E aí galera
comprei recentemente o Zombicide: Rue Morgue e me deparei com o fato de que não existem regras para jogar com os Zombivors no manual. Procurei online e descobri as regras oficiais que são do Zombicide: Angry Neighbours.
Acontece que essas regras são bem ruins por que em resumo se você morrer você volta com mais vida (precisa de 5 ferimentos pra morrer de verdade) e poderes mais fortes (as habilidades dos zombivors são melhores que da versão humana) do que antes... isso acaba com o desafio e risco de morrer de verdade...
Pesquisei um pouco mais online e vi que várias pessoas já criaram versões alternativas das regras. Pois bem, queria trazer pra vocês avaliarem e me ajudarem a melhorar a minha visão de qual seriam as regras ideais para os Zombivors.
CONTEXTO:
Na minha visão o Zombivor é um sobrevivente que que foi infectado mas que à base de medicamentos e suporte constante de um humano ainda consegue manter a sanidade e usufruir da força de morto vivo para continuar lutando pelo lado da humanidade. Mas com todo poder vem um risco: se o Zombivor continuar sendo mordido por zumbis ou não receber ajuda de humanos ele perde a sanidade e vira um zumbi de elite que ainda mantêm a capacidade de pensar e com isso comanda os outros zumbis contra seus antigos colegas vivos.
COMO FUNCIONA PARA VIRAR ZOMBIVOR:
Sobreviventes possuem a mesma quantidade de vida do jogo base (2)
Caso um sobrevivente receba o 2º ferimento de um zumbi ele entra em estado de transição para Zombivor e fica 1 turno inativo
No início do outro turno ele retorna como Zombivor tendo 5 de vida porém tendo as seguintes penalidades:
- Volta 10 pontos de experiência imediatamente;
- Somente 2 ações por turno;
- Todo turno que terminar desacompanhado de um humano na mesma zona que o Zombivor toma 1 de dano (perda de sanidade);
- É necessário 1 humano para cada 1 Zombivor na mesma zona (então se tiverem 2 Zombivors é preciso 2 humanos pra não tomar o dano de sanidade da penalidade anterior);
- É o último na ordem de preferência para receber dano dos zumbis mas o primeiro dos humanos (os zumbis atacam primeiro os humanos e os tiros dos sobreviventes pegam primeiro no Zombivor).
O QUE ACONTECE SE MORRER NOVAMENTE:
Caso o Zombivor tome 5 de dano e morra novamente ele volta como um Zombivor do mal com inteligência de humano.
O que o Zombivor do mal faz:
- Exatamente as mesmas regras de um jogador normal (pode procurar itens, abrir portas, usar armas e etc);
- Tem como objetivo eliminar o grupo ou fazer eles falharem na missão;
- Tem 5 de vida e ao receber dano perde um item igual um sobrevivente;
- Tem 2 habilidades únicas:
1 - Comando de zumbis: toma a decisão de caminho a seguir e ataques dos zumbis que estiverem no seu campo de visão (exceto aberração);
2 - Mordida: ataca 1 sobrevivente na mesma zona sem rolar dados causando 1 de dano;
- Caso mate um sobrevivente usando armas o sobrevivente é eliminado do jogo. Caso mate usando o ataque de zumbi, transforma o outro sobrevivente em um Zombivor do mal também. Para que isso aconteça precisa gastar 1 turno na mesma zona que o sobrevivente morto para completar a transformação dele (ambos podem ser atacados e morrer nesse período);
- É atacado pela aberração caso divida o mesmo espaço que ela.
A ideia é criar uma tensão com a entrada de Zombivors e uma necessidade de garantir que eles não virem do mal. E caso aconteça muda toda a dinâmica do jogo e permite que quem morreu continue jogando.
O que vocês acham?