Sven:: Tenho estado muito desanimado em relação ao nosso hobby. Estou muito incrédulo em relação aos próximos lançamentos. Vejo claramente que designers de peso como Mac Gerdts e Knizia estão em franca fase de desaceleração no quesito inspiração. Como exemplo posso citar as repetidas expansões do Concordia que foram lançadas após o fracassado lançamento do Transatlantic e o Knizia também vem trilhando o mesmo caminho, tentando explorar o sucesso do jogo Tigris & Euphrates, com o lançamento do jogo Yellow and Yang Tse e agora virá outro jogo no mesmo estilo (não me lembro agora o nome). Acredito fortemente que o mercado de BG está passando por um momento de baixa, no que diz respeito à criatividade e como tudo é cíclico, penso que no futuro isso melhorará, mas o quanto demorará para que este dia chegue eu não faço a menor ideia.
Na contramão, os 3 últimos jogos do Feld são ótimos jogos, melhores que alguns de seus anteriores. Pode-se dizer o mesmo do Uwe, que lançou uma série de jogos repetitivos e aí lançou o Banquete a Odin que foi muito elogiado e, agora recente, o Reykholt que foi bem recebido. O Wallace estava dando umas bolas fora, mas aí o AuZtralia, a despeito de eu ter 100% de aversão ao tema, está com ótima crítica. Até mesmo os jogos mais recentes do Dorn tem me surpreendido.
Acho que você tem que parar de olhar só pra um lado. Quantos jogos do David Turczi você jogou? Quantos do Daniele Tascini? Conhece os jogos do J. Alex Kevern? Do Alexander Pfister? Do Phil Walker-Harding? Porque esses caras tem lançado jogos excelentes. Um atrás do outro. Não é só Knizia e Gerdts ou mesmo Uwe e Feld, ou Cramer e Wallace. Tem muita gente boa fazendo jogo bom.
E pelo seu tópico e esse último comentário, sinto que é mais um desânimo seu do que um problema da indústria/mercado. Talvez você não precise mesmo de mais jogos na sua vida, os que têm sejam suficientes. É totalmente válido. Você já citou muita coisa muito boa mesmo. Mas ninguém pode afirmar que não existem jogos tão bons quanto ou melhores do que esses.