rodrigo calé::Galera, boa noite! Tô com umas dúvidas sobre as regras do MoM:
1- quando o jogo fala sobre alcance, se não entendi errado, quando eu estiver atrás de um lado da porta e o mostro do outro lado, o alcance é anulado pois a porta está fechada correto? Quando falo fechada digo sem nada bloqueando.
2- todo dano ou horror quando é sofrido, é voltado pra cima? Com exceção quando o próprio jogo manda deixar pra baixo.
3- quando o investigador estiver insano, ele pode também ficar ferido?
4- voltando sobre alcance, se estiver dentro dos 3 espaços de alcance mas um deles estiver com aquela linha tracejada, o ataque se mantém? Qual a diferença entre a linha tracejada e contínua? Eu li nas regras, mas não entendi.
Vlw meu povo!
Em resumo:
1- Sim (O alcance não pode ser contado através de paredes e portas, a menos que um efeito o permita explicitamente.)
2- Sim (Quando um efeito faz um investigador sofrer Dano ou Horror, ele compra a primeira carta do baralho de Dano ou Horror, respectivamente. Ele pega a carta voltada para cima, a menos que o efeito diga o contrário.)
3- Sim
4- Sim, o ataque se mantém. Linha continua jogadores e monstros podem se mover atráves, linha tracejada não. "Delimitação Intransponível: Representada por uma linha tracejada branca ou amarela. Investigadores e monstros não podem se mover através de delimitações intransponíveis, a menos que um efeito o permita explicitamente."
Resumindo, para todos os efeitos de movimentação a linha tracejada e parede funcionam exatamente igual. A linha pontilhada no entanto não bloqueia o alcance, como a parede. Então para ações que envolvam alcance (como ataque e teste de horror) ela não serve de bloqueio.