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  3. Battle for Rokugan
  4. Ficha de blefe com marcação visivel. O que fazer?

Ficha de blefe com marcação visivel. O que fazer?

Battle for Rokugan
  • BenNeto
    63 mensagens MD
    avatar
    BenNeto20/11/19 18:25
    BenNeto » 20/11/19 18:25

    Rhydon7::
    BenNeto::Só passando para avisar que recebi hoje peças de reposição da Galápagos jogos. Inclusive, enviaram fichas a mais (mandaram fichas de blefe e exército 5 de todos os clãs).

    Opa @BenNeto, tudo certo? 
    Tendo em vista que você recebeu reposição das peças em agosto, pode relatar se voltou a ter o problema com a marcação dos tokens? 
    Poderia aproveitar e dizer sobre a rejogabilidade e sobre o player count, se funciona bem com todos os números de players?
    A escassez de informação sobre esse jogo - tanto em relação ao material, como a mecânica do jogo em si -, tem requerido muita cautela antes de comprá-lo! 
    Abraço

    Eu demorei um pouco para fazer o pedido de reposição. Antes disso, para não ficar sem jogar, eu fiz cartas para substituir os tokens no jogo. Imprimi 27 cartas por clã (1 para cada token) e coloquei todas em sleeves (em cima de cartas de Pokémon antigas, para dar mais resistência). Joguei muitas vezes com estas cartas no lugar dos tokens. Quando os tokens de reposição chegaram, continuei usando as cartas por bastante tempo, pois são bem melhores de manuseio (temos que "embaralhar" os tokens com certa frequência, algo que é bem melhor de ser feito com cartas).

    Apesar de ter jogado várias vezes depois de ter recebido os novos tokens, normalmente uso as cartas, pois meu grupo gostou delas. Acabei jogando apenas umas 3x com os tokens. Acredito que as marcações surgiram por conta da oleosidade da mão. Nesse jogo é comum cada jogador ficar com um token na mão enquanto pensa onde jogar ou arrastá-lo pelo tabuleiro no lugar de simplesmente pegá-lo. Depois de ter recebido a reposição, nas poucas vezes que joguei com os tokens, sempre fico monitorando os jogadores para não ficar segurando os tokens ou arrastá-lo no campo.

    Acredito que, caso os jogadores evitem ficar segurando o token até o momento de colocá-lo em jogo, você não terá problemas com isso.
    ______

    Sobre o jogo em si, eu o adorei e o jogo umas 2x/3x por semana. Entretanto, sou relativamente novo no mundo dos jogos de tabuleiros modernos. Joguei alguns poucos jogos em eventos de lojas de tabuleiro e possuo apenas 3 Jogos modernos. Passei a vida jogando WAR e Battle for Rokugan (BfR) o substituiu completamente.

    Eu acho ele altamente rejogável, lembra um pouco WAR, porém com clãs assimétricos, BEM MAIS RÁPIDO (1-2h) e sem DADOS! Ótimo para trazer novos jogadores, especialmente quem só conhece WAR. Outra coisa que gosto muito é a simplicidade do jogo, poucas regras e sem miniaturas.

    Como WAR, o jogo depende muito das pessoas que o estão jogando. Se você jogar com o seu amigo "rival eterno" em um jogo com mais de 2 jogadores, é possível que você não vá vencer a partida, pois ele vai focar em você em algum momento. Possui sorte com o puxar dos tokens, porém normalmente não atrapalha tanto.

    BfR é um jogo onde você tem que evitar estar na frente no começo do jogo, pois os outros jogadores vão focar em você. Quando todos sabem jogar, realmente fica imprevisível saber quem vai vencer no final, porém, as vezes tem aquele que você sabe que é o último e não vai ganhar.

    Eu gosto de jogá-lo com 3, 4 ou 5 pessoas, porém, com 2 pessoas não é ruim, mas prefiro jogar outros jogos mais rápidos. Com 3 pessoas, normalmente 2 jogadores brigam entre si e o que ficou de fora da confusão tende a vencer caso os outros 2 o esqueça. Com 4 e 5 há o equilíbrio perfeito, pois sempre terá alguém para atacar alguém, equilibrando o jogo e o deixando imprevisível.

    Battle for Rokugan fica melhor com o tempo, quando cada jogador sabe o que está fazendo, porém não deixa de ser legal e divertido para os jogadores novatos.

