Ótimo texto companheiro, mas me permita discordar 
Como um bom Tolkienzete, assim que o jogo foi anunciado, já fui contar moedas, e como já vinha namorando vários Dungeons Crawlers (jogos com minis, campanhas etc) decidi que iria comprar esse logo na pré venda, e o fiz!
Concordo com você em alguns pontos, como por exemplo sobre os tiles serem meios genéricos e os personagens serem um pouco bagunçados (Bilbo e Aragorn... Com os outros faz sentido, não contando os fictícios) e as sidequests serem meio bobas, entretanto podem dar vários benefícios além de Inspiração: Você ganhar apetrechos neles, conhecimento (XP do jogo) e até pode forjar armaduras, entretanto sair interagindo com tudo pode se mostrar uma má ideia para o objetivo principal, afinal de contas a Terra Média não é um parque de diversões. Mas gostaria de dar meu ponto de vista até pra, quem sabe, alguém que tenha o gosto parecido, poder dar uma chance ao jogo.
No jogo há 6 personagens e 5 classes, podendo cada personagem jogar com qualquer classe (inclusive podendo mudar no meio da campanha), nisso já temos uma rejogabilidade legal e várias possibilidades de estratégias. (no nosso grupo há quem já colocou Bilbo de Explorador, Gimli de Caçador etc, e é bem interessante as experiências)
O ato de "preparar perícia" eu vejo como parte fundamental da estratégia: Você prepara uma que te dará skill passiva ou alguma que te dará um bônus ao gastar a carta (se sim, qual das duas?) ou você não prepara nenhuma e mantém elas no topo do baralho para possíveis sucessos (ou no fundo, caso ambas n tenham ícone de sucesso).
Outro ponto: Quem começa o turno? Por exemplo, a Helena, tem uma skill que lhe permite dar Inspiração aos jogos jogadores.
Acho que há decisões estratégicas interessantes sem precisar queimar a cabeça, e vejo que esse é o objetivo do jogo, e o atinge maravilhosamente bem!
Estou me divertindo absurdamente no jogo, jogando totalmente solo, já na missão 9, louco pra acabar (ganhando ou perdendo) e começar com novos heróis, ou quem sabe até no HARD MODE.
Gostei tanto do jogo por não ter jogado nenhum outro no estilo? Pode ser, mas... se for a diversão que vale, aqui está a declaração de um cara extremamente satisfeito com isso! (claro, gosto é gosto)
Abraços!