Inicialmente, importa dizer que você PODE usar/colocar qualquer ficha em qualquer lugar do mapa, nada é "ilegal". Porém, quando você revelá-la, se estiver em um posicionamento "errado", não terá efeito (será como se fosse um ficha de blefe). Ou seja, você PODE "blefar" com qualquer ficha do jogo, caso ela esteja posicionada em um local errado ela simplesmente não terá efeito. Ao avançar mais no jogo, você verá a importância disso: blefar com qualquer ficha.
Existem 2 exceções a essa regra, mas, como você ta começando agora, explico depois.
Bom, uma dúvida que tenho é sobre o token de queimada. E creio que estou jogando errado.
O token de queimada é utilizado em fronteira (como se fosse um exército) ou no meio da província (mesma regra do shinobi)?
E o manual diz que o efeito também é ativado quando usado no mesmo território que um shinobi seu, aí vem o exemplo de situação.
Ex. Eu uso um shinobi na capital do Dragão e não tenho qualquer adjacência com esta capital. Posso então posicionar um token de queimada lá por causa do meu shinobi e ativar o efeito da queimada?
Existem duas fichas/tokens relacionadas a "queimada". A primeira é a Ficha de Combate:
Devastação; e a segunda é a Ficha Especial:
Terra Arrasada.
A ficha de Devastação é uma ficha de combate (como o shinobi, a marinha, o exército...). Para que seu efeito seja ativado, deve ser usada dentro (no meio) de uma província ocupada pelo oponente ou vazia (não pode ser na sua própria), similar a um Shinobi. Além disso, é necessário que você tenha, pelo menos 01 província adjacente à ficha de Devastação
OU, caso você não tenha nenhuma província adjacente a província com Devastação, você deve ter uma ficha de Shinobi na mesma província que a sua ficha de Devastação.
Quando a ficha de Devastação é revelada, se atender aos requisitos, seu efeito será ativado, que é: RETIRAR TODAS AS FICHAS DAQUELA PROVÍNCIA (incluindo as que estão na fronteira) e colocar uma ficha especial de
Terra Arrasada (aquela triangular vermelha) para indicar que aquela província foi devastada e não pertence a mais ninguém.
Seu exemplo está correto.
A próxima dúvida é consequência da anterior. Pagina 9 do manual.
Supondo que surtiu efeito do token de queimada e foi colocado o token de terra arrasada na capital do dragão. Isso significa que todos os tokens de controle da província do dragão, todos os tokens de ataque que saem da província do dragão (via fronteira) e todos os tokens chegam para atacar a província do dragão (via fronteira e via shinobi) são descartadas imediatamente?
Exato. TODOS OS TOKENS serão descartados/removidos imediatamente, token de controle, token de combate/ataque e outros tokens especiais dentro ou em sua fronteira. Não resta nada, exceto a ficha de Terra Arrasada colocada.
Lembrando que, caso exista uma ficha de Paz em uma província, ela não pode ser atacada, nenhuma ficha de combate pode ser colocada nela, ou seja, a ficha de Devastação não poderá sequer ser colocada lá. Além da ficha de Paz, existem duas fichas especiais com efeitos parecidos: impedir que qualquer ficha seja colocada na província, impedindo a Devastação.
E por fim, a última que me lembro no momento. Página 7 do manual, quarto parágrafo da segunda coluna. Exemplo de situação.
A capital de Leão faz fronteira com a Capital da Garça. Se eu estou na capital de Leão e ataco primeiro a capital da Garça por meio de exército na fronteira, quando chegar a vez do meu adversário, ele pode me contraatacar pela mesma fronteira?
Não, não é possível contraatacar em uma mesma fronteira. Cada fronteira só pode ter UMA FICHA DE COMBATE nela. Por isso, as vezes é importante "blefar" e colocar qualquer ficha em uma fronteira só para impedir que o oponente venha a te atacar de lá, mesmo que a ficha não vá produzir qualquer efeito quando revelada.
Caso não tenha entendido algo, pode perguntar dnv, sem qualquer medo.
Existem algumas exceções as regras, mas acho que você precisa aprender o básico primeiro.