    1
  • rOrtiz
    148 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz20/11/19 19:39
    rOrtiz » 20/11/19 19:39

    BenNeto::
    Rhydon7::
    BenNeto::Só passando para avisar que recebi hoje peças de reposição da Galápagos jogos. Inclusive, enviaram fichas a mais (mandaram fichas de blefe e exército 5 de todos os clãs).

    Opa @BenNeto, tudo certo? 
    Tendo em vista que você recebeu reposição das peças em agosto, pode relatar se voltou a ter o problema com a marcação dos tokens? 
    Poderia aproveitar e dizer sobre a rejogabilidade e sobre o player count, se funciona bem com todos os números de players?
    A escassez de informação sobre esse jogo - tanto em relação ao material, como a mecânica do jogo em si -, tem requerido muita cautela antes de comprá-lo! 
    Abraço

    Eu demorei um pouco para fazer o pedido de reposição. Antes disso, para não ficar sem jogar, eu fiz cartas para substituir os tokens no jogo. Imprimi 27 cartas por clã (1 para cada token) e coloquei todas em sleeves (em cima de cartas de Pokémon antigas, para dar mais resistência). Joguei muitas vezes com estas cartas no lugar dos tokens. Quando os tokens de reposição chegaram, continuei usando as cartas por bastante tempo, pois são bem melhores de manuseio (temos que "embaralhar" os tokens com certa frequência, algo que é bem melhor de ser feito com cartas).

    Apesar de ter jogado várias vezes depois de ter recebido os novos tokens, normalmente uso as cartas, pois meu grupo gostou delas. Acabei jogando apenas umas 3x com os tokens. Acredito que as marcações surgiram por conta da oleosidade da mão. Nesse jogo é comum cada jogador ficar com um token na mão enquanto pensa onde jogar ou arrastá-lo pelo tabuleiro no lugar de simplesmente pegá-lo. Depois de ter recebido a reposição, nas poucas vezes que joguei com os tokens, sempre fico monitorando os jogadores para não ficar segurando os tokens ou arrastá-lo no campo.

    Acredito que, caso os jogadores evitem ficar segurando o token até o momento de colocá-lo em jogo, você não terá problemas com isso.
    ______

    Sobre o jogo em si, eu o adorei e o jogo umas 2x/3x por semana. Entretanto, sou relativamente novo no mundo dos jogos de tabuleiros modernos. Joguei alguns poucos jogos em eventos de lojas de tabuleiro e possuo apenas 3 Jogos modernos. Passei a vida jogando WAR e Battle for Rokugan (BfR) o substituiu completamente.

    Eu acho ele altamente rejogável, lembra um pouco WAR, porém com clãs assimétricos, BEM MAIS RÁPIDO (1-2h) e sem DADOS! Ótimo para trazer novos jogadores, especialmente quem só conhece WAR. Outra coisa que gosto muito é a simplicidade do jogo, poucas regras e sem miniaturas.

    Como WAR, o jogo depende muito das pessoas que o estão jogando. Se você jogar com o seu amigo "rival eterno" em um jogo com mais de 2 jogadores, é possível que você não vá vencer a partida, pois ele vai focar em você em algum momento. Possui sorte com o puxar dos tokens, porém normalmente não atrapalha tanto.

    BfR é um jogo onde você tem que evitar estar na frente no começo do jogo, pois os outros jogadores vão focar em você. Quando todos sabem jogar, realmente fica imprevisível saber quem vai vencer no final, porém, as vezes tem aquele que você sabe que é o último e não vai ganhar.

    Eu gosto de jogá-lo com 3, 4 ou 5 pessoas, porém, com 2 pessoas não é ruim, mas prefiro jogar outros jogos mais rápidos. Com 3 pessoas, normalmente 2 jogadores brigam entre si e o que ficou de fora da confusão tende a vencer caso os outros 2 o esqueça. Com 4 e 5 há o equilíbrio perfeito, pois sempre terá alguém para atacar alguém, equilibrando o jogo e o deixando imprevisível.

    Battle for Rokugan fica melhor com o tempo, quando cada jogador sabe o que está fazendo, porém não deixa de ser legal e divertido para os jogadores novatos.

    Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta. Tenho vasculhando muito sobre este jogo e estou achando ele subestimado (sem jogar ainda). Falta conteúdo.
    .
    Quanto ao player count. Na situação de 3 jogadores imaginei que fosse ocorrer o que você descreveu, se esquecerem de um player ele tende a vencer - isso já acontecia com o War. Estou mesmo empolgado para jogá-lo a partir de 4 jogadores. 
    .
    Quanto a rejogabilidade. Estou satisfeito com o que você descreveu, era isso que eu tava procurando. Um jogo que lembre War, mas sem dados, que tem prazo pra acabar e de quebra tem a assimetria dos clãs. E mais, ao que parece mesmo que você esteja fraco no jogo você pode virar (desde que não seja pelo "roubo" do objetivo secreto que falarei mais abaixo), ou seja ninguém ficaria desmotivado como acontece vez sim, vez sempre no War.
    .
    Quanto aos tokens. Vou procurar saber sobre a viabilidade de plastificá-los ou qualquer coisa do tipo para evitar qualquer dano. Por mais que a gente monitore, sempre tem o jogador descuidado. Esse final de semana joguei Carcassonne com a minha namorada e chamei atenção dela quando a vi com o tile na mão dela girando e batendo cada aresta da peça na quina da mesa enquanto pensava onde colocar o tile, dá um desespero ver a peça espanando, haha
    .
    Quanto as cartas substituindo tokens. Fiquei intrigado em como você imprimiu as cartas usando as de Pokemon como base e as usou pra jogar, porque os tokens cabem no tabuleiro e são essenciais colocá-los pra saber onde será o ataque/defesa, já as cartas não entendi como seria feito esse setup antes do combate.
    .
    E entre o meu post e o seu, eu fui ler todos os tópicos do BGG e aí queria abusar da sua vontade pra me dar mais uma opinião. 
    1. O clã do dragão e leão são mais fracos?
    2. O clã do unicórnio, Garça e Caranguejo são mais fortes?
    3. Os objetivos secretos são realmente quebrados? Vi MUITA gente reclamando que se você está com o clã do Caranguejo (por exemplo) e tira o objetivo de terminar o jogo com o território desse mesmo clã, você já sai numa vantagem absurda.
    .
    E quanto ao item 3. Dentre as diversas house rules para sanar esse problema vi A) um que você não pode pegar o objetivo do teu próprio clã e B) uma que todos olham seus objetivos, embaralha eles e revela na mesa os objetivos sorteados +1 para todos terem visão dos objetivos disputados (mas sem saber qual objetivo é de quem - a ser revelado apenas no final do jogo).


    Abraço!

    1
  • BenNeto
    63 mensagens MD
    avatar
    BenNeto20/11/19 20:54
    BenNeto » 20/11/19 20:54

    Quanto as cartas, na verdade, eu fiz o seguinte:

    - Cada jogador pega cinco tokens de combate do clã (Exército 1, 2, 3, 4 e 5) e todos os tokens de território (aqueles menores).
    - Cada jogador embaralha todas as cartas (exceto a de Blefe) e puxa/compra 5 do deck e, junto com a de blefe que já está na sua mão, forma sua mão de 6 cartas.
    - Na sua primeira rodada, escolha uma carta da mão. Coloque a carta escolhida virada para baixo na sua frente E pegue seu token de Exército 1 (para representar a sua primeira carta jogada) e coloque-o virado para cima no tabuleiro. Este token não representa um Exército 1, MAS sim que aquele token 1 está representando a sua primeira carta jogada. Na segunda rodada, você escolhe outra carta da mão e a coloca ao lado da carta anteriormente já jogada, também virada para baixo e pega o token Exército 2, colocando-o no tabuleiro para representar aquela segunda carta jogada... e assim sucessivamente. Até que todos baixem 5 cartas.
    -No final do turno, todos os jogadores terão uma fileira de 5 cartas na sua frente (viradas para baixo) e 5 tokens no tabuleiro (virados para cima) cada um indicando uma carta da fileira. Todos revelam as cartas viradas para baixo e comparam entre si.

