Boa noite pessoal.
Fazia bastante tempo que eu não atualizava o blog Memoir 44 Brasil. Muito trabalho, muita coisa rolando, e o blog também não tem muitas visitas (algo que eu sempre soube que aconteceria, já que é um jogo muito de nicho que não veio ao Brasil). Mas, como dizia o ditado, antes tarde do que nunca.
Na postagem nova do blog, falei um pouco sobre duas expansões que foram lançadas no mesmo ano e foram planejadas para serem complementares: Winter Wars e Breakthrough. Na análise eu explico os detalhes que fazem Winter Wars ser uma das melhores expansões de toda a franquia.
Um trecho abaixo:
"Foram incontáveis as vezes que esbarrei com resenhas sobre Memoir’ 44 na internet afirmando que o jogo era demasiadamente simples e que não atendia às necessidades dos viciados em jogos de guerra que, mais do que uma dimensão tática, buscavam também uma dimensão estratégica que os satisfizesse – coisa que Memoir’ 44 não ofereceria por conta de sua simplicidade.
Não é mentira. De fato, Memoir ’44 é um jogo muito simples, majoritariamente tático e que carece de espaço para o desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazo. E nenhuma das expansões lançadas até hoje foi o bastante para conquistar o coração dos wargamers mais criteriosos. No entanto, para quem buscava apenas um pouco mais de complexidade dentro do sistema de M44 sem descaracterizá-lo, o ano de 2010 foi perfeito.
Naquele ano eram lançadas as expansões Breakthrough e Winter Wars. A primeira consistia em dois tabuleiros cobrindo os quatro tipos de terreno (praia, gramado comum, neve e deserto) e um livreto com 15 cenários.
O modo Breakthough consiste no uso de um tabuleiro que tem a mesma largura do original, mas com o dobro de profundidade. Além do mais, os cenários no modo Breakthrough normalmente exigem mais medalhas para que um dos lados saia vencedor.
Esse modo de jogo adicionava um fator estratégico que a versão standard não possuía. O tabuleiro mais longo e toda a necessidade de movimentação necessária em muitos dos cenários para que os embates aconteçam, traziam elementos de planejamento a longo prazo que serviram para alentar aos jogadores que, apaixonados pelo jogo, ainda assim sentiam que ele poderia ir mais além.
No entanto, jogar um cenário desses com o baralho como da caixa-base era complicado. Por conta disso, a Days of Wonder resolveu aproveitar a outra expansão a ser lançada naquele ano para oferecer o baralho certo para uso nesse tipo de tabuleiro, haja vista que a expansão Breakthrough trazia os tabuleiros e livreto apenas embalado em plástico, sem uma caixa em particular.
Era lançada então a expansão Winter Wars. Todos os cenários presentes nessa caixa diziam respeito à Ofensiva das Ardenas, que rendeu algumas das batalhas mais difíceis para o exército dos Estados Unidos no teatro europeu. Todos os cenários presentes nessa expansão são jogados com os tabuleiros de neve; dos dez cenários oficiais que a expansão trazia, seis foram desenvolvidos para o modo standard e quatro para o modo breakthrough, para que os jogadores que comprassem as duas expansões pudessem tirar bom proveito do novo modo de jogo para além dos 15 cenários oficiais mais profundos."
O resto da resenha pode ser lido em https://memoir44brasil.wordpress.com/2019/06/21/winter-wars-breakthrough-a-evolucao-do-memoir-44/
Valeu pessoal!
GALÁPAGOS, TRAZ MEMOIR '44 PRO BRASIL, P****