No mundo dos jogos de tabuleiros, existe também essa disputa dualista entre os grandes grupos de jogos: os Ameritrash e os Eurogames.
Muitos de nós – pelo menos os da antiga geração – cresceram jogando diversos clássicos como Banco Imobiliário, Detetive, War e Jogo da Vida. Uma coisa que particularmente me aborrecia nestes jogos era o fator sorte. Quantas vezes eu me vi com o jogo quase ganho no War, com uma carta de objetivo para conquistar a Oceania faltando apenas um país e aquela tropa enorme alocada nas margens do continente (entrando pelo Vietnã ou Índia) e a cada rolagem dos malditos dados, só saiam número baixos – quem jogou sabe do que estou falando. Ou aquela vez em que você estava cheio de dinheiro no Banco Imobiliário prestes a comprar o super caro bairro do Morumbi e passava direto por ele. Aí vinha alguém e comprava antes de você... Que raiva que dava.


Esses jogos quase sempre envolviam o uso de dados, e apesar de alguns terem mecânicas envolvendo tática, estratégia, negociação ou blefe, em sua maioria a sorte era o fator determinante para se chegar à vitória. Esses jogos evoluíram tanto em suas mecânicas como em suas temáticas, se tornaram mais encorpados, talvez até mesmo mais adultos, e continuam criando incríveis momentos de lazer e socialização para as pessoas. Não digo muito as crianças de hoje, porque muitas delas não tem a mesma paciência que tínhamos quando éramos mais novos. A geração mudou e eles preferem ficar horas no celular do que interagindo com os amigos em um jogo de tabuleiro. Mas este é assunto para outro dia...
Continuando o tema, durante essa evolução, esses jogos foram ganhando algumas características regionais, e duas grandes escolas, ou dois grandes estilos de jogos, surgiram na Europa (em especial na Alemanha) e nos Estados Unidos. Foi assim que surgiram, respectivamente, os Eurogames e os Ameritrash. Vou explicar algumas características de cada um e suas principais diferenças:
Ameritrash
Apesar do nome aparentemente pejorativo, os jogos considerados Ameritrash contam com uma legião de fãs. Esses jogos normalmente possuem uma temática completamente implantada em sua mecânica; ela quase sempre é o ponto central do jogo. Conflito direto entre os jogadores também é uma de suas principais características: ao melhor estilo War, no Ameritrash você ataca seus inimigos diretamente!
Um ponto polêmico no Ameritrash é o uso da sorte: quase sempre ela está presente, em maior ou em menor escala. Por isso o uso de dados é quase onipresente nesse estilo de jogo.
É interessante notar que apesar do conflito direto ser uma característica do Ameritrash, os jogos cooperativos, aqueles em que jogadores se ajudam para derrotar o tabuleiro, costumam também cair nesta categoria.
Alguns jogos Ameritrash são:
- Arkham Horror (quase um RPG sem mestre baseado nos contos de H.P. Lovecraft)
- Game of Thrones: The Board Game (obrigatório para os fãs de George Martin)
- Zombicide (matar zumbis! Aos montes!)
- Twilight Imperium
- Guerra do Anel (extraordinário jogo de batalha e estratégia de Senhor dos Anéis)

Eurogames
O estilo alemão dos jogos analógicos difere praticamente em tudo dos jogos americanos: a mecânica prevalece sobre a temática, a sorte costuma ser zero ou próxima de zero e a influência de um jogador em outro jogador normalmente é indireta. Uma característica bem interessante dos Eurogames é a quase ausência da eliminação de jogadores: você não corre o risco de ter de passar a segunda metade da partida comendo Cheetos e só olhando os amiguinhos jogarem porque você morreu no meio do jogo. Por essas características os jogos europeus dificilmente envolvem temas militares.
Eles funcionam assim: ao invés de atacar ou de usar, digamos que uma carta para diretamente enfraquecer o outro jogador, você vai pegar recursos que seriam importantes para seu oponente fazer pontos antes que ele mesmo os pegue, ou vai fazer com que o jogo siga uma ordem que será melhor pra você do que pra ele, ou até mesmo deixar de fazer uma ação que te ajudaria, mas ajudaria mais ao seu oponente. Por isso, Eurogames também costumam envolver pontos de vitória, onde vence o jogador que ao longo da partida fez as jogadas mais lucrativas.
Bons exemplos de Eurogames são:
-Puerto Rico (um jogo que liderou por 10 anos o ranking dos melhores jogos dispensa qualquer apresentação)
-Carcassone (você joga construindo o mapa em uma mecânica de dominó)
-Terra Mystica (o queridinho do momento)
-Caverna (cuide de uma família de anões, plantando e minerando uma montanha)

Qual é o melhor?
E aí vocês podem estar me perguntando: Qual o melhor estilo Mister Emerson? Depende do gosto de cada um. Uma vez eu estava em uma vinícola e o dono estava explicando conceitos sobre os vinhos. Uma das frases que ele citou se encaixa perfeitamente aqui: “Não existem vinho bom ou ruim. O melhor vinho é aquele que te agradar mais”.