    Deu para entender, mais ou menos como funcionava? Os tokens 1 a 5 ficam em campo representando a ordem de cartas baixadas. Enfim, isso que fiz não torna o jogo melhor. Apenas mais fácil de manusear/esconder. Também serviu para jogar o BfR enquanto os tokens de reposição não chegavam.
    _____

    Quanto aos clãs:

    1. Sim. Acho que o dragão e o leão são os mais fracos, junto com o escorpião. Mas, nada que os impeça de vencer o jogo.
    - O escorpião possui uma posição ruim no mapa (central), ruim de defender. Sua ficha especial é ótima (Ninja 3) e sua Habilidade única é ok/boa (inicialmente parece ser boa, mas com o tempo não é tão efetiva).
    - O Leão também possui uma posição ruim no mapa (central), ruim de defender. Além disso, tem uma ficha especial ok (Exército 6) e uma habilidade única ok (habilidade ligada ao token de blefe).
    - O dragão possui uma ótima posição inicial (ao norte), porém, se a fênix estiver em jogo, fica dificílimo de se manter no local inicial (Fênix ignora a defesa das capitais e a posição inicial da fênix é ao lado do dragão). o Dragão possui uma habilidade única boa, mas uma ficha especial ok.

    2. Particularmente, acho os que você citou os três melhores clãs mesmo, junto com a fênix. Cada um com um tipo de jogo diferenciado.
    - Caranguejo não quer atacar ninguém, só se defender: EM jogos de 3 jogadores, é um ótimo candidato.
    - Unicórnio é um coringa, bastante versátil e capaz de enganar e atrapalhar muita gente;
    - Garça é forte nos combates, por vencer no empate;
    - Fênix ignora a defesa das capitais, o que pode ser bastante efetivo principalmente em um jogo onde se defender não é tão fácil.

    3. Sobre os objetivos, eu ainda não sei dizer direito, mas realmente, alguns combos parecem fortes mesmo, como este citado por você (Crab clan + Objetivo: Caminho da Humildade). Porém, até agora esse combo ainda não caiu junto, ou seja, não sei se realmente é tão forte.

    Eu jogo com 2 Regras da casa (house-rules):

    A) Você não pode pegar o objetivo do teu próprio clã no início do jogo;
    B) Uma vez no jogo (não é uma vez por rodada), quando você puxa seus tokens, você pode devolver até 5 tokens da sua mão para a pilha de tokens e depois "embaralhá-los". Depois puxe a mesma quantidade de tokens embaralhados.
    - Esta regra serve para evitar aquele turno inicial onde você vem com OS MELHORES TOKENS do jogo. Normalmente, você quer que os melhores tokens venham na rodada final.

    Ah, normalmente jogamos com clãs aleatórios.


    Eu gosto muito do jogo, principalmente por ser fácil de introduzir para a galera do WAR. É o mais jogado aqui em casa. Acho que o jogo não fez tanto sucesso por ser simples, não tendo miniaturas, por exemplo. Eu amo simplicidade, quanto menos, melhor pra mim. Lembro que quando lançaram ele, também lançaram aquele grandão Rising Sun, cheio de miniaturas.

    2
  • rOrtiz
    148 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz20/11/19 21:32
    rOrtiz » 20/11/19 21:32

    BenNeto::Quanto as cartas, na verdade, eu fiz o seguinte:

    - Cada jogador pega cinco tokens de combate do clã (Exército 1, 2, 3, 4 e 5) e todos os tokens de território (aqueles menores).
    - Cada jogador embaralha todas as cartas (exceto a de Blefe) e puxa/compra 5 do deck e, junto com a de blefe que já está na sua mão, forma sua mão de 6 cartas.
    - Na sua primeira rodada, escolha uma carta da mão. Coloque a carta escolhida virada para baixo na sua frente E pegue seu token de Exército 1 (para representar a sua primeira carta jogada) e coloque-o virado para cima no tabuleiro. Este token não representa um Exército 1, MAS sim que aquele token 1 está representando a sua primeira carta jogada. Na segunda rodada, você escolhe outra carta da mão e a coloca ao lado da carta anteriormente já jogada, também virada para baixo e pega o token Exército 2, colocando-o no tabuleiro para representar aquela segunda carta jogada... e assim sucessivamente. Até que todos baixem 5 cartas.
    -No final do turno, todos os jogadores terão uma fileira de 5 cartas na sua frente (viradas para baixo) e 5 tokens no tabuleiro (virados para cima) cada um indicando uma carta da fileira. Todos revelam as cartas viradas para baixo e comparam entre si.

