"O Bom do Videogame é um jogo de tabuleiro moderno que traz a emoção da locadora para a sua mesa.
Os jogadores são crianças no início dos anos 90, dividindo suas atenções entre conseguir dinheiro para a diversão, estudar, comprar revistas no jornaleiro, alugar jogos, implorar aos pais por jogos de presente e, finalmente, jogar o máximo que puder."
Se você é um usuário tarimbado da Ludopedia certamente já viu essa descrição, afinal, os canais mais antenados da plataforma já soltaram previews sobre o jogo... (Obrigado pessoal!
)
Mas você deve ter ficado curioso.
Como se joga O Bom do Videogame?
Eu sou o Negrão, Co-autor do jogo junto ao Patrick Matheus (Masmorra de Dados, Gnomopolis) e vou lhe dar uma palhinha de como o jogo funciona.
O Bom do Videogame possui 2 áreas principais: Grade de Ações e Locadora.
Você irá escolher Fichas de Botões em uma grade 4x4. Cada Ficha de Botão é alinhada a duas Ações, uma da linha e outra da coluna.
Cada uma dessas Ações tem seu próprio efeito, mas de forma geral lhe adicionam recursos como Graninha e mais Fichas de Botões.
Ao escolher sua Ficha de Botão e coloca-la em sua mão, você pode ativar apenas uma dessas duas Ações.
Assim, a Grade de Ações lhe coloca em um dilema constante entre equilibrar a Ficha de Botão de que precisa com as Ações que realmente quer ativar.
A Grade de Ações do O Bom do Videogame é um sistema semelhante à tradicional Alocação de Trabalhadores (Worker Placement), mas sem alocação, ou mesmo trabalhadores... Confuso?

Explico.
Em alocação de trabalhadores o fundamento é escolher suas ações antes dos oponentes, bloqueando-as com seu trabalhador.
No O Bom do Videogame, as Fichas de Botões removidas da Grade de Ações não são repostas, ao menos por uma semana, então cada remoção nega aos seus oponentes não apenas a Ficha de Botão, como a própria Ação, visto que, se nenhum botão estiver alinhado à uma determinada ação, ela não pode mais ser ativada aquela semana. Vish...
O ideal é que a sua escolha da Ficha de Botão não seja arbitrária, pois são necessárias para se fazer combinações "Estilo Poker", como juntar o mesmo número, sequencia numérica, mesma cor, etc...
Devido a essa variedade um mesmo botão pode ser usado para fazer diferentes combinações, adicionando versatilidade ao sistema. São como recursos tradicionais de um jogo Euro mas com a profundidade das combinações adicionada.
Esses botões que formam sua mão representam sua capacidade de zerar os jogos, o que nos leva à próxima área. A Locadora.
Sexta-feira.
Ficha de Botão na mão, graninha no bolso.
Hora de alugar os jogos.
Após cada jogador ter a oportunidade de ativar 3 ações na etapa de Rotina, inicia-se o Fim de Semana, onde cada jogador, um por vez, pode ir até a locadora alugar jogos.
Com uma Graninha é possível alugar um jogo, mas com duas Graninhas é possível levar um Lançamento para casa, afinal, as locadoras cobravam mais por jogos lançamentos.
Você pode alugar um máximo de 3 jogos, e para cada um que o fizer, você move um Meeple para esse jogo, indicando que ele está na sua casa.
Isso significa que, quando os próximos jogadores chegarem à Locadora para alugar jogos, eles não podem alugar os jogos que você já alugou, conformando-se a ter que alugar outra coisa, ou em casos mais trágicos, voltar para casa chorando

, prometendo ir mais cedo na locadora na semana seguinte. (oh sim... dá pra fazer isso.

)
Jogo em casa, alegria da criançada.
Hora de detona-lo.
Cada jogo possui uma combinação especifica para zera-lo. Basta descartar esses botões e colocar uma Ficha de Zerado no jogo indicando que você já o zerou.
Não tem a combinação completa? Não tem problema. Descarte apenas dois botões de acordo com a combinação para apenas joga-lo. Isso o ajudará a zera-lo mais tarde, adicionando um "coringa" extra à sua tentativa.
Alguns jogos são mais complicados de zerar que outros, tanto por precisar de mais botões, como exigirem combinações mais complicadas de se conseguir.
Você pode jogar e zerar todos os jogos que tiver em sua casa no momento, ou seja, pode detonar vários em uma mesma jogada, desde que tenha os botões certos.
Assim, uma partida de O Bom do Videogame possui uma interação toda focada na Locadora, em que a Grade de Ações fornece os recursos necessários para aproveita-la da melhor forma.
Não se poderia esperar menos de um jogo focado em reviver a experiência da locadora, certo?
É só isso?
Claro que não...
Existe ainda um Jornaleiro, que lhe permite adquirir revistas com detonados para ajudar a zerar os jogos, uma Loja, na qual você pode conseguir um jogo novinho se prometer a seus pais que vai estudar muito

, e essas próprias Promessas de Estudos que ocupam sua mão de botões e o impedem de jogar adequadamente, forçando-o a estudar em suas ações, ao invés de jogar.
Além disso, você ainda poderá montar seu próprio Caderno de Passwords com as novidades que pegar nas Revistas e Lançamentos, retroalimentando o sistema com mais recursos e pontos, um sistema de "Empolgação", em que quanto mais você joga, mais botões pega para jogar e a reputação da locadora, que consiste em impressionar outros jogadores para conquistar uma boa reputação.
Mas já está dando a minha hora de devolver as fitas para a locadora, então vou deixar esses detalhes para a próxima.
Quer saber na íntegra como se joga O Bom do Videogame?
Se você é de São Paulo ou Rio de Janeiro, se liga na oportunidade.
O Bom do Videogame vai marcar presença no evento
Além do Muro dia 20/07/2019 em Jundiaí/SP.
Vou aproveitar essa oportunidade para dar um pulo em São Paulo Capital nos dias 18 e 19 de Julho (quinta e sexta) marcando presença nas Luderias da cidade.
E, o mais legal de tudo.
Está alinhando com a galera da Warpzone, a mais nostálgica revista de videogames da atualidade, um evento no dia 21 de Julho, Domingo, lá no prédio da Casa do Videogame.
No Coletivo Geek, que é o prédio da Casa do Videogame, tem a
Encounter Board Games, uma Luderia cheia de jogos de tabuleiro que irá nos ceder espaço para demonstrar o jogo. A entrada é grátis para quem for jogar O Bom do Videogame e, se quiser curtir todas as outras atrações da loja, será apenas R$20,00.
Aproveitando a animação, no final de semana seguinte, dias 27 e 28 de Julho, vou para o Rio de Janeiro comparecer ao evento Castelo das Peças, e também vou rodar as Luderias da cidade.
Se você é de São Paulo, Rio de Janeiro ou proximidades, entre em contato para combinarmos de nos encontrar.
Você vai se amarrar ao reviver sua infância nas locadoras.
Época em que seu sonho era ser O Bom do Videogame.
Quer mais nostalgia?
Dá uma conferida na nossa página do Facebook.
O Bom do Videogame
https://www.facebook.com/obomdovideogame/