"Você e seus amigos gatos estão em uma competição de comida! Em várias rodadas, passe pratos para seus vizinhos ou entre com tudo no banquete. Mas cuidado para não ter uma indigestão!"
Regras detalhadas logo acima, e resumão com comentário abaixo...
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E certo.
Este é um jogo simples.
Cada jogador começa com 5 cartas na mão.
E no centro da mesa vocês encontra uma pilha de compras com 1 carta de indigestão embaralhada.
No primeiro turno, o primeiro jogador joga qualquer carta para ser a primeira carta da pilha.
E seu objetivo é comprar o mínimo possível de cartas da pilha central, para não comprar uma indigestão.
Sempre que alguém comprar uma destas cartas, o jogador recebe um marcador de indigestão.
Quando um jogador possuir 3 marcadores o jogo finaliza, e quem possuir menos marcadores vence a partida.
Mas ok.
No seu turno você poderá realizar apenas uma ação, entre:
• Jogar uma carta numérica:
Neste caso, a carta jogada deve possuir o mesmo número da carta no topo da pilha central. Caso contrário esta ação não é possível.
E basicamente você está aumentando o tamanho do prato disponível.
• Jogar uma carta de ação:
Estas cartas trazem efeitos especiais para a partida, mas não vão para a pilha central.
Então temos:
- Inverta a ordem de turno.
- Considere +1 para a soma de valores das cartas na pilha central (logo fará sentido).
- Indique quem será o próximo jogador.
• Pular um prato:
Jogue duas cartas iguais de sua mão, que não precisam ser do mesmo tipo da que está no topo da pilha.
Uma vai para o descarte junto com toda a pilha que já estava em jogo. E a outra inicia uma nova pilha central.
Esta é a forma que vocês tem de limpar a pilha central.
Como se descartassem um prato, que já estava grande, para começar a encher um novo.
• Comer:
Se você não conseguir (ou não quiser) realizar nenhuma das outras ações, abra todas as cartas da pilha central e some os valores das cartas.
Este valor indica a quantidade de cartas que você deve comprar, do baralho central para sua mão.
E como falei, se você comprar uma carta de indigestão, você recebe um marcador de indigestão.
Quando isso ocorrer, descarte a pilha central, e reembaralhe o descarte na pilha de compras.
O jogador que pegou a ficha pode escolher se quer adicionar uma carta adicional de indigestão nesta pilha para aumentar a tensão do jogo.
Em outras palavras, ao comer pratos grandes você terá mais chances de ter uma indigestão. E conforme o tempo passa as chances de indigestão aumentam.
O jogo é basicamente isso.
Como comentei, quando alguém possuir 3 fichas de indigestão, o jogo se encerra. E quem possuir menos fichas vence a partida.
Caso empate, quem possuir mais cartas na mão vence.
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Devo dizer que, ao ler as regras pela primeira vez, pensei que Tem-pur-ra seria um jogo estilo batata quente. Com aquele ar de jogadores tensos com medo de comprar cartas.
Mas na prática, é exatamente o contrário.
Em vez dos jogadores irem comendo ao poucos, o que aumentaria a tensão turno a turno, a própria mecânica faz com que você compre muitas cartas em cada ação de comer.
Por conta disso, os jogadores ficam mais surpresos ao perceber que a indigestão não apareceu do que quando ela aparece.
Para você ter uma ideia, nas minhas partidas percebi um padrão.
No começo do jogo temos um baralho de cerca de 70 cartas com apenas uma indigestão embaralhada, e os jogadores possuem poucas cartas na mão.
Aqui foi comum os jogadores esperarem para comprar no mínimo 20 cartas em cada ação de comer, o que não é tão difícil de acontecer se você pensar que 5 cartas de valor 4 já dariam este valor.
Repetindo isso, em pouco tempo, a mão dos jogadores estava cheia, e o baralho central quase vazio.
Com isso em mente, nas minhas mesas, a estratégia dos jogadores foi passando para: "Comer poucas vezes, mas sempre nas maiores somas possíveis".
Isso faz com que você tenha certeza que pegará uma indigestão, mas vai inflar sua mão de forma que demore muito para sua próxima ação de comer.
O jogador que gerenciava esse timing de comer e juntar cartas melhor geralmente vencia a partida.
Certamente não é o jogo que eu esperava, mas também não tenho muito do que reclamar. Essa dinâmica diferente funciona.
E claro, o foco do jogo são crianças, então é extremamente leve e sem estratégias profundas.
Me arrisco a dizer que Tem-pur-ra na verdade é uma versão atualizada de UNO. Afinal, cartas na mão, criando sequências em uma pilha central, e nada mais.
A diversão está na risada quando algo dá errado e um jogador é obrigado a comer.
O que leva aos pontos negativos.
Assim como UNO, você estará preso às cartas em sua mão.
O número de rodadas que você ficará sem comer é limitado pelas cartas que você comprar.
Se você não comprar as cartas certas, não há nada que você possa fazer. Por isso comprar em quantidade acaba sendo a estratégia mais comum.
Outra questão vai para o timing do jogo.
Ele possui rodadas rápidas, afinal todos possuem apenas uma ação.
Mas você terá uma pausa toda vez que alguém realizar a ação de comer. O jogador da vez irá comprar cartas, procurar a indigestão, reorganizar a pilha central e o descarte. E aos poucos estas pausas, pequenas mas frequentes, vão incomodando o desenrolar da partida.
E não vou mentir.
Depois de algumas partidas senti falta de uma variante que deixasse o jogo com o ar de Batata quente, assim como quando li as regras pela primeira vez.
Talvez se, ao realizar a ação de comer, os jogadores comprassem cartas igual ao número de cartas da pilha central, e não cartas igual à soma dos valores. Assim o jogo passaria a ter compras menores e a ação de comer seria evitada no fim das rodadas.
Acredito que a tensão melhore com esta variante.
No fim.
Jogo pequeno, com foco infantil e ilustrações lindas.
Nada que passe disso.
o/