    Deu para entender, mais ou menos como funcionava? Os tokens 1 a 5 ficam em campo representando a ordem de cartas baixadas. Enfim, isso que fiz não torna o jogo melhor. Apenas mais fácil de manusear/esconder. Também serviu para jogar o BfR enquanto os tokens de reposição não chegavam.
    _____

    Quanto aos clãs:

    1. Sim. Acho que o dragão e o leão são os mais fracos, junto com o escorpião. Mas, nada que os impeça de vencer o jogo.
    - O escorpião possui uma posição ruim no mapa (central), ruim de defender. Sua ficha especial é ótima (Ninja 3) e sua Habilidade única é ok/boa (inicialmente parece ser boa, mas com o tempo não é tão efetiva).
    - O Leão também possui uma posição ruim no mapa (central), ruim de defender. Além disso, tem uma ficha especial ok (Exército 6) e uma habilidade única ok (habilidade ligada ao token de blefe).
    - O dragão possui uma ótima posição inicial (ao norte), porém, se a fênix estiver em jogo, fica dificílimo de se manter no local inicial (Fênix ignora a defesa das capitais e a posição inicial da fênix é ao lado do dragão). o Dragão possui uma habilidade única boa, mas uma ficha especial ok.

    2. Particularmente, acho os que você citou os três melhores clãs mesmo, junto com a fênix. Cada um com um tipo de jogo diferenciado.
    - Caranguejo não quer atacar ninguém, só se defender: EM jogos de 3 jogadores, é um ótimo candidato.
    - Unicórnio é um coringa, bastante versátil e capaz de enganar e atrapalhar muita gente;
    - Garça é forte nos combates, por vencer no empate;
    - Fênix ignora a defesa das capitais, o que pode ser bastante efetivo principalmente em um jogo onde se defender não é tão fácil.

    3. Sobre os objetivos, eu ainda não sei dizer direito, mas realmente, alguns combos parecem fortes mesmo, como este citado por você (Crab clan + Objetivo: Caminho da Humildade). Porém, até agora esse combo ainda não caiu junto, ou seja, não sei se realmente é tão forte.

    Eu jogo com 2 Regras da casa (house-rules):

    A) Você não pode pegar o objetivo do teu próprio clã no início do jogo;
    B) Uma vez no jogo (não é uma vez por rodada), quando você puxa seus tokens, você pode devolver até 5 tokens da sua mão para a pilha de tokens e depois "embaralhá-los". Depois puxe a mesma quantidade de tokens embaralhados.
    - Esta regra serve para evitar aquele turno inicial onde você vem com OS MELHORES TOKENS do jogo. Normalmente, você quer que os melhores tokens venham na rodada final.

    Ah, normalmente jogamos com clãs aleatórios.


    Eu gosto muito do jogo, principalmente por ser fácil de introduzir para a galera do WAR. É o mais jogado aqui em casa. Acho que o jogo não fez tanto sucesso por ser simples, não tendo miniaturas, por exemplo. Eu amo simplicidade, quanto menos, melhor pra mim. Lembro que quando lançaram ele, também lançaram aquele grandão Rising Sun, cheio de miniaturas.

    Entendi certinho o lance das cartas que você fez. Pode até complicar no começo, mas é bem funcional. E tendo em vista que aqui não é como nos States (lá no BGG a galera manda você comprar outro quando os tokens estragarem), sua solução foi super eficiente!
    .
    Legal saber tudo isso sobre os clãs. Já baixei o manual e os guias rápidos do BGG pra ir lendo. 
    Nem joguei e já to manjando essas paradas, haha
    .
    Curti suas house-rules
    A primeira é exatamente o que li no BGG. 
    A segunda também pareceu muito interessante, pois mitiga o fator sorte (ou a falta dela)
    Tenho em mente que quando um jogo precisa de house-rule, é porque ele tem falhas/brechas. No entanto, um jogo como BfR acaba sendo necessário e a gente nem liga pois "é tipo War". E se divertir é o mais importante.
    E ainda pretendo acrescentar outra (tendo em vista o que eu faço com meu grupo no Colt Express - que a personagem Roxa ao nosso ver é quebrada), que não pode repetir clã. Se jogar 3 partidas na noite, vai ter que jogar com 3 clãs diferentes! 
    .
    Por fim, o meu jogo está encomendado. Espero colocá-lo na mesa no início de dezembro e pretendo voltar aqui pra dar meu depoimento sobre a experiência! 
    Abraço!

