1- quando o jogo fala sobre alcance, se não entendi errado, quando eu estiver atrás de um lado da porta e o mostro do outro lado, o alcance é anulado pois a porta está fechada correto? Quando falo fechada digo sem nada bloqueando.
Alcance é 3 espaços, porém, não ultrapassa portas (mesmo que essas estejam abertas)
2- todo dano ou horror quando é sofrido, é voltado pra cima? Com exceção quando o próprio jogo manda deixar pra baixo.
Infelizmente é isso mesmo 
3- quando o investigador estiver insano, ele pode também ficar ferido?
Sim
4- voltando sobre alcance, se estiver dentro dos 3 espaços de alcance mas um deles estiver com aquela linha tracejada, o ataque se mantém? Qual a diferença entre a linha tracejada e contínua? Eu li nas regras, mas não entendi.
Não me lembro de cabeça, mas a tracejada você sõ não passa sobre ela (alguns monstrm que voam podem passar sobre ela)