"Vocês acabaram de herdar um restaurante antigo e precisam transformá-lo num negócio de sucesso! Contratem trabalhadores, encomendem os ingredientes certos e preparem-se para servir os clientes que entram no seu restaurante. O sucesso vai depender totalmente da eficiência de vocês na cozinha!"
Vídeo com regras detalhadas logo aí em cima, e resumão com comentário na sequencia...
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Kitchen Rush é um jogo cooperativo, em que os jogadores tentam manter a cozinha de um grande restaurante organizada e funcionando, além de tentar completar alguns objetivos aleatórios.
E vocês fazem isso a partir da alocação de trabalhadores, só que.... seus trabalhadores são ampulhetas.
Em outras palavras, você só poderá mover trabalhadores da sua cor (ou da cor neutra se ela estiver em jogo) e apenas quando a area dela terminar de correr. Isso representa o tempo que o peão leva para completar a tarefa em que ele foi alocado.
Isso todos ao mesmo tempo, numa fase de ações cronometrada de 4 minutos.
E sobre as ações.
Elas são representadas pelos círculos verdes no mapa. Cada círculo suporta apenas uma ampulheta por vez, e indica efeitos distintos para o jogo.
Assim:
• Maitre:
Você pode receber e dispensar clientes.
Que na verdade é abrir ou descartar cartas de pedido no tabuleiro.
• Garçom:
Você escolhe uma carta de pedido para preparar, ou realiza a entrega um pedido que já está concluído.
• Mercado:
Aqui você poderá comprar itens para colocar na despensa geral. Assim todos os jogadores terão acesso à eles.
• Despensas:
É onde você encontra os itens disponíveis que serão usados na montagem dos pratos.
Ao alocar aqui, simplesmente pegue um prato, coloque ele em seu tabuleiro individual no nível 0, e coloque todos os itens que o pedido indicar em cima dele.
• Fogão:
Aqui você irá aumentar o nível de cozimento de um prato seu que já esteja montado.
• Temperos:
Funcionam como a despensa, só que com temperos (né).
E neste caso você precisa pegar os itens de dentro do saquinho que vem no jogo, o que dificulta muito o processo.
• Escritório:
É onde o dinheiro do restaurante é estocado, e onde vocês conseguirão melhorias, concertos, ou mesmo contratos com funcionários.
• Pia:
Afinal, os pratos são limitados, e no fim do dia vocês terão uma pilha de pratos sujos para serem lavados.
E é basicamente isso.
O jogo segue assim, numa bagunça divertida de ações, até que os 4 minutos da fase de ação acabem. Aí vocês entram em uma fase de manutenção.
Simplesmente vejam se os pratos que vocês fizeram estão corretos, e ganhem as recompensas ligadas a eles.
Depois, paguem os funcionários (3 moedas por ampulheta em jogo). Se um funcionário não for pago, a ampulheta fica fora de jogo até ser recontratada.
Por fim, vejam se conseguiram algum bônus para ajudar em rodadas futuras.
O jogo vêm com várias cartas de evento, positivas e negativas, que criam a história e características de seu restaurante.
Então vocês repetem esse processo.
E se no final de 4 rodadas vocês conseguiram um saldo positivo, sem ampulhetas fora de jogo, com bom renome, e ainda concluíram o objetivo da partida, vocês vencem.
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E certo.
Como todo bom jogo em tempo real, Kitchen Rush é um jogo bagunça. Mas é uma bagunça divertida.
Basicamente, o espaço no tabuleiro é limitado, o número de ações necessárias para completar um prato é grande, e você já fica tenso só de olhar a areia da ampulheta cair enquanto procura a próxima ação viável para completar sua tarefa.
Sem contar que na explicação mostrei a preparação de apenas um prato, e é comum neste jogo você preparar dois ou três ao mesmo tempo no seu tabuleiro individual.
Neste ponto, é diversão garantida.
É uma mistura de tensão, organização, estratégia e destreza na medida certa.
Só com isso já dá para imaginar que o jogo foi feito para mesa cheia né?
A preparação diferenciada para cada número de jogadores escala bem, mas com 4 jogadores o número de mãos na sua frente aumenta. Isso faz o jogo virar um verdadeiro espetáculo.
Claro que em 3 jogadores o jogo continua muito legal, e em 2 fica "bom". Mas se você quer a experiência completa, é com mesa cheia.
Vale lembrar que Kitchen Rush acompanha regras solo, que não me convenceram.
A parte boa da diversão neste tipo de jogo realmente vem daquilo que está fora de seu controle (trombadas de mão e espaços ocupados que você queria). E você simplesmente não encontra isso jogando sozinho.
Mas seguindo.
Também é bom dizer que o tema neste jogo foi trabalhado de uma forma fantástica.
Você realmente se sente dentro da cozinha, com os clientes esperando, tendo que montar os pedidos, vendo o que falta, em que ordem montar os pratos, etc...
E para quem tem medo de jogos cooperativos por conta de um jogador alfa, este jogo é imune a este problema.
O desenrolar do turno acaba fazendo com que cada jogador se concentre em sua tarefa, afinal o tempo é curto. Assim, simplesmente não há espaço para olhar as tarefas alheias e dar pitaco.
Apesar disso, você não se sente jogando sozinho em grupo.
Boa parte das ações acaba interferindo no tabuleiro central, o que faz com que vocês realmente precisem cooperar para que tudo de certo.
Por exemplo: Em algum momento os temperos vão acabar, e vocês vão precisar comprar mais. Ao realizar a ação de compra, o jogador colocará 3 cubos de qualquer tipo no saquinho, e geralmente não precisará usar os 3 nesta rodada. Então no meio da correria é comum um jogador perguntar o que os outros precisam para tentar adiantar a compra deles.
O mesmo ocorre com as despensas e a pia, já que os itens e pratos são limitados, ou mesmo com as ações de maitre que abrem novos pedidos no tabuleiro, e o escritório na hora de decidir o que concertar ou abrir.
A interação acontece mais na discussão sob pressão do que na preparação dos pratos.
Agora, o jogo também apresenta alguns obstáculos.
O que chama mais a atenção é o fato do jogo apresentar muitas opções já no início da primeira partida.
Jogadores de primeira viagem vão se sentir muito perdidos num primeiro momento. Sem contar que o jogo não dá oportunidades de pausas para tirar dúvidas. Se você esperar de um turno para o outro, é muito provável que a cozinha terá danos irreparáveis.
Mas nada que algumas partidas não resolvam. E se os novatos aprenderem a sequencia de montagem de pratos, um veterano pode ficar na administração, realizando as ações mais complexas.
Outro ponto fica por conta da dificuldade.
Os objetivos de nível "Fácil" são difíceis. Na verdade, jogar sem objetivos, tentando apenas terminar a partida com saldo positivo, já é uma façanha.
Isso pode ser falta de sincronia no meu grupo, mas é fato que chamou atenção depois de um tempo. Aos poucos os jogadores vão se frustrando porque o jogo parece imbatível.
E olhe que este é um cooperativo. Esse tipo de jogo tende a ter dificuldade elevada como característica, já que se fosse fácil ninguém gostaria de jogar novamente. Mas Kitchen Rush parece que exagerou.
No fim, este jogo apresenta uma experiência única, altamente imersiva.
Na real eu acho que não foi bem balanceado, por que até no bgg e aqui mesmo na ludopedia tem páginas e páginas reclamando do quão impossível é pagar o salário dos funcionários.
Ovatsug Rednal::Só peca pela curva de aprendizado absurda.
Na real eu acho que não foi bem balanceado, por que até no bgg e aqui mesmo na ludopedia tem páginas e páginas reclamando do quão impossível é pagar o salário dos funcionários.
Pois é.
Diminuir o custo dos funcionários já daria uma boa equilibrada.
O jogo realmente ganharia muito com isso.