    1
  • Gablau
    50 mensagens MD
    avatar
    Gablau09/12/19 21:05
    Gablau » 09/12/19 21:05

    Pessoal, alguém consegue me dizer o tamanho dos sleeves para as cartas? O meu está para chegar e não sei essa informação ainda

    0
  • rOrtiz
    148 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz10/12/19 16:20
    rOrtiz » 10/12/19 16:20

    Gablau::Pessoal, alguém consegue me dizer o tamanho dos sleeves para as cartas? O meu está para chegar e não sei essa informação ainda

    Padrão USA 56x87

    0
  • rOrtiz
    148 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz10/12/19 16:22
    rOrtiz » 10/12/19 16:22

    @BenNeto já realizei quatro partidas. E muitas, mas MUITAS lidas e relidas no manual e faq do jogo. 

    Ponto alto é que o jogo é de fato um jogão. Consegui prender atenção até de pessoas que achei que não jogariam. 
    Ponto baixo é o manual que é horrível. Deixa bem ambíguo diversas situações. O faq ajuda um pouco, mas não sana todas minhas dúvidas

    Mas o jogo é facilmente uma das melhores aquisições! 

    0
  • BenNeto
    63 mensagens MD
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    BenNeto10/12/19 17:01
    BenNeto » 10/12/19 17:01

    Rhydon7::@BenNeto já realizei quatro partidas. E muitas, mas MUITAS lidas e relidas no manual e faq do jogo. 

    Ponto alto é que o jogo é de fato um jogão. Consegui prender atenção até de pessoas que achei que não jogariam. 
    Ponto baixo é o manual que é horrível. Deixa bem ambíguo diversas situações. O faq ajuda um pouco, mas não sana todas minhas dúvidas

    Mas o jogo é facilmente uma das melhores aquisições! 

    Perfeito! Qualquer pessoa que tenha jogado WAR vai jogar ele facilmente.

    Sobre o manual, tive que ir várias vezes ao BGG para solucionar alguns problemas, incluindo o FAQ.
    Qualquer dúvida pode perguntar aqui!

    0
  • rOrtiz
    148 mensagens MD
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    rOrtiz10/12/19 17:58
    rOrtiz » 10/12/19 17:58

    BenNeto::
    Rhydon7::@BenNeto já realizei quatro partidas. E muitas, mas MUITAS lidas e relidas no manual e faq do jogo. 

    Ponto alto é que o jogo é de fato um jogão. Consegui prender atenção até de pessoas que achei que não jogariam. 
    Ponto baixo é o manual que é horrível. Deixa bem ambíguo diversas situações. O faq ajuda um pouco, mas não sana todas minhas dúvidas

    Mas o jogo é facilmente uma das melhores aquisições! 

    Perfeito! Qualquer pessoa que tenha jogado WAR vai jogar ele facilmente.

    Sobre o manual, tive que ir várias vezes ao BGG para solucionar alguns problemas, incluindo o FAQ.
    Qualquer dúvida pode perguntar aqui!

    Bom, foram 4 partidas sendo
    Uma com três pessoas - vitória do escorpião
    uma com quatro pessoas - vitória da garça
    duas com cinco pessoas - vitória unicórnio e dragão (essa do dragão foi porque o cara do escorpião não usou o poder nativo nenhuma vez).
    Em nenhuma delas eu fui o vencedor. 
    .
    Bom, uma dúvida que tenho é sobre o token de queimada. E creio que estou jogando errado.
    O token de queimada é utilizado em fronteira (como se fosse um exército) ou no meio da província (mesma regra do shinobi)?
    E o manual diz que o efeito também é ativado quando usado no mesmo território que um shinobi seu, aí vem o exemplo de situação.
    Ex. Eu uso um shinobi na capital do Dragão e não tenho qualquer adjacência com esta capital. Posso então posicionar um token de queimada lá por causa do meu shinobi e ativar o efeito da queimada?
    .
    A próxima dúvida é consequência da anterior. Pagina 9 do manual.
    Supondo que surtiu efeito do token de queimada e foi colocado o token de terra arrasada na capital do dragão. Isso significa que todos os tokens de controle da província do dragão, todos os tokens de ataque que saem da província do dragão (via fronteira) e todos os tokens chegam para atacar a província do dragão (via fronteira e via shinobi) são descartadas imediatamente?
    .
    E por fim, a última que me lembro no momento. Página 7 do manual, quarto parágrafo da segunda coluna. Exemplo de situação.
    A capital de Leão faz fronteira com a Capital da Garça. Se eu estou na capital de Leão e ataco primeiro a capital da Garça por meio de exército na fronteira, quando chegar a vez do meu adversário, ele pode me contraatacar pela mesma fronteira?

