Olá galera, voltando hoje com mais um material do Podium Tabletop, e dessa vez trazendo meu top 3 de jogos de designers nacionais. Bem, esse é o nono post que faço sobre meu top de jogos, e acredito que de todos até o momento esse tenha sido o mais complicado de fazer, pois todos os jogos nacionais que tenho são de uma qualidade muito boa e gosto bastante de todos eles, então, escolher apenas 3 entre os vários jogos nacionais que tenho foi BEM complicado, mas consegui chegar a um top três desses jogos.
1° Don Capollo
Esse sempre será um dos meus jogos nacionais preferido, ele foi um dos primeiros jogos nacionais que comprei, e além de ter um carinho especial por ele, gosto muito das suas mecânicas, tema e jogabilidade. O seu sistema de trocas e compra de cartas entre os jogadores faz dele um jogo muito dinâmico e divertido, e seu tema, juntamente com a forma com que as ilustrações do jogo estão, passa muito bem a atmosfera proposta pelo jogos aos jogadores, nos fazendo sentir como se fossemos chefes da máfia dos anos 60. Todos do meu grupo gostam bastante do jogo, e por mais que faça um tempo que ele não venha a mesa por aqui, nunca vai deixar de ser um dos melhores jogos da minha coleção.
2° Matryoska
Esse é outro jogo que gosto bastante, bem simples, mas que faz muito sucesso aqui no grupo. O jogo tem uma jogabilidade muito interessante, onde os jogadores terão que fazer coleções de pequenas bonecas para ganhar mais pontos no final da partida. Eu gosto muito de jogos que envolvem negociações entre os jogadores (não é à toa que o Don Capollo está no meu primeiro lugar), e a negociação está bem presente durante toda a partida desse jogo. Além do sistema de negociação, temos a coleção de componentes, que é outra mecânica que gosto bastante, e a junção dessas duas mecânicas ficou muito bem feita nesse jogo do Sérgio Halaban, proporcionando um jogo rápido, simples, divertido e com ótimas mecânicas.
3° Futboard
Esse foi um dos últimos jogos nacionais que peguei, não vou mentir que fiquei meio com um pé atrás de pegá-lo, pois sou um tipo de jogador que considera bastante o tema do jogo para decidir uma compra, e eu já não sou mais tão chegado em futebol, porém resolvi dá uma chance ao jogo por causa de uma de suas mecânicas que é o momento tático, e mano, não me arrependi em nenhum momento de tê-lo pego após jogar algumas partidas. O jogo é extremamente simples, tem apenas uma página de regras, porém é um jogo bastante estratégico, seu sistema de movimentação tática dá aos jogadores uma grande possibilidade de movimentações e bloqueios de passes e chutes, sem falar que o jogo passa muito bem o seu tema aos jogadores, deixando o clima em mesa muito bom para quem gosta e até mesmo para quem não gosta do referido tema.
Gostaria de deixar aqui minhas menções honrosas a dois jogos que ainda não testei, porém já tenho conhecimento sobre as suas mecânicas, que são o Heróis de San Villano, que peguei a minha cópia durante o financiamento e estou esperando chegar para testar com meu grupo, e o Grasse, que ainda não peguei, mas pretendo. Esses dois jogos muito provavelmente estariam nessa lista, porém como ainda não tive a chance de jogá-los para ver com meus próprios olhos as suas mecânicas, resolvi deixá-los de fora, mas tenho quase certeza que ambos fariam parte dessa lista se já os tivesse jogado.
Bem, é isso galera, esse foi meu top 3 de jogos nacionais até o momento, como falei, eles podem mudar futuramente devido aos novos jogos de grande qualidade que estão sendo produzidos aqui no Brasil. Acredito que futuramente eu volte a refazer essa lista após jogar as novidades nacionais. Um abraço, e deixem aí nos comentários quais jogos fazem parte do seu top 3 nacional.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: