Recentemente comecei a investigar estes novos jogos baseados em conceitos de salas de Fuga (ou Escape Rooms como são chamadas em inglês).
Existem já alguns lugares que disponibilizam esta diversão no mundo real, que nada mais é do que trancar você e seus amigos em uma sala. Um relógio faz a contagem regressiva: 60 minutos. Tic, tac. Tic, tac. Este é o tempo que os jogadores têm para abrir a porta. Mas entre vocês e a chave da fechadura, há um código criptografado que destrava um mapa, que revela a localização de uma caixa, que traz a dica para a resolução de um novo enigma, e assim por diante.
Esta realidade foi adaptada para o mundo dos Board Games com alguns títulos, onde temos alguns interessantes e outros nem tanto. Talvez o carro-chefe deste novo estilo de jogo seja o "Escape Tales the Awakening" (ou já traduzido - Escape Tales, o Despertar) já disponível no Brasil, do qual este novo game é uma continuação.

Neste novo game, estaremos no ano de 2060. Elizabeth está se despedindo do marido. Eles estão indo em uma viagem em família, mas Elizabeth deve primeiro terminar um projeto de pesquisa, então ela promete alcançá-lo mais tarde. Um momento depois, ela observa o veículo do marido saindo da garagem, seus pensamentos já voltados para seu trabalho. Outro dia normal - pelo menos é nisso que Elizabeth acredita.
Na manhã seguinte, Elizabeth acorda em seu sofá. Ela está tendo uma dor de cabeça terrível e sua casa está destruída - de cabeça para baixo como se houvesse uma invasão. Embora continue tentando, ela não consegue se lembrar de nada depois do momento em que saiu do trabalho na noite anterior. Elizabeth decide usar o scanner de memória. É a ferramenta perfeita para a situação! No entanto, todo avanço tecnológico tem um preço...
Escape Tales: Low Memory é um jogo padrão "scape room" em forma de jogo de cartas, com exploração imersiva, sem limites de tempo na resolução de quebra-cabeças e uma coleção de escolhas difíceis que o cativarão profundamente numa fascinante história de um futuro cyberpunk. No jogo, os jogadores mergulham nas histórias de três personagens, experimentando o enredo principal a partir de três perspectivas diferentes para fazer o call correto no final do jogo. Mudar de personagem não só traz uma perspectiva nova e diferente, mas também muda a forma como as localizações são exploradas.
O jogo deve ser lançado no próximo evento internacional Gamedays SPIEL Essen 2019 na Alemanha em Outubro - Os dias de jogos internacionais "Spiel" é a maior feira mundial de brinquedos e jogos e oferece a oportunidade única de receber informações completas e detalhadas sobre a oferta completa de jogos nacionais e internacionais.

Você pode estar se perguntando neste momento: Mas como funciona um jogo de Escape Room em um board game?
Alguns pontos para levar em consideração antes de comprar o seu:
1. Eles geralmente são difíceis… Você provavelmente perderá
A maioria desses jogos é realmente desafiadora ... Isso faz parte do que os torna divertidos. É sempre divertido fazer algo em que você provavelmente não terá sucesso, mas ainda assim se divertirá.
2. É tudo relacionado com as pessoas com quem você joga
Você pode ganhar ou perder esses jogos antes de começar, apenas com base em sua equipe.
Você precisa de um bom mix de pessoas inteligentes (ou que gostem de desafios). Na maioria das vezes, um grupo composto por um talentoso artista, escritor, programador e vendedor terá mais sucesso do que um grupo de colegas que fazem a mesma coisa… Independentemente de quão brilhantes eles são.
3. Pré-jogo e quebrar o gelo é uma boa ideia
Se sua equipe não se conhece, você deve se reunir antes para que todos se sintam confortáveis uns com os outros. É melhor se encontrar quando o cronômetro não está em contagem regressiva e é mais divertido brincar com pessoas que você conhece.
4. Não seja tímido
Pessoas calmas têm tanto a oferecer quanto as barulhentas… Mas você precisa se expor e colocar sua opinião; não importa se você tem a resposta certa ou se está apenas atrapalhando com suas ideias estapafúrdias. Às vezes uma ideia que parece idiota pode ser a certa.
5. Cale a boca e ouça
Não tente ser o líder chato que sempre quer falar mais alto que todo mundo. Escute e ouça os demais (isto também serve como lição de vida).
6. Entregue-se à experiênciaAntes de tudo, isto é apenas um jogo. Se você é do tipo que quer sempre ganhar, não jogue! Vai acabar estragando a diversão dos seus amigos.
Tão logo eu consiga uma cópia de um jogo deste tipo, vou fazer um post só com a minha opinião a respeito. Eu particularmente gosto de desafios.
Abraços e boa diversão!
Referências:
https://www.ludopedia.com.br/jogo/escape-tales-low-memory
https://www.ludopedia.com.br/jogo/escape-tales-the-awakening
https://www.tradefairdates.com/Spiel-M341/Essen.html
http://www.elclubdante.es/escape-tales-low-memory/