    0
  • BenNeto
    63 mensagens MD
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    BenNeto10/12/19 20:40
    BenNeto » 10/12/19 20:40

    Inicialmente, importa dizer que você PODE usar/colocar qualquer ficha em qualquer lugar do mapa, nada é "ilegal". Porém, quando você revelá-la, se estiver em um posicionamento "errado", não terá efeito (será como se fosse um ficha de blefe). Ou seja, você PODE "blefar" com qualquer ficha do jogo, caso ela esteja posicionada em um local errado ela simplesmente não terá efeito. Ao avançar mais no jogo, você verá a importância disso: blefar com qualquer ficha.

    Existem 2 exceções a essa regra, mas, como você ta começando agora, explico depois.

    Bom, uma dúvida que tenho é sobre o token de queimada. E creio que estou jogando errado.
    O token de queimada é utilizado em fronteira (como se fosse um exército) ou no meio da província (mesma regra do shinobi)?
    E o manual diz que o efeito também é ativado quando usado no mesmo território que um shinobi seu, aí vem o exemplo de situação.
    Ex. Eu uso um shinobi na capital do Dragão e não tenho qualquer adjacência com esta capital. Posso então posicionar um token de queimada lá por causa do meu shinobi e ativar o efeito da queimada?

    Existem duas fichas/tokens relacionadas a "queimada". A primeira é a Ficha de Combate: Devastação; e a segunda é a Ficha Especial: Terra Arrasada.

    A ficha de Devastação é uma ficha de combate (como o shinobi, a marinha, o exército...). Para que seu efeito seja ativado, deve ser usada dentro (no meio) de uma província ocupada pelo oponente ou vazia (não pode ser na sua própria), similar a um Shinobi. Além disso, é necessário que você tenha, pelo menos 01 província adjacente à ficha de Devastação OU, caso você não tenha nenhuma província adjacente a província com Devastação, você deve ter uma ficha de Shinobi na mesma província que a sua ficha de Devastação.

    Quando a ficha de Devastação é revelada, se atender aos requisitos, seu efeito será ativado, que é: RETIRAR TODAS AS FICHAS DAQUELA PROVÍNCIA (incluindo as que estão na fronteira) e colocar uma ficha especial de Terra Arrasada (aquela triangular vermelha) para indicar que aquela província foi devastada e não pertence a mais ninguém.

    Seu exemplo está correto.

    A próxima dúvida é consequência da anterior. Pagina 9 do manual.
    Supondo que surtiu efeito do token de queimada e foi colocado o token de terra arrasada na capital do dragão. Isso significa que todos os tokens de controle da província do dragão, todos os tokens de ataque que saem da província do dragão (via fronteira) e todos os tokens chegam para atacar a província do dragão (via fronteira e via shinobi) são descartadas imediatamente?

    Exato. TODOS OS TOKENS serão descartados/removidos imediatamente, token de controle, token de combate/ataque e outros tokens especiais dentro ou em sua fronteira. Não resta nada, exceto a ficha de Terra Arrasada colocada.
    Lembrando que, caso exista uma ficha de Paz em uma província, ela não pode ser atacada, nenhuma ficha de combate pode ser colocada nela, ou seja, a ficha de Devastação não poderá sequer ser colocada lá. Além da ficha de Paz, existem duas fichas especiais com efeitos parecidos: impedir que qualquer ficha seja colocada na província, impedindo a Devastação.

    E por fim, a última que me lembro no momento. Página 7 do manual, quarto parágrafo da segunda coluna. Exemplo de situação.
    A capital de Leão faz fronteira com a Capital da Garça. Se eu estou na capital de Leão e ataco primeiro a capital da Garça por meio de exército na fronteira, quando chegar a vez do meu adversário, ele pode me contraatacar pela mesma fronteira?

    Não, não é possível contraatacar em uma mesma fronteira. Cada fronteira só pode ter UMA FICHA DE COMBATE nela. Por isso, as vezes é importante "blefar" e colocar qualquer ficha em uma fronteira só para impedir que o oponente venha a te atacar de lá, mesmo que a ficha não vá produzir qualquer efeito quando revelada.

    Caso não tenha entendido algo, pode perguntar dnv, sem qualquer medo.

    Existem algumas exceções as regras, mas acho que você precisa aprender o básico primeiro.

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