um combo de aquecimento global (baseado em aumento de calor).
O jogo teve muitas variáveis mas, no final, ao a temperatura alcançar o máximo a máquina de aumento de calor do meu oponente parou de funcionar e consegui dar a volta no tabuleiro com um ponto de diferença.
É SÓ UMA TEORIA MINHA MAS, se entendi bem, a expansão Vênus Next ao ter um outro medidor de temperatura e oxigênio faz com que haja uma equivalência de funcionalidade dos combos (já que o único motivo de eu ter ganhado foi o combo do meu oponente parar de dar pontos de vitória por conta do marcador de temperatura ter alcançado o máximo).
O que acham dessa minha teoria para a existência de Vênus Next? (já deixando bem claro, eu sei que ela deixa o jogo mais longo)
Vou falar da minha experiencia com TfM apenas me baseando com o jogo base pois apesar dele ser o top3 dos meus jogos prediletos e tb top3 com nunero de partidas jogadas, eu nao tenho nenhuma expanssâo (e só quero msm a dos tabuleiros adcionais)
TfM é um jogo de planejamento antecipado. Se vc monta um combo com foco em um dos indices de terraformação vc precisa se planejar oara conseguir subir os outro dois para acelerar o fim da oartida e potencializar o seu proprio combo.
O com de microbios e animais e o combo mais forte do jogo e se beneficia com partidas longas. Assim se o seu adverssário consegue colocar esse combo na mesa a unica forma de evitar uma pontuação enorme e acelerar o fim da partida.
O unico combo de indice de terraformação que se beneficia com partidas longas e o de colocação de floresta. Pq msm apos alcancar o maximo de oxigênio cada floresta ainda vale 1 pto, podendo ainda valer um 1 pto adicional colocabdo-se uma cidade adjacebte.
Ja combos de oceanos e de calor tem utilidade limitada. A nao ser que vc esteja jogando com a corporação que permite usar calor como megacredito.
Vlw pelas dicas. Eu tinha reparado isso tbm, tanto que não fiz nenhum oceano só para não agilizar o end game. Mas as produções, tanto de calor quanto de micróbios, eu considero até que equilibradas saca? Eu concordo que a produção de micróbio é o melhor combo mas para contrabalancear isso ele só pode ser feito bem mais tarde... achei essa sacada bem legal pela produção do jogo. Isso e meu oponente COMEÇOU o jogo com a carta de combo de produção de calor.
A produção de calor pode até parecer ruim mas acho que ela tem força igual até, isso porque se vc jogar direito vc pode pegar os bônus de pontos adicionais naquele medidor de temperatura (da um trabalho lazarento mas se vc economizar, não agir em horas certas e contar a possibilidade de quanto seus oponentes podem aumentar de temperatura naquele turno vc consegue). Enfim, temperatura é o combo da primeira metade e micróbios o combo da segunda metade. No final o que vai decidir a vitória é a capacidade de jogar do player, por isso achei que é um JOGASSO!!!