Hugosan::Só pra eu entender melhor... O jogo peca principalmente então na campanha, ou seja no conteúdo que vem no app, é isso?
Digo, mantendo-se a mecânica, se fosse feita uma nova campanha com decisões mais interessantes a serem tomadas, com mais mais "carinho", o jogo mudaria?
Pergunto porquê por tudo que li, de fato parece que é a bendita da campanha que "caga" o jogo. A mecânica foi feita pra ser enxuta de fato e com relação a isso não me incomodo... Não tem loot, apenas evolução de personagem e do equipamento dele - Ok para mim. A parte tática parece realmente simples - Ok para mim. A parte de exploração parece boa, mas não brilha porquê a campanha não deixa (seria mais interessante se de fato te incentivasse a explorar e não a realizar uma "corrida em direção ao objetivo").
Se for isso, talvez uma nova campanha no app possa salvar o jogo.
Não é tão simples assim. Uma nova história, com novas resoluções, ítens etc, melhoraria, mas o App é só o método q vc usa pra ler, ele não é o problema em si. Mas sim, vc não está errado na conclusão desse jeito.
FadB::Ótimo texto companheiro, mas me permita discordar 
Como um bom Tolkienzete, assim que o jogo foi anunciado, já fui contar moedas, e como já vinha namorando vários Dungeons Crawlers (jogos com minis, campanhas etc) decidi que iria comprar esse logo na pré venda, e o fiz!
Concordo com você em alguns pontos, como por exemplo sobre os tiles serem meios genéricos e os personagens serem um pouco bagunçados (Bilbo e Aragorn... Com os outros faz sentido, não contando os fictícios) e as sidequests serem meio bobas, entretanto podem dar vários benefícios além de Inspiração: Você ganhar apetrechos neles, conhecimento (XP do jogo) e até pode forjar armaduras, entretanto sair interagindo com tudo pode se mostrar uma má ideia para o objetivo principal, afinal de contas a Terra Média não é um parque de diversões. Mas gostaria de dar meu ponto de vista até pra, quem sabe, alguém que tenha o gosto parecido, poder dar uma chance ao jogo.
No jogo há 6 personagens e 5 classes, podendo cada personagem jogar com qualquer classe (inclusive podendo mudar no meio da campanha), nisso já temos uma rejogabilidade legal e várias possibilidades de estratégias. (no nosso grupo há quem já colocou Bilbo de Explorador, Gimli de Caçador etc, e é bem interessante as experiências)
O ato de "preparar perícia" eu vejo como parte fundamental da estratégia: Você prepara uma que te dará skill passiva ou alguma que te dará um bônus ao gastar a carta (se sim, qual das duas?) ou você não prepara nenhuma e mantém elas no topo do baralho para possíveis sucessos (ou no fundo, caso ambas n tenham ícone de sucesso).
Outro ponto: Quem começa o turno? Por exemplo, a Helena, tem uma skill que lhe permite dar Inspiração aos jogos jogadores.
Acho que há decisões estratégicas interessantes sem precisar queimar a cabeça, e vejo que esse é o objetivo do jogo, e o atinge maravilhosamente bem!
Estou me divertindo absurdamente no jogo, jogando totalmente solo, já na missão 9, louco pra acabar (ganhando ou perdendo) e começar com novos heróis, ou quem sabe até no HARD MODE.
Gostei tanto do jogo por não ter jogado nenhum outro no estilo? Pode ser, mas... se for a diversão que vale, aqui está a declaração de um cara extremamente satisfeito com isso! (claro, gosto é gosto)
Abraços!
O jogo não é desprovido de decisões, mas de forma geral, a decisão é totalmente direcionada para a história principal e apenas ela, de forma, que ela já está quase tomada.
Dito isso, não tirei todas qualidades do jogo, como eu disse, joguei, estou me divertindo e tal. Só acho mesmo que ele poderia ir muito além, conhecendo seus primos Mansions of Madness e Imperial Assault do qual forma inspirados. Ambos obtem mais sucesso naquilo que se prestam a ser.
yoop::dipi::O texto é excelente e bem completo. Parabéns!
Esse jogo é bem polêmico... Parece que só os fãs mais hard core curtiram mesmo.
Uma pena o jogo ser tão fraco, mas vai ser entrada pra muita gente no mundo do board game.
Não sou fã hard core não, simplesmente o jogo é bom e me agradou este sistema de campanha. Acho que é ao contrário os fãs hard core que não gostaram porque não pode ter tal personagem juntos e etc
Eu já sabia que o jogo não era fiel a história e isso me incomodou? Um pouco por ser meio sem sentido, mas nem de longe foi o que mais me incomodou. Se a história fosse boa eu tava tranquilão. Eu não sou purista e não fico reclamando q o filme tirou o Tom Bombadil por exemplo, mas bem.
Pra mim, se eu tivesse que eleger 1 coisa como incomodo, é o fato de quão raso o jogo ficou. Pouca variação do que acontece ao resolver algo, pouca variedade de opção de dedução nas partidas de dedução etc.
Agora, eu tb me diverti jogando, como deixei claro no texto desde o 1o parágrado. Agora, isso não exime o jogo de ter defeitos graves ainda que no final valha a pena jogá-lo de qq forma